Reitor do Uni-FACEF participa de segunda semana de atividades da Abruem na Austrália

Desligado

Com Abruem.

 

O Prof. Dr. José Alfredo Pádua Guerra, reitor do Uni-FACEF, e comitiva da Abruem continuam os contatos e visitas às universidades australianas, para fomentar as parcerias com aquelas universidades.

A diretora do Departamento de Educação australiano iniciou a reunião contando que, embora as instituições de ensino superior privadas sejam maioria no país, elas não são a preferência entre os estudantes. Ela fez questão de, ao longo de toda sua explanação, reforçar que o governo australiano tem clareza da importância da Educação para o desenvolvimento do país.

O financiamento educacional também esteve no centro da intervenção de Andrew Herd, responsável pelo Setor de Financiamento da Educação. Ele disse que os investimentos seguem duas frentes: a primeira delas é a pesquisa; e, a segunda, o financiamento da educação para os estudantes. Estes, também são classificados em dois tipos. Os subsidiados pelo governo (80% dos estudantes, em média) e os que pagam integralmente pela educação (20% dos matriculados). “O subsídio nunca é integral. Em regra, o estudante paga 42% e o governo 58% do valor total. Mas essa porcentagem varia de acordo com as áreas/cursos e também com o perfil do estudante. Após a integralização do curso, já no mercado de trabalho, esse egresso passa a pagar ao governo pelo financiamento obtido. Porém, esse repasse só inicia quando o profissional obtém uma renda superior a 52 mil dólares por ano, via imposto de renda. Caso ele nunca atinja essa renda mínima, a dívida dele é extinta”, contou Herd.

O funcionamento da educação superior australiana foi abordado por outro viés por Lisa McGlynn. A responsável pelo relacionamento com as instituições de ensino brasileiras relatou que as universidades e faculdades têm sua ação baseada em três pilares: o fortalecimento de colaborações, visando o aumento da qualidade; a criação de parcerias transformadoras; e o posicionamento voltado para a competitividade global. Para isso, buscam, dia a dia, o crescimento das parcerias globais; daí o interesse pela América Latina e, em particular, pelo Brasil. Para isso, contam com o programa Endeavour Scholarships and Fellowships, que objetiva financiar estudantes estrangeiros na Austrália e australianos em outros países. Essa iniciativa já financiou a mobilidade de quatro australianos para o Brasil e de 43 brasileiros na Austrália.

O responsável pelo Setor de Relações Internacionais do Universities Australia, John Wellard, disse que a Austrália é o terceiro destino de estudantes no mundo, atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido. A educação internacional também é o terceiro elemento de maior peso na economia australiana, ficando atrás apenas da exploração do carvão e do gás, tendo movimentado, em 2016, mais de meio milhão de estudantes.

O país, segundo os representantes do Universities Australia, está vivendo sua terceira onda de educação internacional. A primeira se deu entre 1950 e 1960, quando receberam muitos asiáticos. Depois, nos anos 1990 e 2000, ocorreu a segunda fase, quando houve um boom de recrutamento de estudantes internacionais. Já a terceira etapa diz respeito ao período atual, com o estabelecimento de cooperações globais. O foco atual, porém, está voltado para a Ásia, América Latina e África do Sul.

A ampliação e o estreitamento das relações entre Austrália e Brasil na área da educação superior foram exemplificados por Lisa McGlynn com o aumento de publicações conjuntas entre pesquisadores dos dois países, principalmente na área da saúde. O número passou de 800, em 2012, para mais de 1.500, nesse ano. Com isso, passou-se a discutir as possibilidades de parceria; quais as dificuldades encontradas hoje; e de que maneiras elas poderiam ser superadas.

hase malt eier 2 lisbon scarf scarf flow sensor fr06 ferm living scenery pinboard cloud doll black dragon l ver do you speak eglise bmw n54 replacement spark plug wires rohana rfx11 titanium wheel 20x11 5x115 20mm rfx1120115115bt20 red mule tape halter multicolored flowers mt238 eagle rare 17 year old kentucky straight bourbon whiskey 2019 nike react infinity run flyknit 3 w womens running shoes dd3024 001 black white 8_b0b1k952g2_ romina quadro classic crib plant and sunshine prd tmf 766 gram lights 57cr 18x10 5 22 5x114 3 gun blue 2 wheel marcelle appliance pull 18 c c antique pewter stylish square mid heels genuine leather slippers light 196 kids moon and stars glass ceiling fan light collectable sign and clock crappies clock 14 up ram 2500 2 standard rear 2 5 vs pb cdev pair bair hugger 500 or patient warming system benoa swim tunnels bottom ginger forgotten skincare the down low inner thigh serum rockefeller 62 99 tv stand with metal legs and 2 drawers in black 15 x 15 bathroom vessel sink gold decorative art above vanity counter white ceramic taotronics bluetooth 4 1 transmitter and receiver 2 in 1 wireless 3 5mm adapter aptx low latency 2 devices simultaneously for tv home sound system 5959812 bard sepramesh rectangle 8 x 12 each