Uni-FACEF apoia campanha que incentiva destinação de IR para Crianças e Adolescentes

Com Imprensa ACIF

Através dessa campanha, toda pessoa física que declarar seu imposto de renda pelo formulário completo pode destinar parte do IR devido para esses fundos até o dia 30 de abril.

Com o objetivo de aumentar a destinação do Imposto de Renda para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (Fumcads), as Associações Comerciais do Estado de São Paulo intensificam a partir deste mês a campanha Leão Amigo. Todo cidadão brasileiro com impostos a pagar e que preencher a declaração de ajuste anual pelo modelo completo, poderá escolher em uma relação de municípios cadastrados para qual deles destinará até 3% do imposto devido. Esta opção permite que o Imposto de renda seja destinado para o município escolhido e evita que todo o imposto de renda devido vá para os cofres da União.

Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, o engajamento das entidades neste período de entrega da declaração de IR é de extrema importância para que o resultado continue sendo positivo. “Essa é uma bandeira que defendemos e, por dever social, temos que informar sobre a possibilidade desta destinação. Nossa função é alertar sobre a grande novidade da declaração deste ano, em que o contribuinte pode utilizar parte do imposto apurado e destiná-lo para um dos municípios da lista, assim, o contribuinte pode ter o controle de onde o dinheiro está indo”, enfatiza Amato.

Para o presidente da ACIF, José Alexandre Carmo Jorge, todos os francanos que pagam o IR devem se conscientizar da importância de doar parte do imposto ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). “Esta atitude só ajuda a  comunidade, pois o dinheiro permanece na cidade e facilita a realização de projetos sociais, além de apoiar os que já existem em diversas áreas”, afirma.

Segundo dados do CMDCA, no ano passado foram arrecadados R$ 675 mil, mas Franca pode conseguir R$ 4 milhões com a colaboração de todos os contribuintes.

Toda pessoa física que declarar seu imposto de renda pelo formulário completo pode destinar até 6% do IR devido para esses fundos até o dia 30 de abril. “O cidadão pode destinar até 3% do imposto devido até o fim de abril – respeitado o limite total de 6% para as deduções de incentivo. Ao acessar a ficha de doação direta, o contribuinte será informado do valor disponível para doação já considerando esses limites”, explica a coordenadora do Conselho do Terceiro Setor da ACSP, Marília de Castro.

Para efetuar a destinação do IR, basta o contribuinte preencher a ficha denominada “Doações diretamente na declaração ECA”.

Ao fazer a doação, cujo valor é calculado pelo próprio programa, será emitido um Darf, que deverá ser pago até o dia 30 de abril. No caso de pessoas físicas que fizeram doações no ano passado, o programa calcula o valor que poderá ser destinado neste ano, levando em conta o limite da dedução estabelecido pela legislação.

Os recursos destinados aos FUMCADs (Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente) são direcionados para apoiar projetos de serviços básicos comuns à criança e ao adolescente, como educação, saúde, lazer, cultura, esporte, profissionalização e outros.

A campanha Leão Amigo tem um site, www.leaoamigo.com.br, que traz todas as informações sobre a destinação do IR para entidades vinculadas aos FUMCADs. “Defendemos institucionalmente essa ação de cidadania que não impacta no bolso do doador e, positivamente, traz benefícios às crianças e adolescentes do País”, finaliza Amato.

Sobre a Facesp

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 49 anos de existência, foi criada para promover a união das “forças vivas” do Estado de São Paulo e para que os empreendedores paulistas participem assiduamente da vida política, econômica e social do Estado e do País.

A FACESP é uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio de cada uma das Associações Comerciais em seus municípios, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial, a  garantia da democracia e do desenvolvimento empresarial. Atualmente, 420 Associações Comerciais integram e lutam juntas pelas bandeiras do empreendedorismo.

Para mais informações, contatar [email protected]

how to lose weight fast tips and tricks joy keto acv gummies lose your weight fast burns excess fat cleans body healthy weight loss manthenas health tipssexual overdrive best natural male enhancement pills review crossfire keto gummies weight loss gummies shark tank 2023 updated client reviews speedy keto acv gummies reviews hidden ingredients price or cost 12 natural male enhancement foods for a bigger manhood good news kelly clarksons figure in tight skirt top turns headsher love for weight loss exposed kelly clarkson inspiring weight loss journey jaxcey n24 baking news the best herbal male enhancement natural male enhancement pills bhb keto gummies australia natural weight loss formula for desirable keto tone diet shark tank shark tank keto diet advanced weight loss supplement side effects