XI Fórum de Estudos Multidisciplinares movimenta o Uni-FACEF

Desligado

Na tarde de hoje, 29, aconteceu o I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AIMES, evento que faz parte do XI FÓRUM DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES Uni-FACEF. Foram apresentados mais de sessenta trabalhos das mais variadas áreas do conhecimento, por estudantes de diversas IES que fazem parte da AIMES-Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior. Muitos dos trabalhos apresentados já se encontram em fase final, o que proporcionou aos presentes compartilhar de ricas constatações, fruto da pesquisa e do incentivo das IES, das quais fazem parte os pesquisadores que hoje se apresentaram no Uni-FACEF.

À noite, dando continuidade ao evento, o curso de Administração recebeu a presença do presidente da ACIF-Associação Comercial e Industrial de Franca, o advogado, empresário e agropecuarista Dorival Mourão Filho, que apresentou a palestra “Mercado Atual”. A palestra de Dr. Mourão Filho aconteceu no Teatro Municipal de Franca. Após sua participação, foi a vez do Prof. Esp. Manasses Efraim Afonso, que proferiu a palestra “Contabilidade: Pequenas e Médias Empresas Palestrante”. O Prof. Manasses Afonso é profissional da Contabilidade e consultor em Gestão Empresarial, Finanças e Marketing.

Os cursos de Letras e Matemática trouxeram o Prof. L.D César Aparecido Nunes, da Unicamp, para a palestra “Encontro do PIBID. Educar para a humanização e a cidadania: formação de professores e novas práticas educativas e sociais Palestrante”, no Espaço Cultural Walter Anawate.

No Teatro de Bolso, o curso de Comunicação Social-Publicidade e Propaganda, contou com a presença do Prof. Esp. Lucas Rosa, que possui formação acadêmica na área de engenharia da computação e é especialista há mais de 9 anos em manipulação e pós-produção de imagem digital. Dono de um olhar clínico, seus trabalhos buscam o equilíbrio entre o real e o irreal para publicidade e editoriais, com riqueza em textura e detalhes, que já lhe renderam diversas premiações e publicações no mercado publicitário. Possui, entre seus trabalhos, multinacionais e grandes marcas consagradas como Sadia, Nestlé, Unilever, Absolut, Coca-Cola, Pepsico, McDonalds, Burger King, Bauducco, Kibon, Ambev, Pão de Açucar, Boticário, Electrolux, Reebook, Philip Morris, entre outras. Possui certificação Adobe e é membro da NAPP – National Association Photoshop Professional. O Prof. Rosa apresentou a palestra “Manipulação de Imagens, imagens híbridas e “cases” de sucesso Palestrante”.

Na Unidade I, os estudantes do curso de Ciências Econômicas assistiram à palestra “Retorno de Ações e Características Financeiras: uma análise espacial brasileira Palestrante”, com a Profª Dndª Beatriz Selan. A palestrante é doutoranda em Engenharia de Produção, na área de Econometria e Finanças da EESC/USP. Tem graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (2009). Atualmente é professora universitária do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (Estácio Ribeirão Preto) e da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Lecionou nos cursos presenciais na UNIESP/RP e da FAO/Uniesp em diversos cursos de graduação. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, econometria e economias de baixo carbono. Foi pesquisadora do InGTec – Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Tecnológica e Competitividade – e do NAP de Economias de Baixo Carbono da FEARP/USP. Foi pesquisadora do projeto financiado pelo BNDES sobre Economias de Baixo Carbono da FEARP/USP.

Também na Unidade I, do Uni-FACEF, os estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação tiveram atração conjunta. Os estudantes desses cursos assistiram a palestra “Computação cognitiva com Watson”, com Nelson Borges, especialista na área.

O curso de Ciências Contábeis trouxe, para seus estudantes, o Prof. Dr. Francisco Sobreira Netto, que apresentou “A Auditoria e o uso da Tecnologia da Informação: uma visão do fisco Palestrante”. O Prof. Sobreira Netto é graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Possui especialização em Análise de Projeto de Sistemas de Informação na Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP). É mestre em Administração pelo Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF/SP) e doutor também em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). É Professor Universitário e Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, tendo sido líder do projeto do Posto Fiscal Eletrônico e seus diversos serviços eletrônicos do Programa de Modernização da Coordenadoria da Administração Tributária (PROMOCAT) da SEFAZ-SP. Foi ainda Agente Fiscal de Rendas do Paraná. É autor dos livros Tecnologia da Informação e Administração Pública: impactos da implantação do portal transacional de cadastramento de empresas no Estado de São Paulo e Modernização da Administração Pública Brasileira com o Uso da Tecnologia da Informação: fatores críticos de sucesso, e de vários outros estudos, pesquisas e artigos sobre o uso da TI na Administração Pública. É Palestrante na área de Administração da Informação e Gestão por Processos, tendo recebido alguns prêmios nacionais e internacionais pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

Os estudantes dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção assistiram à palestra “Sistema CONFEA/CREA”, com o Prof. Dr. Vinicius Marchese Marinelli, presidente do CREA/SP. A palestra aconteceu no Auditório Senai Franca.