GEDE UniFACEF promove encontro entre mestrandos e Comissão Participativa da Câmara Municipal de Franca

Desligado

Franca, 9 de julho de 2024 – O Grupo de Estudos do Desenvolvimento (GEDE), do UniFACEF, realiza evento toda última sexta-feira de cada mês, promovendo a interação entre Vereadores/representantes dos Vereadores e os alunos do Programa de Mestrado do UniFACEF. Nessa ocasião, os alunos apresentam o andamento de suas pesquisas e os representantes da Câmara Municipal apresentam as demandas da comunidade, observadas por eles ou que chegam até eles, assim como projetos ou situações já estabelecidas, para ouvir as propostas dos alunos do Mestrado.

Na última sexta-feira (28/06), na reunião mensal do GEDE, e na presença da Profa. Dra. Marinês S. J. Smith (Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional), da Profa. Dra. Melissa F. C. Bandos (Pró-Reitora de Extensão), e do Prof. Dr. Silvio Carvalho Neto (Pró-Reitor de Pesquisa), a pesquisa apresentada foi a da mestranda Mirelle Souza de Oliveira, que é médica e docente do UniFACEF. A pesquisa trata de aspectos ligados aos idosos e cuidados paliativos, envolvendo definição, importância e as últimas atualizações do SUS. A pesquisa busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e, consequentemente, de seus familiares.

É com grande apreço que abordo a temática dos Cuidados Paliativos, visando disseminar informações acerca dessa assistência essencial, porém ainda pouco conhecida em nosso país. Acredito que o conhecimento é a chave para a autonomia daqueles que necessitam desse tipo de cuidado. A parceria entre o Mestrado UniFACEF e a Câmara dos Vereadores, através do GEDE, é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de projetos voltados para a população francana, com base em pesquisas científicas sólidas. Juntos, podemos construir uma sociedade mais preparada para lidar com os cuidados no fim da vida“, destacou a mestranda e autora da pesquisa apresentada na ocasião, Mirelle Oliveira.

Em seguida, o Sr. Carlos Eduardo Evangelista, da Comissão Participativa da Câmara Municipal de Franca e responsável pela Escola do Legislativo de Franca, apresentou a estrutura e objetivos da Escola Legislativa e, logo após, o projeto de Gamificação. O projeto consiste em um jogo educativo, voltado para a educação política, com o objetivo de ser aplicado em escolas da rede municipal de ensino, na Fundação Casa, no CIEE, no SENAC e em outros locais que solicitarem o recurso.

Essas reuniões possibilitam insights valiosos para todos os participantes. “Participar da reunião do GEDE permite a nós, discentes do Mestrado em desenvolvimento Regional do UniFACEF, contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade e região, com nossas pesquisas, além de nos permitir compartilhar ideias, as pesquisas em andamento e pontos de vista, que podem transformar a vida de pessoas“, comentou o mestrando André de Castro Vieira.

Parceria entre UniFACEF e Câmara Municipal de Franca

A parceria entre o UniFACEF e a Câmara Municipal de Franca, por meio do GEDE, possibilita a troca de conhecimentos entre a academia e a comunidade, além de contribuir para a implantação e gestão de projetos de interesse público.

O GEDE é um espaço de estudo e discussões, importante para alinhamento das necessidades da comunidade, apresentadas pelos vereadores, com pesquisas realizadas ou em andamento, ou mesmo para alavancar novas pesquisas em nosso Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, em busca de propostas e ações para contribuir com a comunidade da cidade de Franca”. Destaca a Professora Marinês Smith. A Coordenadora do programa de Mestrado do UniFACEF ainda afirmou que “A participação da Comissão Participativa da Câmara Municipal de Franca tem enriquecido muito nosso Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento (GEDE)”.

Game da Escola do Legislativo

O game sobre a Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Franca, apresentado no GEDE, é um importante instrumento para a educação política da população.

Sobre o GEDE UniFACEF

O GEDE  foi criado em 2007 e, com atuação interdisciplinar, visa “fomentar pesquisas e discussões acerca do desenvolvimento regional. O grupo está alicerçado em duas linhas de pesquisas: Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, e Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Regional.”, segundo página do grupo de estudos.

BT21 Dream of Baby Pajama Doll Set Neil Barrett Shirt Black Thunder Plein Sport Jacke Woman Green/Smaragd Classic Army 52" Hard Wheeled Gun Case Black Deltas Verbeter je metabolisme 1 Boek Listerine Mondwater total care tandvleesbescherming 500 Milliliter Magnesium-Forever Magnesium sport 60 Tabletten Shampoobars Shampoo bar aloe vera & komkommer 60 Gram Sudadera Slogan color vino de Drôle de Monsieur Devin Mink Shrug Scout dining table and chairs Collier "Tiny" Oeil de Tigre Crispy Punjabi Gur / Jaggery Cookies Eclipse Hoops TZ-010 WGF 1200개 세트 Chiarugi English Horn Mandrel, size 2 Autumn Winter New Woolen Coat Women's Slim Fit Cardigan Large Coat Women Long Sleeve Single Breasted Stand Collar Woolen Coat Bañador Running Dog de ICECREAM John Bone Wall Art Laxmi Kolhapuri Jaggery 5Kg 150파이 1000ml 300개 (크라프트, 뚜껑 별도)