Uni-FACEF abre curso de Pedagogia

Desligado

Nova licenciatura será oferecida no Vestibular Uni-FACEF 2021

O novo curso de graduação do Uni-FACEF (Pedagogia) terá início no próximo ano letivo (2021) e o acesso será por meio do Vestibular Uni-FACEF 2021, como para os demais cursos de graduação da Instituição.

A licenciatura em Pedagogia, do Uni-FACEF, terá duração de 4 anos (8 semestres) e tem o objetivo de “fortalecer a formação de professores para a educação infantil e para o ensino fundamental”, conforme palavras da Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, uma das coordenadoras do curso, ao lado da Profa. Dra. Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano e da Profa. Dra. Silvia Viel.

Leia, abaixo, entrevista com a Professora Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, sobre o novo curso:

Imprensa Uni-FACEF: O que representa, para o Uni-FACEF, oferecer o curso de Pedagogia para Franca e região?

Professora Sheila Oliveira: Para o Uni-FACEF, oferecer o curso de Pedagogia, na modalidade licenciatura, presencial, representa fortalecer a formação de professores para a educação infantil e para o ensino fundamental – anos iniciais, em  Franca e região, por meio da construção de conhecimentos teóricos e práticos, envolvidos no tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão.

Imprensa Uni-FACEF: Como está estruturado o curso?

Professora Sheila Oliveira: A matriz curricular do curso de Pedagogia está dividida em 8 semestres, ou seja, a ser cumprida em 4 anos, atendendo, criteriosamente, às deliberações do Conselho Estadual de Educação para o curso de Pedagogia e para a formação de professores e, ainda, às resoluções do MEC. Assim, está constituída por componentes curriculares, práticas como componentes curriculares, estágios, pesquisas, projetos e outras atividades de extensão.

Imprensa Uni-FACEF: Qual é o perfil desejável para um profissional dessa área? Quais as oportunidades de mercado de trabalho para o pedagogo?

Professora Sheila Oliveira: O perfil desejável para o profissional, em Pedagogia, é aquele que se interessa pelas ciências da Educação, tanto em produções teóricas, como práticas, com a finalidade de compreender os processos de ensino aprendizagem e saber como aplicá-los, com muito respeito às fases de desenvolvimento dos indivíduos, atrelados a valores e atitudes socialmente estabelecidos. O profissional Pedagogo pode atuar em atividades da educação básica, na educação de jovens e adultos, em escolas públicas e particulares, e também em organizações, de maneira geral, que pretendem capacitar recursos humanos.

Imprensa Uni-FACEF: De que formas o curso de Pedagogia, do Uni-FACEF, pode contribuir para a Educação?

Professora Sheila Oliveira: O curso de Pedagogia do Uni-FACEF está orientado, como já dito, para a formação de docentes, a partir da Base Nacional Comum para a Formação de Professores, por isso, significativamente, planejado para atender às demandas atuais de desenvolvimento das aprendizagens essenciais, assim como competências e habilidades necessárias ao trabalho efetivo com crianças e adolescentes, nos âmbitos cognitivo, emocional, físico, social e cultural.

Imprensa Uni-FACEF: O curso de Pedagogia veio fortalecer o Departamento de Educação, do Uni-FACEF. De que maneiras esse fortalecimento contribuirá para a Instituição e para o estudante?

Professora Sheila Oliveira: Contribuirá para o estudante, para o curso e para a IES, em razão da convergência da integralidade do olhar, para os processos ensino aprendizagem, para as crianças, jovens e para o contexto educacional, especialmente para a escola. Aliando o conhecimento já produzido, com novas investigações, os estudantes de licenciaturas da IES, de diversas áreas de conhecimento, terão possibilidades de ultrapassar a disciplina e promover a inter e multidisciplinaridade. As pesquisas, em educação, subsidiarão práticas mais sustentadas e a certeza da necessidade para a formação continuada, em um diálogo constante entre academia e comunidade. Seguramente, o ensino na cidade e região, a médio prazo, trará relevância para o desenvolvimento local e regional.

Imprensa Uni-FACEF: O que diria para alguém que está pensando em trabalhar com educação?

Professora Sheila Oliveira: Profissional que tende a ser muito valorizado, atualmente, porque se mostra essencial para a sociedade. Insere-se na área de Ciências Humanas, por isso, formado para a sensibilidade e o humanismo, tão necessários no presente contexto. Ensino é um processo que deve ser realizado por profissional, por meio de estratégias e  manejos múltiplos com pessoas e instituições. Trabalhar com educação é encantar-se a todo momento, porque constatar o potencial e o talento do ser humano, em aprender, são surpreendentes e gratificantes.

_______________________________________

Os interessados devem aguardar a abertura das inscrições para o Vestibular Uni-FACEF 2021.

#unifacef #universidade #centrouniversitario #faculdade #licenciatura #pedagogia #pedagogo #vestibular #vestibular2021 #vestibularunifacef #francasp

kelly clarkson jokes her stylists only want to put her in s after weight loss shorts oats diet plan how to lose weight fast in hindi lose 10 kgs in 10 days dr shikha singh hindi 1 mach5 keto acv gummies shark tank and kelly clarkson scam and reviews explained pelican cbd male enhancement gummies gigantx male enhancement supplement gigantx male enhancement supplement review ketofitastic acv gummies reviews 2023 become the fittest ever with ketofitastic acv keto gummies summer keto acv gummies beware summer keto gummies review summer acv keto gummies crossfire keto gummies weight loss gummies shark tank 2023 updated client reviews 12 natural male enhancement foods for a bigger manhood free samples of male enhancement pills vigfx review serexin male enhancement pills side effects ingredients does it work extenze review does extenze male enhancement actually work my results acv keto gummies reviews shark tank acv keto extract worth buying velofel price male enhancement pills reviews free trial male enhancement pills that increase size pernament results