Estudantes de S.I. vencem o 2º Prêmio promovido pelo Polo Francano de Tecnologia e Inovação

Com Jornal da Franca

 

Aconteceram, na última semana de novembro, no SENAI Franca, o “3º Workshop de TI” e o “2º Prêmio de Tecnologia e Inovação”, promovidos pelo Polo Francano de TI, do Programa Empreender da ACIF – Associação do Comércio e Indústria de Franca.

A segunda edição do Prêmio de Tecnologia e Inovação, cujo objetivo é motivar estudantes das áreas da tecnologia, mecânica, eletrônica, informática e design para o desenvolvimento e divulgação de projetos de conclusão de curso de relevância para a comunidade, teve dois estudantes do curso de Sistemas de Informação, do Uni-FACEF. Dentre um total de 55 projetos, os estudantes Murilo Urquiza e Lucas Castejon conquistaram o 1º lugar. O evento recebeu projetos de várias cidades da região de Franca e de Santos (SP).

De acordo com o coordenador do Polo Francano de TI, José Henrique Godoi, o número de inscritos surpreendeu. “No ano passado, na primeira edição, foram apenas 20 projetos inscritos. Esse prêmio tem como intuito encontrar talentos e valorizar o trabalho de alunos, criando oportunidades de emprego e startups na incubadora de projetos do grupo”, disse.

Criado há cinco anos, o núcleo Polo Francano de TI é composto por 17 empresas de tecnologia que empregam 78 funcionários e somam mais de 2500 clientes atendidos. Em 2014, o faturamento foi de R$ 11 milhões.

Evento paralelo ao “2º Prêmio de Tecnologia e Inovação”, promovido pelo Polo Francano de Tecnologia e Inovação, o “3º Workshop de TI” contou com a presença do publicitário Rodrigo Câmara, sócio-diretor da divisão de consultoria da Goobec Brasil, empresa parceira oficial do Google para cursos Google AdWords e Analytics, que fez uma palestra, na noite de quinta (26), abordando temas relacionados a Google e Marketing Digital. Na sexta, foi a vez do jornalista Marcelo Gripa, editor-chefe do site Olhar Digital, um dos maiores veículos especializados na cobertura do setor de tecnologia, falar aos presentes.

O Prof. Dr. Daniel Facciolo Pires, coordenador do curso de bacharelado em Sistemas de Informação, do Uni-FACEF, destacou a relevância e a utilidade do projeto vencedor. “O resultado que obtivemos nessa premiação mostra que estamos no caminho certo. Outros 54 projetos de Franca e região lutavam pela mesma colocação, o que nos valoriza ainda mais. Somos um curso novo, formando neste ano a terceira turma, e o resultado nos motiva ainda mais para continuarmos melhorando sempre. Os alunos Lucas e Murilo, sob a orientação do Prof. Me. Carlos Roland, desenvolveram uma solução baseada em software para apoiar o gerenciamento e controle de projetos de TCC. Essa demanda é muito forte, pois as instituições de ensino superior oferecem cursos para os quais, na grande maioria, o TCC é obrigatório. A análise, o projeto e a implementação da solução foi praticamente realizada enquanto os alunos permeavam as disciplinas do curso, tornando-se portanto um projeto inter e mutidisciplinar. Pretendemos, em 2016, utilizar essa solução na gestão dos TCCs do curso de Sistemas de Informação do Uni-FACEF para aperfeiçoá-la.

O Uni-FACEF parabeniza a todos os participantes e, em especial, os estudantes vencedores – alunos qualificados, que orgulham nossa comunidade acadêmica.

Clique, aqui, e veja fotos.