Primeiranista de Medicina monta portfólio de aprendizado, na forma de jornal para a comunidade

Desligado

Desde o início do ano letivo, a estudante Laura Marques de Souza, do 1º semestre do curso de Medicina, do Uni-FACEF, desenvolve portfólio com as atividades realizadas no curso. A forma adotada para esse portfólio foi um jornal voltado para a comunidade.

O JORNAL SAÚDE DA COMUNIDADE, sob a orientação da Doutora Raquel Rangel Cesário e já com duas edições, fala da vivência do ingressante no curso de Medicina, e das atividades da unidade curricular IESC (Interação em Saúde na Comunidade), do Uni-FACEF.

Na primeira edição (fev-maio/2020), Laura Marques, relatou as primeiras experiências como ingressante, na primeira aula da disciplina da IESC; a gincana para que estudantes e professores pudessem se conhecer um pouco mais; os contatos iniciais com os valores do Uni-FACEF, como destacado na matéria: “Segundo o informativo no site do Uni-FACEF, a universidade ciente de sua responsabilidade social na construção de um sistema de saúde efetivo, busca fomentar, em seu curso de Medicina, uma proposta de formação de médicos integrada às necessidades sociais, individuais e coletivas, a partir do reconhecimento e da vivência cotidiana do estudante com suas responsabilidades e atribuições no campo prático da saúde”.

Ainda na primeira edição, Laura Marques fala do SUS e da saúde pública; da primeira visita ao Núcleo Saúde da Família, do Jardim Esmeralda, em Franca (SP); de conceitos sobre “saúde”; de equipamentos de proteção, entre outros temas.

Na edição de junho/2020, Laura Marques traz a experiência da Turma 6, que vai se graduar neste ano, com terapia comunitária online, devido às medidas de distanciamento social. Fala, entre outros temas, sobre genograma e ecograma, como instrumentos de coleta de dados para fins de diagnóstico.

O jornal, uma forma de portfólio, permite ao estudante, fazer uma autoavaliação reflexiva de sua formação. É uma ferramenta que permite a reflexão sobre a prática e o aprendizado. O Reitor do Uni-FACEF, o Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, parabenizou a estudante pela iniciativa e pelas contribuições que o jornal traz para a comunidade em geral e, em especial, para os próprios estudantes, que têm, por meio desse instrumento, a oportunidade de reelaborar a aprendizagem.

Clique, abaixo, e leia a íntegra das duas edições do JORNAL SAÚDE DA COMUNIDADE.

Jornal Saúde da Comunidade_fev_maio20

 

Jornal Saúde da Comunidade_junho20

 

#unifacef #universidade #centrouniversitario #faculdade #posgraduacao #graduacao #medicina #jornaldasaude #portfoliodemedicina #iesc #francasp