1ª Semana da Saúde Pública agita o Uni-FACEF

Desligado

Com Imprensa Prefeitura

O Uni-FACEF recebeu, na última semana, diversas autoridades para dois eventos do curso de Medicina: a “1ª Semana de Saúde Pública do IESC”. Paralelamente, foi realizado o “2º Circuito de Práticas de Saúde: Territorialização”.

Estiveram no Uni-FACEF, o prefeito municipal, Sr. Alexandre Ferreira; o presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, Sr. José Cândido Chimionato; o Secretário da Saúde, Sr. José Conrado Dias Netto; a ex-secretária da mesma pasta, Sra. Rosane Moscardini; e as equipes de Atenção Básica, entre outras autoridades e profissionais da saúde.

Os participantes do evento, que aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, na Unidade II, puderam assistir ao debate “A atenção domiciliar na atenção básica à saúde”, com Talis Breno da Silva Gonçalves (médico de Pedregulho) e Mateus Silveira Ribeiro (enfermeiro da mesma cidade); assistiram também ao vídeo “Representando a relação médico-paciente, na perspectiva de estudantes do 1º ano de medicina”, que, como o próprio nome sugere, foi realizado pelos próprios estudantes. O evento promoveu, ainda, a oficina temática “Relação médico-paciente: o uso das metodologias ativas no ensino da empatia”, com o Prof. Dr. Marco Antônio de Carvalho Filho, da Unicamp. E, no saguão da Unidade II, foi apresentada a 2ª Mostra de Territorialização, com estandes dos vários grupos de estudantes, mostrando por foto, vídeo, áudio e instalações artísticas, o que cada grupo descobriu, como resultado do trabalho de um ano, nos bairros de Franca, em contato direto com as unidades de saúde, com os profissionais da área e com as famílias desses bairros. Na ocasião, foi lançado o livro “Meu Território”, organizado pelas professoras do Uni-FACEF, Profa. Dra. Raquel Rangel Cesário, Profa. Esp. Maria Paula S. L. Figueiredo, Profa. Dra. Cléria M. Lobo Bittar e Profa. Esp. Mariza F. Porta. O livro, da Editora Uni-FACEF, representa o esforço coletivo de docentes e estudantes de Medicina, do Uni-FACEF, ao longo de um ano, percorrendo territórios e compreendendo, mais proximamente, as doenças e a realidade demográfica e socioeconômica dos bairros de Franca (SP), em cumprimento à parceria com o Programa Mais Saúde, que busca integrar a teoria com a prática, por meio de visitas domiciliares.

Homenagens

Na mesma ocasião, o prefeito foi homenageado pelos esforços feitos no sentido tornar real o curso de Medicina do Uni-FACEF, em fins de 2014. Ele recebeu do reitor, Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, uma placa atestando esse reconhecimento e constando o agradecimento da instituição. Também participaram da entrega, o coordenador do curso de Medicina, Dr. Frederico Alonso e demais colaboradores docentes. Também foram homenageados pelo Uni-FACEF, a ex-secretária da Saúde, Sra. Rosane Moscardini, o atual secretário, Sr. José Conrado Dias Netto e o presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, Sr. José Cândido Chimionato, pelo apoio e parceria com o Uni-FACEF.

Assinatura de convênios

Ainda durante o evento, foi assinado o convênio entre a Prefeitura e o Uni-FACEF, abrindo perspectivas para a realização do estágio curricular dos estudantes regularmente matriculados no curso de Medicina, na rede pública, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). E foi assinado, também, convênio com a Santa Casa de Franca, que prevê a utilização das dependências do Hospital do Coração de Franca, que faz parte do complexo Santa Casa, para atividades de ambulatório do curso de medicina.

Veja, abaixo, fotos do evento.