Reitor do Uni-FACEF continua em missão internacional na Austrália

Desligado

O Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, Reitor do Uni-FACEF, continua em território australiano, visitando universidades daquele país, junto de outros reitores brasileiros, na comitiva da ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais).

“Iniciamente”, contou o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste), “como recepção da delegação, eles nos levaram para um passeio ao santuário dos coalas de Queensland. Na sequência, participamos de um ato de boas-vindas oficial, com um jantar oferecido no Museu de Queensland e promovido pelo Trade & Investments Queensland (TIQ)”.

Em Queensland, os integrantes da missão da ABRUEM foram recebidos pelo TIQ, que é uma unidade do governo do estado de Queensland cujo objetivo é prospectar negócios e criar oportunidades voltadas para o estabelecimento de parcerias na área da Educação, em especial, entre as universidades da localidade e as IES afilidadas à ABRUEM.

O segundo dia de atividades em solo australiano (16), teve início com uma reunião, que durou todo o período da manhã, organizada pela TIQ, visando estabelecer aproximações iniciais e, ainda, para que os dois lados pudessem apresentar suas particularidades e, assim, se conhecer melhor. A diretora executiva para a área de Educação Internacional da Trade Investments, Vanessa Hall, abriu a audiência contextualizando Queensland no cenário australiano. Sua explanação mostrou que esse é o segundo maior estado da Austrália, com uma área semelhante à do estado de São Paulo e com uma população de, aproximadamente, dois milhões de habitantes. Segundo Hall, Queensland tem dez universidades, das quais quatro estão entre as 300 melhores avaliadas do mundo e oito têm conceito igual ou superior a 3, numa escala de 1 a 5, em um sistema próprio de avaliação da Austrália. A executiva lembrou, ainda, que dos quase 30 mil brasileiros que participaram de processos de mobilidade acadêmica na Austrália nos últimos anos, oito mil tiveram Queensland como destino. Para a executiva, a Educação é uma das áreas que mais riqueza gera para a economia do Estado.

O cônsul honorário do Brasil em Queensland, Valmor Moraes, foi o segundo a fazer uso da palavra durante a reunião. Ele reforçou os dados e números apresentados por Vanessa Hall e acrescentou que o estado tem potencialidades múltiplas para o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas científicas – com especial interesse em agricultura, doenças tropicais e meio ambiente – e investe muito nessa área. Além da estrutura para o desenvolvimento de estudos, o cônsul afirmou que as instituições de ensino superior estão preparadas para acolher e apoiar estudantes em mobilidade, incluindo atendimentos médico e psicológico, além da oferta de cursos de aprimoramento do idioma.

Na condição de presidente da ABRUEM, e líder da comitiva, o reitor Aldo Bona também fez uso da palavra, visando apresentar a Associação e dados referentes à educação superior brasileira. Além disso, ele enfatizou os interesses das universidades afiliadas à ABRUEM na realização da missão ao país. “Estamos aqui buscando criar oportunidades de mobilidade para os estudantes de graduação e de pós-graduação, com Brasil e Austrália, simultaneamente, enviando e recebendo alunos. Também queremos oportunizar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Essas, são ações que permitirão qualificar, via internacionalização, nossos cursos e programas. A ABRUEM, e os reitores associados a ela, acreditam que as parcerias surgem e se solidificam à medida em que as pessoas estão em contato. É por isso que estamos aqui”, disse.

O reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Sandro Roberto Valentini, integrante da comitiva da ABRUEM, falou na sequência com o intuito de relatar as experiências de parcerias estabelecidas entre sua instituição e universidades australianas, explicitando como elas se construíram e como estão sendo mantidas via Building Strategic Partnerships with Australian Universities. Finalizando a reunião da manhã, três alunas de pós-graduação brasileiras contaram sobre as experiências que estão tendo em distintos cursos – Ciências Biológicas, Psicologia e Engenharia Ambiental – ofertados por universidades localizadas no estado de Queensland.

Já na tarde de segunda (16), divididos em grupos, os reitores, vice-reitores e diretores de escritórios de Relações Internacionais integrantes da missão organizada pela ABRUEM à Austrália visitaram três instituições de ensino superior de Queensland.

Na University of Sunshine Cost (USC), os integrantes da comitiva brasileira foram recebidos pelo Vice-Chancellor da Universidade, professor Roland de Marco. Ele manifestou apoio às parcerias entre as afiliadas da ABRUEM e a USC e enfatizou que o Brasil é um dos países prioritários para a University of Sunshine Cost expandir suas parcerias em várias áreas, destacando as Ciências Florestais – em especial, a indústria da madeira e o manejo florestal. Presente nessa visita técnica, o presidente da ABRUEM, reitor Aldo, afirmou que as universidades estaduais e municipais brasileiras também estão abertas para prospectar parcerias, e acrescentou que a visita é uma demonstração do grande interesse em expandir a cooperação científica com a USC.