Uni-FACEF divulga informações para novas turmas de educadores interessados em participar do Programa Sol Amigo

O Uni-FACEF apoia o Programa Sol Amigo, um programa de educação continuada em saúde, para a capacitação de professores dos Ensinos Médio e Fundamental, educadores de jovens e adultos, assistentes sociais e líderes comunitários. Esse programa, desenvolvido na modalidade EAD, em ambiente AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, tem como objetivos:

 

Objetivos Gerais

 

  • Implementar atividades socioeducativas que contribuam para a diminuição do número de casos de câncer de pele no Brasil, através da conscientização sobre os efeitos nocivos da superexposição à radiação ultravioleta (R-UV).

 

Objetivos Específicos
  • Estabelecer práticas que reduzam a exposição dos estudantes à radiação ultravioleta;
  • Oferecer oportunidades para que os estudantes adquiram conhecimento e desenvolvam atitudes e habilidades necessárias à prevenção ao câncer de pele e outras doenças causadas pela exposição excessiva á radiação ultravioleta;
  • Encorajar os estudantes e profissionais que atuam nas escolas a utilizarem protetores solares de largo espectro, roupas protetoras, chapéus e óculos de Sol quando desenvolvendo atividades ao ar livre;
  • Envolver membros da família dos estudantes nos esforços de prevenção ao câncer de pele;
  • Prover um programa de educação continuada multidisciplinar sobre a prevenção ao câncer de pele nas escolas; e
  • Reduzir a incidência do câncer de pele em longo prazo.

 

O Programa Sol Amigo nasceu do projeto de pesquisa “Difusão de atividades didático-científicas para conscientização da população quanto à prevenção ao câncer de pele”, e é desenvolvido pela FAPEMIG, com o apoio de importantes instituições como: Uni-FACEF; UNIFEIUniversidade Federal de Itajubá/MG; Núcleo de Educação à Distância da UNIFEI; Secretarias de Educação e de Saúde de Franca/SP; Departamentos Regionais de Ensino de Franca/SP e de Itajubá/MG; e com a colaboração do Securité Solaire (França).

 

O Programa Sol Amigo na modalidade EAD visa o desenvolvimento de atividades socioeducativas que contribuam para a conscientização da população sobre os efeitos nocivos da exposição excessiva à radiação solar ultravioleta (R-UV). O tema se justifica pelo caráter epidêmico que o câncer de pele assume hoje no País, representando cerca de 25% dos casos de câncer, cuja prevenção tem como principal ferramenta a informação acerca da exposição adequada ao sol.

 

Deste modo, pretende-se que a informação adquirida no programa seja disseminada de forma interdisciplinar no conteúdo programático das escolas ou por meio de projetos sociais. Com isto, pretende-se atingir não só crianças e adolescentes em fase escolar, mas também trabalhadores cujas atividades laborais necessitem de exposição contínua ao sol, tais como as atividades agrícolas, do setor de serviços, da construção civil, do comércio informal etc.

 

Para mais informações sobre a coordenação, o conteúdo programático e inscrições para participar da nova turma (com início previsto em setembro de 2012), acesse a opção EAD – Ensino a Distância, no site http://solamigo.org/ .

Fonte: Portal do Programa Sol Amigo