Estudantes de Sistemas de Informação do Uni-FACEF exploram Laboratório de Internet das Coisas (IoT)

Desligado

Estudantes do 4º ano de Sistemas de Informação, do Uni-FACEF, vivenciaram os fundamentos da Internet das Coisas (IoT) na disciplina de Projetos em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, sob responsabilidade dos professores Dr. Daniel Facciolo Pires e Me. Carlos Eduardo de França Roland.

O desafio proposto foi o desenvolvimento de um coletor de dados baseado em arquitetura microcontrolada com transmissão de dados via rede sem fio, para um repositório em nuvem.

Para o desenvolvimento do sistema, os estudantes usaram kits eletrônicos contendo placas NodeMCU ESP8266 e Orange PI PC Plus, e componentes eletrônicos diversos para simulação de operação de sensores. Os kits foram adquiridos pelo Uni-FACEF e ficaram à disposição dos estudantes durante todo o semestre.

O sistema desenvolvido faz a leitura de sinais analógicos de dois sensores e publica os dados lidos no servidor CloudMQTT. O protótipo desenvolvido emula, por exemplo, uma microestação agronômica para coleta de dados de umidade do solo e de temperatura ambiente para controle de irrigação. Esses dados são acessíveis à distância para gerenciamento de operações das bombas, permitindo, ainda, o controle do uso e consumo de água pelo sistema.

No contexto acadêmico, o protótipo pode ser utilizado em atividades didáticas de cursos na área da saúde para, por exemplo, monitoramento de pacientes em tratamento à distância, com a coleta de dados de temperatura corporal e batimentos cardíacos.

Com a atividade, afirmou o Prof. Roland, que “os estudantes puderam conhecer os conceitos e os processos fundamentais para o desenvolvimento e o uso de aplicações de IoT, e novos desafios estão por vir no segundo semestre de 2018”.

#unifacef #universidade #InternetDasCoisas #IoT #SistemasDeInformação #NodeMCU #OrangePiPcPlus #CloudMQTT #francasp

cialix male enhancement pills reviews ingredients benefits and buy shark tank keto diet advanced weight loss supplement side effects how to lose weight fast with the sirtfood diet can you really lose 15kg in 3 weeks male enhancement pill that helps give bigger erections extenze review does extenze male enhancement actually work my results ksx male enhancement review ingredientsprice and where to buy 1 crossfire keto gummies weight loss gummies shark tank 2023 updated client reviews vigrx plus for male enhancement pills buy direct from official site review of keto acv gummies advanced weight loss vialift xl vialift xl male enhancement pills price pros and cons drachen drachen male enhancement drachen male growth activator