Uni-FACEF presente em um dos maiores encontros de Reitores do mundo

Com Comunicação Banco Santander Brasil

 

A abertura solene do  III Encontro Internacional de Reitores Universia 2014 foi realizada pelo Presidente do Banco Santander e da Universia, Emilio Botín, na manhã de segunda-feira, 28, no Rio de Janeiro (RJ). O lema do encontro foi ‘A universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-américa’. Estiveram presentes, além do Uni-FACEF, 1.102 universidades de 33 países. Representando o Uni-FACEF, participaram do evento o Reitor, Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto e a Pró-Reitora Acadêmica, Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira. O ato de abertura contou com a presença de autoridades responsáveis pela Educação Superior do Brasil, do Reino Unido, de Espanha, do México, da Argentina, do Chile e dos Estados Unidos. 

O Encontro possibilitou um intenso processo de reflexão e debate prévio, onde participaram 100.000 estudantes, reitores e professores de todo o mundo. Emilio Botín afirmou que o Encontro “é um acontecimento único na história contemporânea da Universidade porque, anteriormente, nunca se realizou uma reunião tão importante, com os máximos representantes de tantos países”.

Botín qualificou o acontecimento de histórico, tanto para Universia como para o Brasil: “Nesta cidade, marca-se encontro com a Universidade para refletir sobre o seu presente e sobre o seu futuro”; um espaço de debate sobre os desafios a que deve fazer frente a universidade ibero-americana, fomentando o diálogo e a cooperação com os sistemas universitários de outros países do mundo.

No seu discurso, afirmou que “A Ibero-américa é uma região jovem, com talento e enorme potencial, que vive momentos cruciais para assentar um modelo de desenvolvimento social e económico sustentável. A condição necessária para contar com sólidos alicerces sobre os quais poder construir esse futuro prometedor é contar com uma educação de qualidade, acessível a todos os cidadãos e que responda às exigências da sociedade digital emergente”.

O III Encontro Internacional de Reitores Universia 2014 tem quatro grandes objetivos: impulsionar a modernização da Universidade; fomentar a sua internacionalização e o empreendimento e inovação universitária; identificar as alavancas que reforcem o papel de liderança social da Universidade e pôr em relevo a sua importância como criadora de conhecimentos e como instrumento decisivo para o desenvolvimento econômico e social dos países. Para Botín, “aquelas sociedades que sejam capazes de se desenvolver conjuntamente com esta mudança de época, que conta com o vento favorável da revolução tecnológico-digital, gerarão emprego qualificado, mais competitividade, internacionalização, progresso e bem-estar.”

 

A participação da comunidade universitária na preparação do Encontro

Na preparação dos conteúdos do  III Encontro Internacional de Reitores Universia 2014 participaram cerca de 100.000 universitários. Quarenta reitores formam parte de três comités: Internacional, presidido por Carlos Antônio Levi, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Acadêmico, presidido por Carlos Alexandre Netto, reitor da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul; e Organizador, presidido por Ignacio Berdugo, ex-reitor da Universidade de Salamanca (Espanha).

Cerca de 500 reitores estiveram envolvidos, através da rede, na seleção dos temas que se vão tratar no Encontro, tais como a interação da Universidade com a comunidade universitária, a docência e a investigação, a adaptação às novas tendências sociais, as posições a tomar diante das novas tecnologias, as estratégias de internacionalização e outros assuntos, como o financiamento universitário.

 

Universia

Universia é um projeto que nasceu há 14 anos na Internet, ao serviço da comunidade universitária ibero-americana. Hoje conta com 1.290 universidades sócias dos 23 países ibero-americanos, conectando com 16,8 milhões de estudantes e professores universitários, para oferecer um espaço comum de intercâmbio de conhecimento e cooperação, impulsionando projetos com universidades, empresas e estudantes e atendendo às necessidades dos pré-universitários, dos universitários, dos estudantes de pós-graduação e do professorado.

 

Divisão Global Santander Universidades

Universia é um dos projetos emblemáticos da Divisão Global Santander Universidades do Banco Santander, que mantém acordos de colaboração com mais de 1.100 universidades e centros de investigação de todo o mundo (www.santander.com/universidades). Desde 1996, o Santander Universidades destinou mais de 1.000 milhões de euros a projetos universitários e o seu objetivo é continuar a apoiar a Educação Superior nos países onde está presente.

 

Encerramento do III Encontro Internacional de Reitores Universia 2014

No encerramento do Encontro, terça-feira, 29, Emilio Botín afirmou que o Banco Santander destinará € 700 milhões para projetos universitários até 2018. Os intensos debates abriram caminho para um compromisso institucional das Universidades presentes, concretizado na Carta Universitária Rio 2014.

Botín destacou temas surgidos nos debates e considerados prioritários para o futuro da Universidade:

– a necessidade da liderança social da Universidade para “desempenhar um papel ativo e que contribua para o desenvolvimento social, institucional, cultural e econômico dos diferentes países”; e

–  a necessidade de renovar os modelos de formação e a oferta educacional com o apoio dos governos e do setor privado, para “abrir a Universidade e para responder às novas exigências e expectativas de seus alunos e da própria comunidade”;

 

Salamanca 2018

O próximo Encontro será realizado na cidade espanhola de Salamanca, em 2018.

 

O Uni-FACEF

O Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, Reitor do Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, destacou a importância de participar de um evento desta natureza afirmando que a possibilidade de profunda reflexão sobre a universidade permite o fortalecimento das instituições e da própria capacidade de produção de conhecimento, sempre à luz das tendências e do compromisso com o desenvolvimento humano.

Leia, abaixo, a CARTA UNIVERSIA RIO 2014.

 

Carta Universia Rio 2014

 

[nggallery id=49]