Fuja das dívidas com planejamento e uso racional do 13º nas compras

Pesquisa realizada pelo Ipes (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-FACEF, indica que os consumidores planejam pagar suas compras de Natal à vista. A coordenadora do IPES, Profa. Dra. Melissa Franchini C. Bandos, acredita que o consumidor este ano está mais consciente para fazer as compras natalinas e cauteloso na forma de realizar pagamentos. Matéria do GCN dá dicas de como evitar dívidas. Leia a matéria na íntegra, abaixo:

 

Fuja das dívidas com planejamento e uso racional do 13º nas compras – Lydia Rodrigues

Com GCN

 

Planejar os gastos, usar de modo sensato o 13º salário e aproveitar os descontos no pagamento de impostos. Essas são algumas dicas de economistas e especialistas para não passar o fim do ano sem dinheiro ou iniciar 2016 com dívidas.

Segundo o diretor do Procon Franca, Willian Karan Júnior, o final e o começo do ano são períodos de grandes gastos. “Todos querem presentear no Natal, mas se esquecem dos gastos obrigatórios do começo do ano como os impostos”, disse o diretor.

Para evitar apertos financeiros, a orientação do Procon é guardar parte do 13º para gastos como IPTU, IPVA, material e matrículas escolares. Além dessa estratégia, Karan orienta os consumidores a pouparem o salário mensal. “É preciso gastar com responsabilidade e o ideal seria reservar de 20% a 30% do salário recebido”, disse.

A coordenadora do Ipes (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), Melissa Franchini Bandos, acredita que o consumidor este ano está mais consciente para fazer as compras natalinas e cauteloso na forma de realizar pagamentos.

Uma pesquisa encomendada pela Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) ao Ipes e divulgada na semana passada reforça essa tendência. “O estudo mostra que 34,3% dos consumidores pretendem usar, de modo parcial ou integral, o 13º na compra de presentes. No ano passado, esse índice era de 54%”, disse Melissa Bandos.

Essa postura de economia também tem sido percebida na forma de pagamento, que, pelo menos entre os entrevistados durante a pesquisa, deve ser feito à vista pela maior parte dos consumidores.

Impostos

Outra dica da coordenadora é antecipar a compra do material escolar, que costuma ser a reajustado no começo do ano e com a proximidade do início das aulas.

Sobre os impostos, o economista Donizeti Tridico lembra que é preciso analisar e aproveitar as taxas de desconto. No caso do IPTU, por exemplo, o pagamento realizado até 15 de janeiro traz desconto de 10%. “Se a pessoa estiver com dinheiro, o recomendado é pagar à vista. Ela vai economizar e se livrar de responsabilidades futuras”.

Planeje

Uma folha de papel e um pouco de calma completam a receita dos economistas para não exagerar nas contas: é preciso planejar e não ter pressa para comprar. “A ansiedade acelera as compras e gera despesas a mais. As pessoas devem fazer uma lista de prioridades para definir no que gastar e escolher o que pagar primeiro”, disse o economista Vicente Golfeto.

DICAS

Organize seu orçamento:

• Não use o 13 º salário apenas em presentes de Natal e compras para o fim do ano;

• Aproveite os descontos para pagamentos à vista de impostos como o IPTU;

• Antecipe a compra de material escolar para obter melhores preços;

• Poupe de 20% a 30% do salário mensal;

• Contenha a ansiedade na hora de comprar. Tente não agir pelo impulso. Faça compras conscientes; e

• Faça uma lista com a prioridade de gastos.

Profa. Dra. Melissa F. C. Bandos. Crédito: GCN

male enhancement pills that work fast safely serexin male enhancement pills side effects ingredients does it work ffl365 celebrities huge weight loss jenifer hudson jessica simpson kelly clarkson mo bioscience male enhancement gummies cialix male enhancement pills reviews ingredients benefits and buy drachen drachen male enhancement drachen male growth activator kelly clarkson 41 nonchalant amid body compliments post weight loss stuns in form fitting attire androxene male enhancement pill pros cons detailed review apple cider vinegar keto gummies weight loss review l benefits l link description shorts 1 animale male enhancement gummies animale male gummies precio animale male gummies revision mach5 keto acv gummies shark tank and kelly clarkson scam and reviews explained