Gabarito Simulado ENADE Publicidade e Propaganda

Gabarito Simulado ENADE Publicidade e Propaganda

Questões de múltipla escolha

1) A

2) C

3) D

4) C

5) A

6) B

7) D

8) C

9) E

10) B

11) A

12) A

13) A

14) A

15) D

16) A

17) B

18) A

19) E

20) C

21) A

22) A

23) B

24) A

25) A

26) D

27) C

28) E

29) C

30) A

31) B

32) C

33) NULA

34) A e B verdadeiro
C, D e Falso

35) D

36) A

37) C

38) D

39) A

40) E

41) A

42) E

43) B

44) A

45) A

46) B

47) C

48) D

49) B

50) A

51) B

52) C

53) A

54) C

55) A

56) B

57) A

58) D

59) E

60) D

61) C

62) C

63) D

64) A

65) D

66) A

67) A

68) C

69) D

70) A

71) D

72) E

73) E

74) E

75) E

76) B

77) A

78) B

Questões discursivas

79) Padrão de resposta esperada

O que um consumidor compra transcende suas necessidades profundas, a natureza dos produtos e serviços disponíveis em seu meio ambiente e, logo, a forma como ele os percebe. O mecanismo perceptual rege as relações entre o indivíduo e o mundo que o cerca e todo o conhecimento é necessariamente adquirido por meio da percepção. Seu impacto sobre o comportamento de compra é, conseqüentemente, onipotente.

80) Padrão de resposta esperada
A percepção é o processo por meio do qual indivíduos são expostos à informação, prestam atenção nela e a compreendem.
No estágio de exposição inicial, os consumidores recebem a informação por meio dos sentidos. No estágio de atenção, eles se concentram em um estímulo e para ele direcionam sua capacidade de processamento. No estágio de compreensão, eles organizam e interpretam a informação a fim de captar seu significado.

81) Padrão de resposta esperada
A modalidade comunicacional massiva se estabelece na relação autor-mensagem-meio-receptor, em sentido unidirecional, sem participação do receptor. Já a lógica da comunicação pressupõe um diálogo entre emissor e receptor, podendo este último participar como co-produtor da mensagem, quando questiona requisitos sobre o produto ou serviço. A manutenção de website estáticos não oferece nenhuma atração para o receptor que procura sites conversacionais, que permitam o relacionamento interativo. Onde o receptor possa adentrar as informações, modifica-las, enfim, modificar o conteúdo e adequando-o ao seu perfil. Aí a entrega da mensagem será mais efetiva.

82) Padrão de resposta esperada
Não. A moral é mutável com o tempo. Ela é histórica porque é um modo de comportar-se de um ser – o homem – que por natureza é histórico, isto é, um ser cuja característica é a de estar-se fazendo ou se autoproduzindo constantemente tanto no plano de sua existência material, prática, como no de sua vida espiritual, incluída nesta a moral. Por isso, podemos falar da moral da Antigüidade, da moral feudal própria da Idade Média, da moral burguesa na sociedade moderna etc.

 83) Padrão de resposta esperada

A) O tema apresentado no texto articula os contrários TRADIÇÃO e  MODERNIDADE.
B) A polissemia do enunciado se constitui no termo “gás”, que pode se referir ao fluido compressível (em sentido denotativo) ou também ao entusiasmo e animação da empresa ao prestar serviço à comunidade (em sentido conotativo, figurado).
C) O enunciatário do discurso publicitário é leitor médio da revista Veja. A intenção do texto é divulgar a responsabilidade com que a Nacional Gás trata pequenos e grandes consumidores do seu produto. O discurso não promove diálogo direto com seus consumidores, mas a intenção é produzir uma imagem institucional de perpetuidade, tradição e modernidade.

84) Padrão de resposta esperado:

>> A impressão com tipos móveis, ou impressão tipográfica, desenvolvida por Gutenberg possibilitou o início da impressão em larga escala de livros e demais impressos, possibilitando assim, a “democratização” da leitura.

>> A possibilidade de reproduzir um grande número de cópias idênticas de uma mesma obra criou, de imediato, um novo mercado inimaginável para a técnica dos copistas, mercado este previsível através do aproveitamento da xilografia, que era muito cara e trabalhosa. Portanto, a imprensa não se dirigia mais apenas aos estudiosos, a uma elite de amantes do livro ainda muito restrita.

>> Gutenberg e Fust lançaram as bases para a moderna publicidade impressa, que está ligada a produção de grandes quantidades de cartas simples, idênticas, feitas livremente numa variedade quase que infinita de combinações.

85) Padrão de resposta esperado:
>> É encontrar novas soluções para velhos problemas.

>> Comunicar de forma diferenciada e inusitada visando mostrar o que todo mundo vê, mas de uma forma diferente.

>> Criar: dar existência; dar origem; formar; imaginar; fundar; promover a procriação de. (Aurélio).

86) Padrão de resposta esperado:

>> Apaixonado pelo que faz.
>> Envolvimento profundo com o que faz.
>> Coragem para correr riscos.
>> Flexibilidade pessoal, abertura à experiência e tolerância à ambigüidade.
>> Autoconfiança e iniciativa.
>> Persistência.