Estudantes de Engenharia de Produção do Uni-FACEF visitam a Metalvale e a Couroquímica

Desligado

Na última semana de maio, como parte das atividades do XII FÓRUM DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES Uni-FACEF, estudantes de Engenharia de Produção fizeram visitas técnicas a empresas de Franca (SP).

Acompanhados do Prof. Me. Flávio Henrique de Oliveira Costa, e com o apoio da chefe de departamento do curso de Engenharia de Produção, Profa. Ma. June Tabah, os estudantes visitaram a Metalvale, empresa francana que desenvolve peças de metal para joias, calçados e outros produtos. Visitaram, também, a Couroquímica, que faz parte do Grupo Carmen Steffens e atua com produtos e matérias-primas para curtumes, como químicos, couros wet blue, tratamento de afluentes e atua, também, com produtos acabados, conforme site da empresa.

Na Metalvale, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos físicos e químicos da produção de acessórios em metal. O grupo do Uni-FACEF foi acompanhado, durante a visita, pelo diretor da empresa, o que enriqueceu muito as explicações. “O conhecimento dos diversos processos de produção, em visitas como essa, é importante para complementar a formação dos Engenheiros de Produção”, afirmou o professor Flávio Costa.

Na visita à Couroquímica, os estudantes conheceram, primeiramente, as peculiaridades do couro e suas complexidades, por tratar-se de matéria-prima pouco homogênea; em seguida, os estudantes conheceram todos os processos produtivos da empresa e os tipos de produtos finais possíveis. Durante a visita à Couroquímica, o grupo do Uni-FACEF foi acompanhado pela funcionária responsável pela sustentabilidade da empresa, que possui mais de 10 anos de experiência no setor. No final da visita, o gerente da planta compartilhou com os estudantes sua trajetória, além de dar algumas dicas para os futuros engenheiros de produção que em breve irão inserir-se no mercado de trabalho, ou mesmo que já estão iniciando suas trajetórias profissionais. O professor Flávio Costa destacou, ainda, que o conhecimento dos diversos processos de produção e das experiências de profissionais já atuantes na área é muito importante para complementar a formação dos Engenheiros de Produção.

O Uni-FACEF apoia a realização das visitas técnicas por acreditar que essa ferramenta possibilita um importante processo de aprendizado, ao proporcionar, ao estudante, o encontro entre teoria e prática. Esse encontro permite um novo olhar a respeito das melhores práticas e melhores formas de atuação no mercado. Por motivos como esses, o Uni-FACEF agradece as empresas que têm recebidos seus estudantes e promovido mais essa oportunidade de aprendizado.