Simpósio sobre Dor marcou início do semestre da Turma I, de Medicina

Desligado

No início de agosto, foi realizado o simpósio “As práticas integrativas e complementares no cuidado da Dor”. O simpósio teve a participação dos estudantes do 6º semestre de Medicina e dos professores do IESC/Med/Uni-FACEF. O evento fez parte da abertura do semestre da Unidade Curricular Interação Saúde na Comunidade (IESC) – 6ª Etapa (3° ano), do curso de Medicina, do Uni-FACEF, cuja temática principal neste semestre será a abordagem da Dor. O tema é bastante atual, seguindo novas propostas de cuidado no Sistema Único de Saúde – SUS.

Segundo o Ministério da Saúde, o campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA). Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Com a publicação da Politica Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse sentido, se fez importante trazer o tema para a reflexão e a discussão dos estudantes de Medicina do Uni-FACEF.

A mesa do simpósio foi composta pelo Prof. Vinícius Cruz de Castro (Uni-FACEF), que trouxe dados sobre o panorama da dor no Brasil; pelo farmacêutico, Sr. Alexandre Henrique Leonel, diretor-presidente da Homeopatia Brasil, e que abordou a homeopatia no cuidado da dor; e pela médica, Dra. Huang Wei Ling, infectologista especialista no ensinamento da Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura, e que discorreu sobre a medicina chinesa e a acupuntura no cuidado da dor.

Veja, abaixo, algumas fotos do simpósio “As práticas integrativas e complementares no cuidado da Dor”.