Reitor do Uni-FACEF participa de segunda semana de atividades da Abruem na Austrália

Desligado

Com Abruem.

 

O Prof. Dr. José Alfredo Pádua Guerra, reitor do Uni-FACEF, e comitiva da Abruem continuam os contatos e visitas às universidades australianas, para fomentar as parcerias com aquelas universidades.

A diretora do Departamento de Educação australiano iniciou a reunião contando que, embora as instituições de ensino superior privadas sejam maioria no país, elas não são a preferência entre os estudantes. Ela fez questão de, ao longo de toda sua explanação, reforçar que o governo australiano tem clareza da importância da Educação para o desenvolvimento do país.

O financiamento educacional também esteve no centro da intervenção de Andrew Herd, responsável pelo Setor de Financiamento da Educação. Ele disse que os investimentos seguem duas frentes: a primeira delas é a pesquisa; e, a segunda, o financiamento da educação para os estudantes. Estes, também são classificados em dois tipos. Os subsidiados pelo governo (80% dos estudantes, em média) e os que pagam integralmente pela educação (20% dos matriculados). “O subsídio nunca é integral. Em regra, o estudante paga 42% e o governo 58% do valor total. Mas essa porcentagem varia de acordo com as áreas/cursos e também com o perfil do estudante. Após a integralização do curso, já no mercado de trabalho, esse egresso passa a pagar ao governo pelo financiamento obtido. Porém, esse repasse só inicia quando o profissional obtém uma renda superior a 52 mil dólares por ano, via imposto de renda. Caso ele nunca atinja essa renda mínima, a dívida dele é extinta”, contou Herd.

O funcionamento da educação superior australiana foi abordado por outro viés por Lisa McGlynn. A responsável pelo relacionamento com as instituições de ensino brasileiras relatou que as universidades e faculdades têm sua ação baseada em três pilares: o fortalecimento de colaborações, visando o aumento da qualidade; a criação de parcerias transformadoras; e o posicionamento voltado para a competitividade global. Para isso, buscam, dia a dia, o crescimento das parcerias globais; daí o interesse pela América Latina e, em particular, pelo Brasil. Para isso, contam com o programa Endeavour Scholarships and Fellowships, que objetiva financiar estudantes estrangeiros na Austrália e australianos em outros países. Essa iniciativa já financiou a mobilidade de quatro australianos para o Brasil e de 43 brasileiros na Austrália.

O responsável pelo Setor de Relações Internacionais do Universities Australia, John Wellard, disse que a Austrália é o terceiro destino de estudantes no mundo, atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido. A educação internacional também é o terceiro elemento de maior peso na economia australiana, ficando atrás apenas da exploração do carvão e do gás, tendo movimentado, em 2016, mais de meio milhão de estudantes.

O país, segundo os representantes do Universities Australia, está vivendo sua terceira onda de educação internacional. A primeira se deu entre 1950 e 1960, quando receberam muitos asiáticos. Depois, nos anos 1990 e 2000, ocorreu a segunda fase, quando houve um boom de recrutamento de estudantes internacionais. Já a terceira etapa diz respeito ao período atual, com o estabelecimento de cooperações globais. O foco atual, porém, está voltado para a Ásia, América Latina e África do Sul.

A ampliação e o estreitamento das relações entre Austrália e Brasil na área da educação superior foram exemplificados por Lisa McGlynn com o aumento de publicações conjuntas entre pesquisadores dos dois países, principalmente na área da saúde. O número passou de 800, em 2012, para mais de 1.500, nesse ano. Com isso, passou-se a discutir as possibilidades de parceria; quais as dificuldades encontradas hoje; e de que maneiras elas poderiam ser superadas.

affordable diet plan to lose weight fast in hindi how i lost 22 kg and 10 inches off my waist keto acv gummies acv keto gummies review 2023 keto gummies keto acv keto acv gummies growth matrix male enhancement review usa is growth matrix supplement safe gemini keto gummies is safe natural non habit formingspam or legit eva atropine male enhancement gummies 2023 unveiling the customers reviews and scams where to buy insta keto shark tank revolutionary breakthrough solution for weight loss fat burn keto tone diet shark tank shark tank keto diet advanced weight loss supplement side effects fast weight loss exercise exercise for weight loss for women at homeweightloss shorts fitness velofel australia au male enhancement pills reviews side effects price to buy proton keto acv gummies watch here weight loss keto acv gummies cost proton keto reviews phenoman gummies reviews phenoman male enhancement gummies phenoman me gummies review sexgod male enhancement gummies 2023 review does primal sexgod supplement works all the truth summer keto acv gummies beware summer keto gummies review summer acv keto gummies grow 2 inches in 4 weeks male enhancement binaural beats subliminal