Uni-FACEF e FECOMÉRCIO firmam convênio para a realização de pesquisas em Franca

No início do ano, o Sr. Antônio Carlos Borges, diretor executivo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FECOMERCIO), em visita ao Centro Universitário de Franca Uni-FACEF propôs um convênio com o Instituto de Pesquisa Econômicas e Sociais (IPES), sediado no Uni-FACEF. Na reunião inicial estiveram presentes, o Professor Alfredo José Machado Neto (Reitor do Uni-FACEF), a professora Melissa Franchini Cavalcanti Bandos (responsável pelo IPES), o Sr. Michel Saad (presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Franca), além do Sr. Antônio Carlos Borges. 

O convênio, assinado no início do mês de agosto, tem como foco a realização de pesquisas conjuntas, com o objetivo de compor o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) na cidade de Franca e aconteceu devido a aproximação das duas instituições FECOMÉRCIO e Uni-FACEF realizada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Franca, Sr. Michel Saad.

Por meio do convênio, será possível o levantamento de importantes dados da cidade de Franca, pois com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) será  possível medir a pretensão de compra do consumidor a cada mês, avaliando a confiança real dos consumidores em relação a compras a serem realizadas no futuro próximo. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) caracterizará e avaliará o endividamento dos consumidores, fornecendo um estudo sistemático da natureza e dimensão do endividamento na cidade de Franca.


Da esquerda para a direita: Profª. Drª Melissa Franchini Cavalcante Bandos, responsável pelo IPES; Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, Reitor do Uni-FACEF; Dr. Antônio Carlos Borges, professor economista da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FECOMÉRCIO); e Sr. Michel Saad, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Franca

É importante destacar que o Índice de Confiança é um dos indicadores de nível de atividades mais utilizados nos países desenvolvidos.

Trata-se de uma pesquisa pioneira, pois Franca será a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a ter estes indicadores, podendo fazer comparações com a cidade de São Paulo e região metropolitana de São Paulo, permitindo abrangentes conclusões setor privado, do governo e da mídia.

No futuro, pretende-se estender este convênio, para a realização da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), que tem o objetivo de produzir indicadores mensais de desempenho do comércio varejista como um todo e nos diversos ramos de atividade, permitindo que as empresas avaliem sua posição em relação ao desempenho médio dos ramos em que estão inseridas.

É importante destacar que o IPES conta com um acervo de dados estatísticos de Franca e região, tendo como objetivo central a constante busca de dados para a sociedade local. Realiza, periodicamente, as pesquisas de preços em supermercados e do índice de cesta básica na cidade de Franca.

A FECOMERCIO, fundada em 1938,  representa 151 sindicatos empresariais do setor de comércio e serviços, sendo a principal entidade representativa desses segmentos em nosso país. Este universo abrange cerca de 600 mil empresas, que respondem por 10% do PIB brasileiro e geram em torno de cinco milhões de empregos.

primal beast male enhancement gummies benefits 2023 mx male enhancement pills read first scam or legit 1 how to lose weight fast with the sirtfood diet can you really lose 15kg in 3 weeks viaxxl male enhancement pills reviews viaxxl male enhancement benefits price buy male enhancement how to take male enhancement pills 1 choice cbd gummies usa male enhancement reviews 2023 benefits weight loss exercise at home workout exercise bellyfat weightloss loseweight yoga home vigrx plus for male enhancement pills buy direct from official site