Estudantes da Medicina UniFACEF realizam prova do TPI 2025-Teste de Progresso Individual
O TPI é uma ótima ferramenta de autoavaliação para os estudantes.
Franca (SP), 08 de maio de 2025 – Na tarde de ontem (07), estudantes do curso de Medicina, do UniFACEF, participaram da realização do TPI-Teste do Progresso Individual 2025, que envolveu as escolas médicas do Núcleo Caipira de Faculdades de Medicina. A aplicação da prova, no UniFACEF, está sob a coordenação do chefe do Departamento de Medicina, Prof. Dr. Frederico Alonso Sabino de Freitas, e do coordenador do TPI, na Instituição, Prof. Dr. Rogério Dutra Bandos.
TPI e o Núcleo Caipira
O chamado “Núcleo Caipira” é uma referência às faculdades de Medicina localizadas no interior do Estado de São Paulo, como a cidade de Franca, segundo classificação da ABEM-Associação Brasileira de Educação Médica.
Conforme página da ABEM, o TPI “foi introduzido nos cursos de Medicina na década de 1970, pela Kansas City Medical School, da Universidade de Missouri (EUA), e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras escolas médicas passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa“.
Prova do TPI
A prova do TPI foi presencial e os estudantes tiveram quatro horas para responder as 120 questões, que foram elaboradas por uma equipe de profissionais, nas seis áreas: Área Básica Aplicada, Saúde Coletiva, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Clínica Médica, e Cirurgia. O gabarito já foi divulgado e pode ser acessado no final desta notícia.
Segundo o Departamento de Medicina, do UniFACEF, “O TPI é uma ótima ferramenta de autoavaliação para os estudantes e para os cursos, para nortear, afirmar e eventualmente corrigir o que estamos fazendo, além de predizer sobre o ingresso na residência médica“.
Gabarito e resultados
Os resultados devem ser divulgados em, aproximadamente, um mês. O Gabarito já foi publicado e pode ser acessado abaixo:
- Estudantes da Medicina UniFACEF fazem prova do TPI-Teste de Progresso Individual 2025.