Reitor e Vice-Reitor do Uni-FACEF participam de encontro da AIMES em Assis

Desligado

Na última semana, o Reitor do Uni-FACEF, Prof, Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, e o Vice-Reitor, Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto, estiveram em Assis (SP). Eles participaram do VIII Encontro Educacional da AIMES (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior), que aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril.

Sediado na FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis), o encontro debateu a criação de uma entidade nacional, que congregue as instituições municipais de ensino superior brasileiras e defenda seus interesses, bem como de seus estudantes.

O encontro possibilitou aos participantes a discussão e o compartilhamento de ideias e experiências, o que é muito importante para as instituições municipais e para a própria educação brasileira.

Conforme informações do MEC existem cerca de 70 instituições municipais de ensino superior, entre faculdades, centros universitários e universidades públicas.

Conforme destacado no site da FEMA, “essas instituições seguem as mesmas normas impostas às escolas públicas (contratação por concurso, compras via processo licitatório etc.), porém se diferem destas ao utilizarem práticas de mercado próprias da iniciativa privada (como a cobrança de mensalidades, por exemplo), gerando assim suas próprias receitas”.

Além da discussão da criação da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior- ANIMES-BR, discutiu-se, entre outros, a educação e o EaD; o Fies; indicadores de qualidade para IES (instituições de ensino superior) municipais; parcerias com universidades da América Latina e Caribe.