Vagas para Intercâmbio no Ministério da Justiça e na Casa Civil

Estão abertas, até 21 de junho, as inscrições para a 8ª edição do Programa de Intercâmbio da Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) do Ministério da Justiça e da Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil. A iniciativa selecionará 12 estudantes e pesquisadores das cinco regiões do Brasil para participarem das atividades do cotidiano das secretarias entre 23 de julho e 3 de agosto de 2012.

Das vagas oferecidas, 10 (dez) são para graduandos e 02 (duas) para pesquisadores.

Para participar, os graduandos devem estar regulamente matriculados a partir do 5º semestre em Instituição de Ensino Superior, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de: Administração; Antropologia; Ciência Política; Ciências Econômicas; Ciências do Estado; Comunicação; Direito; Gestão Pública; História; Relações Internacionais; e Sociologia. Os pesquisadores devem estar vinculados a programa de Pós-Graduação Stricto Sensu nas áreas de Direito ou de outras Ciências Sociais Aplicadas.

Os intercambistas irão acompanhar a tramitação de proposições normativas no Congresso Nacional; participar de reuniões com assessorias parlamentares para debater propostas legislativas; e farão visitas técnicas a órgãos dos Três Poderes que trabalham diretamente com a construção de políticas públicas. Ao final, participarão de curso sobre Elaboração Normativa.

Para se inscrever, os interessados deverão enviar e-mail com título Programa de Intercâmbio 2012, para o endereço [email protected], contendo a ficha de inscrição, o currículo atualizado e uma dissertação de, no máximo, quinhentas palavras sobre o tema Elaboração Normativa e Transparência. Os critérios de seleção da dissertação envolvem a capacidade de argumentação, de clareza e o senso crítico do candidato ao se expressar por escrito.

Os resultados serão publicados nas páginas eletrônicas da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/sal) e do Centro de Estudos Jurídicos da Presidência (www4.planalto.gov.br/centrodeestudos) até 29 de junho.

Informações e esclarecimentos deverão ser solicitados por escrito pelo endereço eletrônico [email protected], com a seguinte especificação no campo assunto: Programa de Intercâmbio 2012.

Acesse e leia atentamente:

Fonte: http://www.planalto.gov.br