Subprojetos

Apresentação do subprojeto interdisciplinar:

O subprojeto contempla os cursos de licenciatura de nossa instituição, Letras e Matemática, e procuraram responder às necessidades da Educação Básica na cidade de Franca de acordo com os resultados do SARESP, Prova Brasil e SAEB.

Nas habilidades avaliadas no SARESP na área de Língua Portuguesa do Ensino Médio, destaca-se o trabalho com diferentes gêneros literários e não literários com o intuito de promover e ampliar a compreensão dos mais diversos gêneros que permeiam a realidade do educando. Defendemos a importância do trabalho com as diferentes modalidades da linguagem ancorado nas práticas de leitura e escrita de textos orais, escritos, visuais e verbo-visuais. Desse modo, estimular a análise e a interpretação de textos tendo em vista o espaço social – inclusive, os espaços midiáticos – em que eles circulam torna-se imprescindível para uma formação de leitores e escritores autônomos e críticos. Trazer para sala de aula discussões sobre o funcionamento da leitura e da escrita nos espaços virtuais, como nas redes sociais e nos aplicativos de leitura, é um modo de aproximar o estudante dessas práticas e desmistificar a escrita como um mero instrumento de comunicação.

Em relação aos conhecimentos matemáticos, citados no documento Matrizes de Referências para a Avaliação do SARESP, esses frequentemente são trabalhados em aulas expositivas, com apresentação de conceitos e de exemplos, e grande quantidade de exercícios similares para fixação e mecanização, que, para nós, é incompatível com as habilidades e competências previstas no mesmo documento. Entendemos que a Matemática pode ser democratizada a partir do momento em que sejam revistas as formas de atuação docente em sala de aula, com implementação de metodologias diversificadas e o empenho do professor em mostrar que a Matemática é utilizada por todos em vários momentos do dia.   Assim questionamos: Como formar alunos críticos e criativos frente a profissionais de ensino metódicos e acríticos? Como fazer com que nossos alunos aprendam e gostar da disciplina de Matemática? Como melhorar a qualidade da formação na área de Matemática de alunos do Ensino Básico que se encontram à margem do aprendizado dessa disciplina?

Assim sendo, o subprojeto proposto, por abarcar as duas áreas fundamentais do ensino básico – Língua Portuguesa e Matemática – pode contribuir para a formação dos alunos das escolas parceiras no que se refere ao desenvolvimento da compreensão e do raciocínio lógico, analítico e abstrato, assim como na formação do licenciando e na qualificação do professor em serviço.

Professores supervisores:

Escola Estadual Capitão José Pinheiro de Lacerda

Profª Karla Kiss Rosa Ferreira – Matemática

Profº Marcelo Régis De Oliveira – Língua Portuguesa

Escola Estadual João Marciano de Almeida

Profª Franciane Nascimento Tavares Oliveira – Língua Portuguesa