Estudantes de Enfermagem, do Uni-FACEF, visitam museus da USP

Desligado


O curso de Enfermagem, do Uni-FACEF,  teve a oportunidade de realizar três grandes visitas aos Museus da Universidade de São Paulo (USP) durante o segundo semestre de 2018.

Na escola de Enfermagem da USP, os estudantes do curso visitaram o Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana – CHCEIA. Na Faculdade de Medicina da USP, visitaram o Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz” e no Instituto de Ciências Biomédica – Departamento de Anatomia -, visitaram o Museu de Anatomia Humana Prof. Afonso Bovero. Essas visitas estavam contextualizadas com as disciplinas: “Histórias e Teorias da Enfermagem” e “Anatomia Humana”.

A visita ao Centro Histórico Cultural da Enfermagem oportunizou aos estudantes o contato com o acervo que contém mobiliários de época, utensílios utilizados na assistência e enfermagem nos âmbitos de atenção básica, desde a década de 1940. Além dos vestuários puderam ver, também, vasta massa documental, fotográfica e jornalistica, além de objetos que pertenciam a personagens que se destaram na histórica da enfermagem brasileira. E as visitas aos Museus de Anatomia Humana se justificam pela possibilidade dos estudantes conhecerem peças anatômicas conservadas por técnicas especiais e, assim, ampliarem o conhecimento acerca da constituição dos diversos órgãos que formam os diferentes sistemas do corpo humano. Esse conteúdo foi trabalhado ao longo do 1º semestre, na disciplina de Anatomia Humana e, no 2º semestre, na disciplina de Anatomia Humana Aplicada.

O Departamento de Enfermagem, do Uni-FACEF,  possui como pressuposto que os museus são vistos como espaços de educação não-formal.  A chefe do departamento de Enfermagem, do Uni-FACEF, Profa. Dra. Lívia Maria Lopes, e o Prof. Ms. Fábio Pamplona Mariano acreditam que essas oportunidades são importantíssima para a formação de grandes profissionais, uma vez que viabilizar o acesso à cultura estimula a aprendizagem significativa.

A estudante Tayna Granito destacou que “A experiência foi incrível. Conhecemos os melhores centros históricos, adquirindo mais conhecimentos, além do que já aprendemos em sala de aula. Tivemos o contato direto com materiais usados há muitos anos, pelas primeiras turmas de enfermagem e isso deu sentido a tudo que vimos na teoria até agora. O museu de anatomia conta com peças molhadas, ou seja, peças reais do ser humano, e com a presença do nosso professor de anatomia, Fábio Pamplona, tivemos uma aula fantástica sobre tudo que encontramos lá o que torna essa viagem essencial para nós estudantes, pois agregamos cada vez mais aprendizado”.

Durante a visita ao Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz” , da FMUSP, os Professores ganharam dois belíssimos livros. Os mesmos foram doados à Biblioteca José Garcia de Freitas, do Uni-FACEF, e servirá para a qualificação das aulas de anatomia dos cursos de Enfermagem e Medicina.

O Uni-FACEF, que apoio visitas técnicas e culturais, agradece à USP, pelo acolhimento aos estudantes e professores de nossa Instituição. E agradece, em especial, ao Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz”, pela doação dos livros que, certamente, muito ajudarão na formação de nossos futuros profissionais.

#unifacef #universidade #visitatécnica #visitacultural #enfermagem #medicina #museu #doaçãodelivro #francasp