Professor do Uni-FACEF lança livro

Desligado
Na noite de sexta-feira, 16, na livraria Saraiva (Franca Shopping), acontecerá evento para lançamento do livro “Deus na Constituição brasileira: religião, política e direito na história do Brasil”, do Prof. Me. Donaldo de Assis Borges.

A obra analisa a luta política da Igreja católica por direitos, e pela presença do nome de Deus na Constituição brasileira a partir do pensamento teológico-político de Adauto Aurélio de Miranda Henriques (1855-1935), bispo da Paraíba (1894-1935). Demonstra a forma como o bispo operou o pensamento sociológico-organicista de Bonald, o providencialismo histórico de Maistre e o organicismo jurídico de Stahl, a fim de fundamentar a ação política da Igreja pela volta de direitos constitucionais suprimidos pela Constituição brasileira de 1891.

A proposta de reformar a Constituição almejava o balizamento simbólico da religião na maior referência legislativa da nação. A axiologia católica deveria adentrar ao plano positivo da lei, por meio da inscrição do nome de Deus na Carta Magna brasileira.

O aspecto simbólico do nome de Deus na Constituição vinculava diretamente o nome de uma Instituição – a Igreja católica –, sobretudo pelo fato da maioria dos brasileiros professarem o catolicismo. A lei constitucional passa a ser a mola mestra do interesse da Igreja, com o propósito de fazer convergir uma hegemonia católica no interior da sociedade brasileira. A hegemonia católica foi historicamente exercida diretamente sobre os governantes, em razão da prevalência do princípio da soberania divina, todavia na modernidade a lei passa a se constituir no limite do poder político, sob o fundamento democrático da soberania popular. A Igreja se arma de pessoas preparadas intelectualmente para enfrentar o desafio de lutar pela lei e mudar a Constituição pela via democrática. A obra política de Adauto Aurélio tem no, seu núcleo, uma intensa argumentação de combate à modernidade, a fim de fornecer elementos discursivos para a formação de um capital sócio-político-religioso, no intuito de oferecer subsídios para direcionar o católico e o catolicismo para a luta por direitos constitucionais na Carta Política brasileira.

warning male enhancement product must watch before buy 1 animale male enhancement gummies animale male gummies precio animale male gummies revision serexin male enhancement pills side effects ingredients does it work speedy keto acv gummies reviews hidden ingredients price or cost membar xxl reviews on male enhancement pills 2022 male enhancement pill that helps give bigger erections primal beast male enhancement gummies reviews male power booster 2023 free samples of male enhancement pills vigfx review platinum keto acv gummies reviews 2024 shocking consumer alert exposed summer keto acv gummies beware summer keto gummies review summer acv keto gummies lose 1kg in one day easy diet plan to lose weight fast 100 success wazan kam karne ka tarika 11 best standing exercises no jumping to lose weight at home kelly clarkson admits she loves being naked after unveiling stunning weight loss 1