Estudantes de Sistemas de Informação apresentam aplicativo móvel

Desligado

Os estudantes do quarto ano do curso de Sistemas de Informação, do Uni-FACEF, apresentaram na noite de quinta-feira (07) um aplicativo chamado Portal Web Móvel, que está sendo desenvolvido como parte das atividades interdisciplinares de duas disciplinas do semestre atual e tem a orientação do Prof. Me. Carlos Alberto Lucas e do Prof. Dr. Daniel Faciollo Pires. O aplicativo móvel vai permitir que todos os estudantes do Uni-FACEF (graduação e pós-graduação) possam, utilizando seus smartphones, visualizar notas e frequências, consultar livros da biblioteca e, ainda, verificar suas movimentações financeiras.

É importante destacar que esse projeto é inovador entre as instituições de ensino superior públicas do Brasil. O Uni-FACEF sai na frente, sendo o pioneiro no desenvolvimento e disponibilização desse recurso, entre as instituições dessa natureza. O Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, Reitor do Uni-FACEF, destacou a relevância dessa conquista para nossa instituição e, de forma especial, para os estudantes de nosso curso de Sistemas de Informação, além da utilidade do aplicativo.

Para o desenvolvimento do software, os estudantes contaram com o apoio e a parceria dos colaboradores da empresa EddyData, representados na noite do evento, pelo sócio Rodrigo Teixeira, e com o apoio dos funcionários de TI do Uni-FACEF,  Profa. Ma. Noêmia Lopes Toledo e Alexandre Manuel Pereira, também presentes no evento. Da primeira empresa, o apoio se deu na construção e disponibilização de serviços Web para que estes possam ser consumidos pelo Portal Web Móvel. Por parte do Uni-FACEF, o departamento de TI contribuiu nas fases de análise, projeto e modelagem das regras de negócio do projeto, junto aos estudantes participantes do projeto.

Segundo os professores e estudantes, uma versão Android da aplicação estará disponível para download, na Play Store, do Google, a partir do dia 18 de abril. Ainda de acordo com o cronograma do projeto, as versões para iPhone e Windows Phone deverão ser disponibilizadas no mês de junho. Também participaram do evento estudantes do terceiro ano do curso de Sistemas de Informação, para aprendizagem e experiência.

O Uni-FACEF agradece o empenho de todos os envolvidos e os parabeniza pela importante conquista.

Veja, abaixo, registos da noite de apresentação.