Corte pode acabar com PIBID

O Uni-FACEF acompanha com atenção os desdobramentos e consequências do programa de ajuste fiscal do governo federal. Os ajustes previstos devem atingir inclusive a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na forma de cortes que devem chegar à ordem de R$ 785 milhões de reais. A Capes financia importantes projetos e, entre eles, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A decisão será tomada na próxima sexta, 26, em reunião entre o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o Presidente da Capes, Prof. Carlos Afonso Nobre.

No Uni-FACEF, o PIBID existe desde 2011 e envolve três cursos (Letras, Matemática e Psicologia). São 105 alunos bolsistas e 23 profissionais (coordenadores e docentes). Eles atendem mais de 1300 alunos de escolas públicas estaduais, em Franca (SP): Escola Estadual Prof. Mário D’Elia; Escola Estadual Prof Dante Guedine Filho, e Escola Estadual Profa. Lydia Rocha Alves. Dos 105 alunos bolsistas, 30 são do curso de Letras, 35 de Matemática, e 40 de Psicologia.

A Profa. Dra. Monica Faleiros, docente do curso de Letras e atuante no PIBID, lamenta a situação e destaca que o PIBID permite o trânsito entre professor e aluno, colaborando para a formação e promoção do ser humano. Para ela, o PIBID permite a aproximação com a escola pública de forma a construir pontes entre as diversas realidades, e, nesse processo, constrói-se o conhecimento, um conhecimento que liberta, que transforma e que promove os cidadãos. A Profa. Dra. Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano, Coordenadora do curso de Letras, e também atuante no PIBID, igualmente decepcionada com os rumos que a educação tem tomado, afirma que o PIBID é importante ferramenta de valorização do magistério e de capacitação dos alunos de cursos de licenciatura. Por meio do PIBID, destaca a Profa. Ana Lúcia, as crianças atendidas recebem uma aula diferenciada, uma vez que há uma constante preocupação com as questões metodológicas empregadas e, por este motivo, os alunos bolsistas dedicam-se intensamente para colaborar com os professores da escola pública para, juntos, construírem uma nação melhor. A Profa Dra. Silvia Viel, Coordenadora do curso de Matemática e Coordenadora Institucional do PIBID, lamenta dizendo que o programa de ajuste fiscal promovido pelo governo federal está prejudicando o PIBID.

A Capes e o MEC (Ministério da Educação e Cultura) têm negociado nas últimas semanas para que o corte não comprometa de forma definitiva os programas de formação docente, conforme informações que têm circulado na mídia.

anatomy one keto gummies reviews does anatomy one keto gummies work anatomyone keto gummies serexin male enhancement pills side effects ingredients does it work kelly clarkson weight loss shot keto tone diet shark tank shark tank keto diet advanced weight loss supplement side effects lose weight fast without giving up lasagna rice pilaf androxene male enhancement pill pros cons detailed review gigantx male enhancement supplement gigantx male enhancement supplement review vitality hq keto acv gummies for instant weight loss just few weeks