Uni-FACEF e Hospital Psiquiátrico Allan Kardec celebram convênio de cooperação

Desligado

O Uni-FACEF assinou convênio de cooperação com o Hospital Psiquiátrico Allan Kardec, de Franca (SP), para que os estudantes de Medicina, do Uni-FACEF, possam utilizar o hospital para as atividades do IESC (Interação em Saúde na Comunidade) e para internato. Esse hospital é referência regional, atendendo cerca de 250 pacientes, nos formatos internação e hospital-dia, com uma abrangência de 22 municípios da região. O Hospital Psiquiátrico Allan Kardec atende via SUS e via clínica particular (psiquiatria, geriatria e dependência química).

Wanderley Cintra Ferreira, presidente da Fundação Espírita Allan Kardec, destacou que ter o Uni-FACEF como parceiro é motivo de grande entusiasmo para a Fundação, por considerarem esta instituição uma referência de alta qualidade em ensino superior. Ferreira afirmou ainda que poder participar da formação e aperfeiçoamento dos futuros médicos é uma honra e que a Fundação Espírita Allan Kardec fará todo o possível para que esse trabalho dê os melhores frutos. Da mesma forma, para o Uni-FACEF, essa parceria, que será implantada em 2017, é de grande relevância, uma vez que nosso estudante de Medicina terá a oportunidade de estar dentro de um hospital psiquiátrico, fazendo atendimentos, sempre com a supervisão de seus professores e de profissionais daquela entidade, enriquecendo sua experiência acadêmica, o quê certamente se refletirá em sua vida profissional.

O contrato assinado prevê que os estudantes de quinto e sexto semestres poderão utilizar o hospital para as atividades do IESC e para o internato que, conforme a Resolução CNE/CES nº 4/2001, é uma etapa obrigatória integrante da graduação do futuro médico, com supervisão dos docentes da própria escola, e que propicia treinamento em serviço de saúde, com atividades eminentemente práticas.

O ganho, com essa parceria, é para todos os envolvidos. O hospital, seus pacientes e familiares ganham com uma melhora na qualidade do atendimento, e no caso do Hospital Psiquiátrico Allan Kardec, a atuação dos estudantes será nas áreas de psiquiatria e de geriatria. O estudante tem a oportunidade do aprendizado na prática, de forma intensiva e contínua, enriquecendo sua experiência acadêmica e sua formação. O Uni-FACEF ganha com a riqueza da troca de experiências entre seu discente, seu docente e a comunidade, promovendo-se, assim, a proteção à saúde e a prestação de bons serviços para a população.

O Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, reitor do Uni-FACEF, destacou outro ganho para nossa instituição, com essa parceria: o estabelecimento de relacionamentos e parcerias com os profissionais e entidades da saúde, sempre respeitando-se as normas éticas e os princípios básicos de planejamento, organização e direção dos serviços de saúde.