Reitor do Uni-FACEF continua em missão internacional na Austrália

Desligado

O Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, Reitor do Uni-FACEF, continua em território australiano, visitando universidades daquele país, junto de outros reitores brasileiros, na comitiva da ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais).

“Iniciamente”, contou o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste), “como recepção da delegação, eles nos levaram para um passeio ao santuário dos coalas de Queensland. Na sequência, participamos de um ato de boas-vindas oficial, com um jantar oferecido no Museu de Queensland e promovido pelo Trade & Investments Queensland (TIQ)”.

Em Queensland, os integrantes da missão da ABRUEM foram recebidos pelo TIQ, que é uma unidade do governo do estado de Queensland cujo objetivo é prospectar negócios e criar oportunidades voltadas para o estabelecimento de parcerias na área da Educação, em especial, entre as universidades da localidade e as IES afilidadas à ABRUEM.

O segundo dia de atividades em solo australiano (16), teve início com uma reunião, que durou todo o período da manhã, organizada pela TIQ, visando estabelecer aproximações iniciais e, ainda, para que os dois lados pudessem apresentar suas particularidades e, assim, se conhecer melhor. A diretora executiva para a área de Educação Internacional da Trade Investments, Vanessa Hall, abriu a audiência contextualizando Queensland no cenário australiano. Sua explanação mostrou que esse é o segundo maior estado da Austrália, com uma área semelhante à do estado de São Paulo e com uma população de, aproximadamente, dois milhões de habitantes. Segundo Hall, Queensland tem dez universidades, das quais quatro estão entre as 300 melhores avaliadas do mundo e oito têm conceito igual ou superior a 3, numa escala de 1 a 5, em um sistema próprio de avaliação da Austrália. A executiva lembrou, ainda, que dos quase 30 mil brasileiros que participaram de processos de mobilidade acadêmica na Austrália nos últimos anos, oito mil tiveram Queensland como destino. Para a executiva, a Educação é uma das áreas que mais riqueza gera para a economia do Estado.

O cônsul honorário do Brasil em Queensland, Valmor Moraes, foi o segundo a fazer uso da palavra durante a reunião. Ele reforçou os dados e números apresentados por Vanessa Hall e acrescentou que o estado tem potencialidades múltiplas para o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas científicas – com especial interesse em agricultura, doenças tropicais e meio ambiente – e investe muito nessa área. Além da estrutura para o desenvolvimento de estudos, o cônsul afirmou que as instituições de ensino superior estão preparadas para acolher e apoiar estudantes em mobilidade, incluindo atendimentos médico e psicológico, além da oferta de cursos de aprimoramento do idioma.

Na condição de presidente da ABRUEM, e líder da comitiva, o reitor Aldo Bona também fez uso da palavra, visando apresentar a Associação e dados referentes à educação superior brasileira. Além disso, ele enfatizou os interesses das universidades afiliadas à ABRUEM na realização da missão ao país. “Estamos aqui buscando criar oportunidades de mobilidade para os estudantes de graduação e de pós-graduação, com Brasil e Austrália, simultaneamente, enviando e recebendo alunos. Também queremos oportunizar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Essas, são ações que permitirão qualificar, via internacionalização, nossos cursos e programas. A ABRUEM, e os reitores associados a ela, acreditam que as parcerias surgem e se solidificam à medida em que as pessoas estão em contato. É por isso que estamos aqui”, disse.

O reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Sandro Roberto Valentini, integrante da comitiva da ABRUEM, falou na sequência com o intuito de relatar as experiências de parcerias estabelecidas entre sua instituição e universidades australianas, explicitando como elas se construíram e como estão sendo mantidas via Building Strategic Partnerships with Australian Universities. Finalizando a reunião da manhã, três alunas de pós-graduação brasileiras contaram sobre as experiências que estão tendo em distintos cursos – Ciências Biológicas, Psicologia e Engenharia Ambiental – ofertados por universidades localizadas no estado de Queensland.

Já na tarde de segunda (16), divididos em grupos, os reitores, vice-reitores e diretores de escritórios de Relações Internacionais integrantes da missão organizada pela ABRUEM à Austrália visitaram três instituições de ensino superior de Queensland.

Na University of Sunshine Cost (USC), os integrantes da comitiva brasileira foram recebidos pelo Vice-Chancellor da Universidade, professor Roland de Marco. Ele manifestou apoio às parcerias entre as afiliadas da ABRUEM e a USC e enfatizou que o Brasil é um dos países prioritários para a University of Sunshine Cost expandir suas parcerias em várias áreas, destacando as Ciências Florestais – em especial, a indústria da madeira e o manejo florestal. Presente nessa visita técnica, o presidente da ABRUEM, reitor Aldo, afirmou que as universidades estaduais e municipais brasileiras também estão abertas para prospectar parcerias, e acrescentou que a visita é uma demonstração do grande interesse em expandir a cooperação científica com a USC.

platinum keto acv gummies reviews 2024 shocking consumer alert exposed this is why kelly clarkson went on weight loss journey quick shot keto gummies drachen drachen male enhancement drachen male growth activator applied science keto gummies official website buy now 100 work quick shot keto gummies buy enzolast male enhancement pills review cost pills side effects devatrim keto review a complete guide shark tank weight loss pillread to know actual fact biogenix cbd male enhancement gummies usa reviews cost ingredients scam or legit serexin male enhancement pills side effects ingredients does it work