Professor da USP ministra aula especial no Mestrado do Uni-FACEF

Profª Daniela e Prof. Toninho

Profª Daniela e Prof. Toninho

O Uni-FACEF recebeu o Prof. Dr. Antônio dos Santos Andrade, que ministrou uma aula especial para a V Turma do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional do Uni-FACEF, no encerramento da disciplina “Relações Interpessoais e Desenvolvimento Regional”, a convite da professora titular, Profa. Dra. Daniela de Figueiredo Ribeiro.

O Prof. Santos Andrade é nome de referência na área de produção de subjetividades na contemporaneidade. Com pós-doutorado em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos/SP) e com formação em Psicodrama pelo Instituto de Psicodrama de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto/SP), é titular da disciplina Psicologia Escolar, na graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente na produção de subjetividade em educação, etnografia educacional, sociodrama educacional e análise de instituições educacionais.

Durante as três horas da aula especial, o Prof. Santos Andrade, ou simplesmente Toninho, como gosta de ser chamado, trabalhou conceitos de pensadores e estudiosos da área das subjetividades, como Deleuze, Guattari, Naffah Neto, Foucault e Moreno, apresentando as possibilidades de uma humanidade mais liberta dos padrões que enclausuram as sociedades e as limitam a visões de mundo que estão a serviço do pensar dominante. Afirmando que acreditar no homem, na humanidade, é o primeiro passo, o grande paradigma a ser quebrado, o Prof. Toninho destacou a importância de todos reconhecerem a necessidade de repensar como têm se colocado no mundo, na vida, repensar seus conceitos, desejos e valores; enfim, repensar a própria ideia de felicidade, para que, então, todos possam, de forma individual e coletiva, chegar ao território da verdadeira promoção humana.

O Prof. Toninho falou também sobre a importância da produção de conhecimento. Ele destacou que cada dúvida, cada questionamento deve ser um ponto de partida, não podendo adormecer no íntimo da pessoa; é preciso a investigação incansável, a busca interminável das respostas às perguntas que vão surgindo em cada um. Isso é produção de conhecimento, é vida, segundo o professor.