Professor do Uni-FACEF recebe prêmio da UFSCar

Desligado

 

Com UFSCar

 

O professor Flávio Henrique de Oliveira Costa, do curso de Engenharia de Produção, do Uni-FACEF, e que, atualmente, é aluno de Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, recebeu o prêmio de melhor dissertação por ocasião da conclusão de seu Mestrado em Administração Rural, pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural 2016 (Sober – 2016).

O Uni-FACEF cumprimenta e parabeniza o Professor Me. Flávio Henrique de Oliveira Costa pela relevante pesquisa e pelo prêmio merecidamente conquistado.

 

Veja, abaixo, matéria da UFSCAR na íntegra:

“O resultado foi divulgado no último sábado (16). O trabalho, orientado pela professora Andrea Lago da Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, trata da “Caracterização dos facilitadores para criação de resiliência na cadeia de suprimentos: um estudo de caso a partir das atividades da logística inbound”.

Como explica Andrea, a pesquisa buscou identificar quais são os facilitadores à resiliência e como a logística inbound (de entrada) utiliza-os para a criação de resiliência na cadeia de suprimentos. “A resiliência é entendida aqui como a capacidade de preparação, adaptação e reação a rupturas (interrupções), mantendo assim as operações conectadas e o controle sobre a estrutura e as funções em organizações. Dessa forma, as empresas resilientes tomam como oportunidade a situação de ruptura para ganhar vantagem perante concorrentes despreparados”.

Para tal análise realizou-se um estudo em dois laticínios brasileiros e os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os facilitadores à resiliência presentes nos casos, foram destacados, bem como definiram-se as atividades que os utilizam. “O conhecimento de como as atividades da logística inbound utilizam os facilitadores possibilita que as empresas estudadas gerenciem seus recursos de forma mais profícua e estendam essas práticas a seus fornecedores”, relata a professora Andrea Lago da Silva.

Flávio Costa realizou o trabalho no Mestrado no PPGEP da UFSCar, finalizado em fevereiro de 2016. Atualmente, aluno no Doutorado no mesmo programa, continua trabalhando na temática. “Fiquei muito satisfeito com o resultado do prêmio e motivado para continuar estudando a temática. Agora já planejamos, minha orientadora e eu, apresentar um artigo sobre o tema em dois eventos neste ano, o SIMPOI e o ENAMPAD, além de periódicos científicos nacionais e internacionais, em parceria com alguns colegas”, comenta Flávio Costa.

O aluno receberá o prêmio no dia 16 de agosto, durante o no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, que acontece de 14 a 17 de agosto.”

Professor Me. Flávio Henrique de Oliveira Costa, do Depto. de Engenharia de Produçáo do Uni-FACEF. Foto: arquivo pessoal.

Professor Me. Flávio Henrique de Oliveira Costa, do Depto. de Engenharia de Produção do Uni-FACEF. Foto: arquivo pessoal.