1a. Maratona de Programação do Uni-FACEF

logo maratona de programação

1a. Maratona de Programação do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Uni-FACEF

1. SOBRE AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

1.1. O que é a Maratona de Programação do Uni-FACEF?

É um evento de programação envolvendo alunos que são divididos em times que desenvolvem software para resolver problemas que são apresentados na forma de enunciado.

1.2. Por que fazer o evento Hackaton?

Esta é uma iniciativa que procura nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Tanto o mercado de trabalho quanto a academia valorizam este tipo de atividade, e ficam atentos aos alunos com melhores resultados.

1.3. Quando e onde tenho que estar?

O evento vai ocorrer a partir das 13h00 do dia 20 de agosto até às 17h00 do mesmo dia, em um sábado, na Unidade II do Uni-FACEF, nos laboratórios de informática e salas de aula do prédio.

1.4. Quem pode participar?

Pode participar do evento qualquer aluno atualmente matriculado no primeiro ou segundo ano do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Uni-FACEF.

1.5. Quanto vai me custar?

A participação é gratuita e inclui comidas e bebidas nos momentos de coffee breaks.

1.6. Como funciona a Maratona?

Os times tentarão resolver durante 4 horas o maior número possível de problemas que são entregues no início da competição. Têm-se à disposição dos alunos apenas um computador e material impresso para vencer a competição contra o relógio e os problemas apresentados (Maratona de Programação da SBC[1]).

Os alunos do time devem procurar pelos problemas mais fáceis, projetar os testes, e desenvolver as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos (Maratona de Programação da SBC[1]).

No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor (Maratona de Programação da SBC[1]).

1.7. Qual deve ser o tamanho do meu time?

Os times são compostos por quatro alunos, sendo obrigatoriamente dois alunos do primeiro ano e dois alunos do segundo ano. Cada time deve também inscrever pelo menos dois colegas que estejam no terceiro ano do ensino médio.

1.8. O que eu preciso trazer?

Traga seu notebook, se for o caso, muito entusiasmo e bastante disposição.

1.9. O que o Uni-FACEF vai oferecer de apoio?

Serão disponibilizadas bancadas e computadores para as equipes, cadeiras, pontos de energia com adaptadores, rede Wi-Fi e cabeada. Sugere-se baixar tudo que você precisa antes de ir ao evento para evitar sobrecarrega na rede.

1.10. Como posso me inscrever?

A inscrição será feita individualmente pela internet. Um formulário online estará disponível no site do Uni-FACEF a partir do dia 01 de junho de 2016. Faça sua inscrição aqui.

1.11. O que recebo no dia o evento?

Cada integrante do time vai receber uma camiseta e um brinde personalizado do evento a ser definido (por exemplo, um squezze, um chaveiro, pen drive, etc).

 

2. SOBRE A AGENDA

  •  01/06/2016 – Abertura das inscrições na 1ª. Maratona de Programação do Uni-FACEF.
  • 01/06/2016 a 07/06/2016 – período das inscrições individuais dos interessados na internet.
  • 08/06/2016 às 19h15 – montagem das equipes com a comissão organizadora
  • No mês de junho deverá ocorrer um treinamento com exemplos de problemas, suas entradas e saídas, e possíveis soluções;
  • No início do mês de agosto deverá ocorrer um treinamento com o ambiente de submissão pelas equipes dos programas desenvolvidos;
  • Das 13h00 do dia 20 de agosto de 2016 até às 17h00 do mesmo dia as equipes irão trabalhar nas dependências do Uni-FACEF no desenvolvimento das soluções. Em seguida, haverá a apresentação do resultado final. Posteriormente ao evento, em dia ainda a ser definido, ocorrerá a entrega dos prêmios aos vencedores;

3. SOBRE OS JUIZES

Um grupo de juízes será composto para avaliar os projetos desenvolvidos pelas equipes.

4. SOBRE OS PRÊMIOS

A premiação do evento será divulgada no período que anteceder a data do evento. Esforços estão sendo feitos pela comissão organizadora para ser algo bem bacana.

5. SOBRE O AMBIENTE COMPUTACIONAL DA COMPETIÇÃO

A competição terá como ambiente computacional oficial o software uCODER, que apoiará o cadastro de problemas, cadastro das equipes e acompanhamento do resultado do ranking durante a competição.

[1] http://maratona.ime.usp.br/info16.html

6. PARCEIROS

logo_polo-Cópia

chb

eng

 

wemoga

logo-1

wizard

Logo Flormel_folha_CMYK