Brasil e Canadá reeditam parceria e abrem inscrições para projetos conjuntos de pesquisa

Com ABRUEM-Brasília

 

Os pesquisadores brasileiros já podem se inscrever no programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa, oferecido pela parceria de intercâmbio científico entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DFATD (Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá). Os interessados têm até o dia 30 de abril para submeter os projetos para análise.

O Programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa tem por objetivo promover as parcerias universitárias entre o Canadá e o Brasil, o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior e intensificar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países em todas as áreas do conhecimento.

O programa oferece subsídios para a realização de missões de trabalho pelos líderes de projeto e bolsas de estudo para doutorandos, fomentando a cooperação universitária e a mobilidade acadêmica de estudantes brasileiros no Canadá e de estudantes canadenses no Brasil.

Os pesquisadores selecionados pelo Programa CAPES-DFATD deverão iniciar suas atividades a partir de outubro deste ano, sendo que cada projeto tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Os pesquisadores brasileiros encontrarão no Canadá um ambiente estimulante e ideal para o desenvolvimento da pesquisa, um dos principais fatores da formação pós-secundária canadense. Além disso, o Canadá realiza mais investimentos em educação do que qualquer outro país do G8 per capita. Segundo dados da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), somente em 2012, 38% das atividades de Pesquisa & Desenvolvimento ocorreram nas universidades.

A educação é um dos pilares da política externa canadense no Brasil. Segundo o Embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, os projetos conjuntos de pesquisa têm contribuído fortemente para estreitar as relações bilaterais. “Apoiar nossos pesquisadores e instituições, bem como a mobilidade de brasileiros e canadenses, está abrindo portas para crescente aproximação entre os dois países”, afirma o Embaixador.

 

Informações sobre o processo de inscrição no Programa CAPES-DFATD:

No Brasil:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/canada/programa-capes-dfait

No Canadá:

http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/brazil-cbjp-brezil.aspx?lang=eng

 

Embaixada do Canada  |  Government of Canada  |  Gouvernement du Canada