Reitor do Uni-FACEF visita mais universidades do estado de Queensland, na Austrália

Desligado

No terceiro dia na Austrália, o Reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, com o grupo formado por reitores, vice-reitores e diretores de escritórios de Relações Internacionais das universidades afiliadas à ABRUEM (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) voltou a realizar visitas técnicas à instituições de ensino superior do estado de Queensland.

Assim como na segunda-feira (16), na terça (17), a comitiva se dividiu em três grupos e conheceu as estruturas da James Cook University, em Townsville; da Central Queensland University, em Rockhampton; e da Griffith University, na Gold Coast.

A equipe que visitou a Central Queensland University (CQU) foi acompanhada pelo professor Michael Thompson. A instituição é a maior universidade regional da Austrália, contando com 25 campi e 35 mil alunos. Essa preocupação de interiorização demonstra o objetivo de levar o ensino superior a quem tem maior dificuldade de acesso. A CQU conta, por exemplo, com um programa de acolhida e de formação para as comunidades aborígenes. A Central Queensland University oferta mais de 300 cursos técnicos e profissionais e sua maior força está na área agrícola, tendo forte inserção nas fazendas da região, trabalhando junto aos agricultores locais. As áreas prioritárias são a criação de gado; horticultura para pequenas propriedades; cultivo de grãos e de algodão; e controle biológico de pragas na produção de alimentos, como batata doce e frutas. Em relação à pecuária, a Universidade tem trabalhado no desenvolvimento de softwares para o controle da produção de gado (a partir da colocação de um chip em cada animal) e da reprodução do rebanho. Esses programas visam avaliar os melhores índices de fertilidade e de condições de acasalamento, entre outros aspectos. A área de fruticultura é uma potencialidade da instituição, que tem como foco principal a avaliação da qualidade das frutas, a partir do estabelecimento de parâmetros de medição por equipamentos específicos. Já no que diz respeito à horticultura, ela tem pesquisado, por exemplo, como ampliar a resistência do tomate.

Michael Thompson lembrou que os cursos da área de agrárias da Central Queensland University são avaliados com conceito 5, estando acima da média mundial em pesquisa. A instituição tem, também, pesquisas de ponta nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia e nanomedicina, enfocando, principalmente, estudos relacionados ao câncer e à produção de medicamentos.

Ontem (18), a comitiva da Abruem fez suas últimas atividades no Estado de Queensland. Visitas técnicas foram realizadas na Southern Cross University, em Gold Coast; na University of Southern Queensland, em Toowoomba; e na Queensland University of Technology, em Brisbane.

Hoje (19), os integrantes da missão viajam para Sydney, onde novos compromissos ligados à internacionalização da educação superior serão realizados.

bolt action british airborne support group uac tm 00138 bl italian selvedge denim self care embroidered hoodie copy kids wicker loom chair with cushions white_67011 rohm adaptor 3 8 x 24 male amaia outlet 3 moissgilet bleu ciel sous marin festo cylinder 50mm bore 20mm stroke iso 15552 double acting 2102628 llanilar fc black primus polo shirt c 25 740 cleanser inl14496 tapis scandinaves fusion nabila straight top driveway gate light oak end screen disney parks pandora fantasyland castle safety chain park exclusive nib 2024 large modern area rugs in living room contemporary carpets sector sl natural oakblack brass novance y2118 2022 new arrivals women summer gold diamond deep v single shoulder luxury clothing sexy micro mini dress birthday pr aquacarbon pro sunset gold aventurine anti freeze ultralife max hitachi zx85usb 3 kim frill short set unifrom sweetest taboo incense marinco 14 3 lighted extension cord non locking 15a 50 150050nl belt in suede cubano calor 500ml leak detector spray 601256