Dois estudantes de Engenharia de Produção são aprovados no Mestrado da UFSCar

Desligado

O Departamento de Engenharia de Produção, do Uni-FACEF, está comemorando novas aprovações em programa de Mestrado.

Dessa vez, a conquista foi a aprovação de Helena Canesin e Matheus Borges Carneiro, no Programa de Mestrado em Engenharia de Produção, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Carlos (SP). Um detalhe: os estudantes Helena e Matheus ainda estão cursando as aulas da graduação no Uni-FACEF e já conseguiram ser aprovados em um dos melhores programas de Mestrado em Engenharia de Produção, no país.

Helena Canesim optou, como sua linha de pesquisa, pela área de Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos (PCsP), que ” dedica-se ao projeto e à gestão do sistema produtivo (bens e serviços) com o objetivo de melhorar o fluxo de materiais e informações, bem como o desempenho do sistema. O sistema produtivo pode compreender uma única empresa ou um conjunto de empresas (por exemplo: cadeias de suprimento; aglomerados industriais). Os professores que atuam nesta área desenvolvem trabalhos e orientações em diversos ramos de atividade, entre eles: agroindústria, alimentos, calçados, metalmecânica, transporte e outros serviços. Os problemas são estudados pelas seguintes abordagens: estratégica, práticas gerenciais, métodos quantitativos e computacionais”.

Matheus Carneiro optou pela linha de pesquisa na área de Gestão da Qualidade (GQ), que “tem por objetivo gerar e difundir conhecimentos sobre gestão da qualidade para tratar de questões relativas à qualidade, de produtos e processos, desde o desenvolvimento de produtos até os serviços pós-venda. São desenvolvidos estudos da gestão da qualidade em empresas individuais bem como em cadeias e redes de empresas, sobre as abordagens, práticas e ferramentas para planejamento, controle e melhoria da qualidade, sistemas de gestão da qualidade, os mecanismos de aprendizagem e os sistemas de medição de desempenho. Esses estudos são desenvolvidos em organizações de manufatura e de serviços, públicos ou privados”.

A chefe do Departamento de Engenharia de Produção, Profa. Ma. June Tabah, afirmou que “eles sempre foram dedicados, estudiosos, buscando sempre mais. Sempre foram comprometidos com a própria formação e esse resultado é fruto desse comprometimento”.

O Reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, parabenizou os estudantes Helena e Matheus, desejando-lhes sucesso e dizendo que “a conquista desses estudantes nos enchem de orgulho e satisfação, pois nos mostra que estamos no caminho certo e que eles souberam tirar o melhor proveito possível das aulas, do material didático, das visitas, da oportunidade de escrever academicamente. Tudo isso contribuiu para a seriedade e foco na busca de um determinado resultado”.

 

#unifacef #universidade #centrouniversitário #faculdade #graduação #pósgraduação #engenhariadeprodução #processoseletivo #mestrado #ufscar #gestãodaqualidade #gq #planejamentoecontroledesistemasprodutivos #pcsp #sãocarlossp #francasp

Matheus Borges Carneiro e Helena Canesin, aprovados no Mestrado em Engenharia de Produção, da UFSCar.