Reitor do Uni-FACEF participa do lançamento do “Fórum Franca Sustentável”

Desligado

Na noite de segunda-feira (22), o Reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, participou do lançamento do “Fórum Franca Sustentável”, realizado no Auditório Senai Franca.

O evento é uma ação conjunta das instituições de ensino superior de Franca: Faculdade de Direito de Franca, Unesp, Uni-FACEF e Unifran e da sociedade civil.

O objetivo do “Fórum Franca Sustentável” é “promover o macroplanejamento estratégico do desenvolvimento do Município, fundado em sólido diagnóstico sobre os desafios e os potenciais econômico, ambiental e social”, segundo site do evento.

Essa ação baseia-se na “Agenda 2030” da ONU (Organização das Nações Unidas). Esse documento prevê ações para as pessoas, para as comunidades, para o planeta como um todo, sempre com foco no Desenvolvimento Sustentável. A “Agenda 2030” aborda questões como desigualdade, consumo, biodiversidade, industrialização, proteção social, oportunidades de trabalho, saúde e educação.

O Professor José Alfredo Guerra destacou a importância da participação do Uni-FACEF nessa ação, uma vez que poder discutir os desafios impostos pela busca do desenvolvimento é urgente e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de se repensar valores, conhecimentos e ações necessárias, para que se caminhe no sentido de um planeta mais humanizado e sustentável.

Na ocasião do lançamento, foi realizada a mesa redonda “A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e o macroplanejamento Municipal como construção coletiva”, com a presença do conferencista Prof. Dr. Cláudio Paiva (Economista e Diretor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara). A mesa redonda teve a mediação de Flávia Lancha (Instituto de Capacitação e Orientação Livre) e os debatedores foram os representantes das instituições de ensino superior de Franca.