Pibidianos do Uni-FACEF fazem campanha para arrecadar livros para crianças e adolescentes carentes

Os alunos do curso de Letras, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, sob a coordenação das Profas. Ana Lúcia Furquim Campos Toscano e Monica de Oliveira Faleiros, estão desenvolvendo um projeto de leitura em escolas públicas de nossa cidade.

Esse programa, o PIBID, tem como objetivo a formação do futuro professor, por meio da articulação entre o meio acadêmico e as práticas de sala de aula, mas também busca a melhoria da qualidade do ensino nas escolas em que se aplica, por meio do envolvimento tanto das crianças e adolescentes da escola básica, como dos professores efetivos.

Assim, a campanha “Doe um livro e dê à história de nossos pequenos leitores um final feliz”, lançada pelo grupo de trabalho do PIBID, visa formar uma biblioteca capaz de atender às necessidades de 220 alunos do 7º ano (antiga 6ª. Série) do Ensino Fundamental das escolas E. E. Profa. Maria Cintra Nunes Rocha e E. E. Profa. Lydia Rocha. Essas crianças e adolescentes são, segundo a Profa. Monica Faleiros, “[…] carentes em vários sentidos: econômico, cultural e, até mesmo, afetivo e apresentam uma extrema dificuldade de ler e de se expressar por escrito, sendo que algumas mal conseguem escrever sozinhas.”

Trata-se de um trabalho difícil, pois, além de todas as dificuldades mencionadas, há o fato de que muitas crianças não acreditam e não valorizam o conhecimento, a leitura e a escola. Dentre várias outras atividades e práticas que o grupo tem utilizado para reverter essa situação, a criação do hábito de leitura é de fundamental importância a fim de mostrar que a leitura é também um prazer! Buscando atingir essa meta, pretende-se criar uma “biblioteca de sala”, por meio da qual vários títulos de obras infanto-juvenis possam ficar à disposição das crianças para que façam um rodízio de leitura.

A campanha de arrecadação dos livros – que formarão essa sonhada “biblioteca de classe” – iniciou-se no dia 28/02/2012 e se encerra no dia 30/03/2012. As caixas coletoras estão disponibilizadas nas duas Unidades do Uni-FACEF:

  • na Unidade I: no palco do Salão Nobre;
  • na Unidade II: no saguão de entrada e no corredor principal do 1º andar (em frente à escada).

O Uni-FACEF apoia essa causa e estimula a participação de todos os nossos alunos e funcionários para que todos possamos ajudar a formar novos leitores!

Colabore: Doe um livro e dê à história de nossos pequenos leitores um final feliz!

Confira a galeria de fotos