EDITORIAL

O Centro Universitário Municipal de Franca – Uni-FACEF – tem orgulho em comunicar, para a comunidade acadêmica e para a comunidade de Franca (SP) e região que, após árduos e profundos estudos e pesquisas de viabilidade, foi decidida a criação e a implantação do curso de Medicina por esta IES – Instituição de Ensino Superior.

A implantação é resultado do trabalho de uma comissão interna que se debruçou, de forma dedicada, ao estudo da oportunidade e das demandas local e regional, na área, considerando, sempre, os pontos fortes da IES e os pontos a serem melhorados. E é, acima de tudo, fruto da própria história do Uni-FACEF.

Ao longo dos anos, o Uni-FACEF tem se transformado, para atender a demanda em ensino superior, em especial após o ano de 2004, quando a então FACEF – Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Franca, por meio da Portaria CEE/GP no. 104/04, de 29/06/2004, do Conselho Estadual de Educação, recebia autorização para se transformar em Centro Universitário. A partir daí, credenciado como Centro Universitário, o Uni-FACEF adquiriu autonomia para criar cursos de graduação e pós-graduação, sem necessitar de autorização prévia dos órgãos competentes. Ressalte-se que isso não elimina a necessidade de avaliação e renovação do funcionamento dos cursos, os quais, ano após ano, têm sido profunda e criteriosamente analisados pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo e renovados, sem exceção, sendo, ainda, indicados como parâmetros de excelência e seriedade, para outras instituições de ensino superior.

Uma Instituição que nasceu voltada para cursos das áreas econômico-administrativas e contábeis, ao longo de sua vida tornou-se sinônimo de compromisso com a sociedade e, dessa forma, atenta às suas necessidades e demandas foi integrando-se, de forma a tornar-se competente, também, em outras áreas do conhecimento e, dessa forma, em outros segmentos de mercado. Assim, surgiram cursos como Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e, alguns anos depois, Psicologia, Letras, Matemática, Turismo e, mais recentemente, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Para 2015, o curso de Medicina.

O Uni-FACEF demonstra, assim, compromisso com sua missão – “Construir e difundir o conhecimento, contribuindo para a formação do ser humano, a fim de que ele exerça o seu papel na sociedade com ética e cidadania”. Tão múltiplo como o ser humano, múltiplas são suas necessidades e as da sociedade. Atento a esse fato, aos movimentos e às mudanças sociais que, invariavelmente, refletem-se nas comunidades e em sua gente, o Uni-FACEF também soube mudar. E caminhou agregando competências e formas de responder a um mercado de trabalho exigente e multidisciplinar. A própria criação de cursos de graduação, tão diversos daqueles que marcaram a origem do Uni-FACEF demonstra esse processo de mudanças sociais.

Mas o Uni-FACEF tem compromisso com sua história também. Cada um de seus cursos, dos profissionais envolvidos, dos estudantes que aqui buscam sua formação, cada um deles é pilar fundamental para a existência e para o fortalecimento do Uni-FACEF. Assim, o zelo permanente, polido e politizado, necessário ao atendimento das especificidades de cada uma dessas comunidades, continuará sendo contemplado. A família Uni-FACEF permanece unida e integrada e agora, ampliada, com o curso de Medicina.

Para que o curso de Medicina possa se concretizar, muito se tem trabalhado. De forma silenciosa e incansável, buscaram-se alternativas, respostas, certezas. E concluiu-se que tanto o Uni-FACEF como Franca e região, têm, sim, estrutura, condições e, acima de tudo, a vontade de fazer um trabalho com o jeitinho do Uni-FACEF: com muita seriedade e respeito pelo ser humano.

Há muito a ser feito. De imediato, as salas que ficam ociosas durante o período da manhã e da tarde acolherão os novos calouros de Medicina. Os laboratórios estão encaminhados. O Uni-FACEF possui terrenos, os quais certamente abrigarão a infraestrutura que se fizer necessária. Recursos financeiros, humanos e logísticos já existem.  O Uni-FACEF é uma instituição empreendedora e socialmente responsável. Tem potencial. A cidade de Franca merece esta conquista. Por isso, a implantação do curso de Medicina no Uni-FACEF é motivo de comemoração para os francanos.

É importante destacar e agradecer o pronto acolhimento da proposta do curso pelo Prefeito Municipal de Franca, Dr. Alexandre Augusto Ferreira, e o importante apoio que o mesmo vem dando a esta iniciativa do Uni-FACEF, que vai ao encontro das necessidades da comunidade francana na área da saúde pública.

Dessa forma, o Uni-FACEF expressa, aqui, os agradecimentos pelos efusivos cumprimentos que tem recebido, pela implantação do curso de Medicina e reafirma o compromisso de trabalho sério e responsável, com todos os seus cursos, com seus graduandos e pós-graduandos.

Seguramente, o Uni-FACEF manterá o respeito construído e conquistado, ao longo da sua história, por meio do sucesso, excelência e competência de seus egressos.