Medicina promove o “I CIRCUITO DE PRÁTICAS DE SAÚDE DO IESC – TERRITORIALIZAÇÃO”

Na quarta (02), o Uni-FACEF recebeu, no hall da Unidade II, o “I CIRCUITO DE PRÁTICAS DE SAÚDE DO IESC – TERRITORIALIZAÇÃO”, evento promovido por docentes do IESC – Interação em Saúde na Comunidade, que se trata de uma unidade curricular do curso de Medicina, equivalente a uma disciplina, que possibilita aos estudantes o contato com um contexto de práticas e reflexões referentes à própria organização do sistema de saúde brasileiro.

Sob a supervisão do Prof. Dr. Frederico Alonso, coordenador do curso de Medicina, do Uni-FACEF, e organizado pelas docentes Profa. Dra. Raquel Rangel Cesário e Profa. Ma. Maria Paula Simões Lima, o “I CIRCUITO DE PRÁTICAS DE SAÚDE DO IESC – TERRITORIALIZAÇÃO” marcou o encerramento das atividades do IESC em 2015, desenvolvidas pelos estudantes de Medicina nos bairros de Franca, junto a agentes comunitários de saúde. As atividades permitiram aos estudantes a produção de conhecimentos na área da saúde comunitária.

O “I CIRCUITO DE PRÁTICAS DE SAÚDE DO IESC – TERRITORIALIZAÇÃO” possibilitou à comunidade acadêmica do Uni-FACEF verificar o conhecimento produzido por meio de um trabalho que permitiu aos envolvidos a discussão aprofundada e crítica das questões da saúde coletiva em Franca. Essas práticas, aliadas às demais disciplinas, no contexto da metodologia ativa do PBL (Problem Based Learning) ou “Aprendizagem Baseada em Problemas”, têm permitido aos estudantes a capacitação para reconhecer, refletir criticamente e agir sobre a complexidade das questões da saúde coletiva.

No evento, os estudantes, divididos em grupos, apresentaram o mapeamento dos problemas encontrados em cada uma das regiões trabalhadas: Jardim Esmeralda; Vila São Sebastião; Jardim Palma; Aeroporto III; Parque do Horto; Paulistano; Jardim Luiza; City Petrópolis; e Brasilândia.

Clique, aqui, e veja a galeria de fotos do evento.