Informações Gerais

Introdução

Com duração de oito semestres (quatro anos), o curso de Ciências Contábeis abrange profundos conhecimentos teóricos e prático das áreas de contabilidades geral, avançada e conhecimentos em administração, economia, direito e métodos quantitativos em conjunto com a teoria contábil. Nos últimos semestres, há um aprofundamento de estudos, direcionados para especialidades da carreira de Contador.

Chefe de Departamento

O Chefe de Departamento do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Municipal de Franca está presente diariamente na Instituição, coordenando e supervisionando o desenvolvimento das atividades docentes do Curso, estimulando a pesquisa, presidindo as reuniões de Departamento a cada início de semestre ou quando necessário para a preparação de algum evento.

O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Municipal de Franca é dirigido pela Professora Mestra Célia Helena Martins Rosa.

Dados do curso

Criação Turno Regime Vagas Duração
1981 Noturno Semestral 75 8 semestres (4 anos)
Habilitação Título
Bacharelado em Ciências Contábeis Bacharel em Ciências Contábeis

Perfil Profissiográfico do Egresso

A proposta do Uni-FACEF – Centro Universitário Municipal de Franca, autarquia municipal fundada em 1951, através do Departamento de Ciências Contábeis, é de formar bacharéis em Ciências Contábeis com competências e habilidades que os capacitem a exercer suas atividades com ética, responsabilidade, visão ampla, crítica e analítica do mundo dos negócios e com capacidade para antecipar e provocar mudanças, participando das decisões norteadoras do destino das organizações.

O egresso de Ciências Contábeis do Uni-FACEF caracteriza-se como gestor de informações, capacitado não somente ao exercício legal da profissão de Contador e possuidor de espírito crítico e apurado senso analítico, mas também dotado de elevado potencial empreendedor e de visão estratégica, qualificando-se para a prática das decisões, de forma participativa.

O profissional formado no curso de Ciências Contábeis do Uni-FACEF está habilitado para exercer suas atividades em empresas públicas e privadas, comerciais, industriais, prestadoras de serviços, agronegócios e organizações do terceiro setor. Bacharel em Ciências Contábeis, está capacitado para pesquisar, analisar e discernir a par de muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeira e patrimonial das Entidades.

Atualmente, espaço em que vivemos a era do conhecimento, a profissão vive um momento áureo. Vale lembrar, onde houver uma empresa pequena, media ou grande, sempre existirá a figura do Contador.

Uma das preocupações sempre presente entre aqueles que são os responsáveis pelas decisões nas organizações é quanto ao melhor uso das informações de que dispõe. Isso parece claro quando se dispõe de informações completas e que sejam úteis e necessárias.

Por sua vez, essas informações nem sempre são suficientemente claras. Às vezes, ocorre um distanciamento, passível de ser corrigido, entre aqueles que as elaboram e as fornecem e os que delas fazem uso. Com isso, prejudica-se uma análise mais realista da situação em estudo, o que na maioria das vezes, provoca decisões equivocadas tomadas pelos gestores.

Num mundo globalizado, extremamente competitivo, uma decisão equivocada pode instalar o caos nas organizações, e, some-se a isso, se esta decisão se deriva da má qualidade das informações ou a falta delas.

Esta realidade do mercado exige profissionais preparados para assumir novas responsabilidades e posições, que estejam atualizados em relação às mudanças, e o Contador esta inserido nessas premissas.

Antigas civilizações, com justificada preocupação, utilizavam-se de rudimentares técnicas contábeis nos controles e na prestação de contas. A Contabilidade, na sua evolução, tornou-se não apenas um instrumento de registro das transações, mas um poderoso e efetivo sistema de informações gerenciais. Desse conjunto extrai-se a sua razão de ser – a credibilidade e a segurança nas grandes decisões e nas prestações de contas, afirma o Contador Luiz Carlos Vaíni, Presidente do CRC SP – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

O Contador é o responsável pelo desenvolvimento destas atividades. Registrar os atos e fatos das organizações é uma tarefa importante, pois é o princípio da informação e todo o seu papel deve estar voltado para produzir mais e melhores informações, o seu papel é como uma verdadeira “bússola” dos negócios e deve ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista.

Para o desempenho dessas funções com a máxima competência, a formação do Contador de hoje deve conter não só sólidas noções de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas e de responsabilidade social.

Ampla gama de atividades é desenvolvida ao longo do curso, além da sala de aula, tais como: tcc, oficinas de estudos contábeis, estágios supervisionados, cursos de escrituração fiscal, escrituração contábil, atividades com utilização de softwares e programas específicos em laboratório empresarial, jogos de empresas, palestras, seminários, encontros, congressos e convenções, com o objetivo de familiarizar o estudante com o cotidiano do Contador.

Linhas de Pesquisa e Orientadores

Como fomento à pesquisa na área contábil, o curso proporciona aos estudantes estudos direcionados à métodos e técnicas de pesquisa, com enfoque de iniciação à pesquisa, através de instrumentos como: trabalhos de conclusão de curso, artigos, trabalhos acadêmicos, relatórios de pesquisa, monografias e incentivando a participação em eventos, congressos, convenções da área contábil, dentro das linhas de pesquisas e com os respectivos orientadores.