Logo GEDE

GEDE – site oficial CNPQ

O GEDE – Grupo de Estudos de Desenvolvimento – foi criado no ano de 2007 com uma perspectiva de atuação interdisciplinar, agrupando pesquisadores de inúmeras áreas do conhecimento.

O objetivo do grupo consiste no estudo acerca do desenvolvimento territorial regional com a proposta de fornecer subsídios para o melhor conhecimento da dinâmica dos processos do desenvolvimento das regiões, assim como dos atores envolvidos nestes sistemas, e servir como ponto de apoio para o planejamento de políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões pesquisadas.

O grupo está alicerçado em duas linhas de pesquisas:

  1. Desenvolvimento Social e Políticas Públicas – pesquisas e discussões ligadas às ações e efeitos propostos por agentes públicos e privados com o objetivo de promover o bem-estar social em suas múltiplas dimensões, além da abordagem do papel desempenhado pelas políticas públicas na construção de mecanismos que contribuam para a efetiva redução da desigualdade social e promoção da cidadania.
  2. Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Regional – considera as articulações entre as diversas escalas (local, regional, nacional e global) e propõe estudos sobre as diferentes dinâmicas territoriais, enquanto atitudes/estratégias de reação ao movimento global. Aborda a composição das estruturas produtivas (setorial e regional), o papel da governança, os impactos da globalização e da reestruturação produtiva, os aspectos culturais modeladores de identidades regionais e as questões da saúde, educação e sócio ambientais. A linha de pesquisa abrange também a contribuição da tecnologia, sobretudo das TIC (tecnologias da informação e comunicação), das redes de cooperação, das micro e pequenas empresas e, das novas formas de organização industrial como Arranjos Produtivos Locais e Clusters para o desenvolvimento.

Dentre os projetos de pesquisa integrantes do GEDE:

A Gestão das Organizações do Terceiro Setor e os Reflexos no Desenvolvimento Regional DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
A Indústria Brasileira de Calçados: um estudo dos principais polos produtores de calçados DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Desenvolvimento Humano e Social e Processos de Subjetivação DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO HUMANO DE CRIANÇAS: a visão de educadores e agentes educacionais de creches DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
GESTÃO DA CULTURA E DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: valores e práxis no tocante às Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de inovação. DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Gestão Socioeconômica e Ambienta da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas na Região de Franca – SP DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Identidade Cultural Regional DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
LEITURA E POLITIZAÇÃO DO OPERÁRIO DA INDÚSTRIA CALÇADISTA: uma reflexão sob a ótica discursiva DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
O EMPREENDEDORISMO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: uma abordagem de políticas públicas DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Pensamento Sistêmico e Desenvolvimento Social DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
POLÍTICAS PÚBLICAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: atuação de uma IES em projetos sociais DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Prospecção de Cenários e Desenvolvimento Regional DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: estudo de impactos comunitários da atuação de uma IES DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
TECNOLOGIA DIGITAL COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO PARA AS INSTITUIÇÕES: estudo de aplicações e inovações em TICS como fator de competitividade para as empresas e de promoção do desenvolvimento econômico social DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Como contribuição do GEDE ao desenvolvimento regional ao longo desses oito anos foram realizadas:

  • 82 dissertações de mestrado, divididas nas duas linhas de pesquisas,
  • 80 publicações de artigos em revistas científicas.

Livro:

Publicação em 2016 do livro: Instituições de Ensino Superior e a Promoção do Desenvolvimento humano e Social – Uni-FACEF – Centro Universitário Municipal e seus projetos sociais. Cavalcanti-Bandos, Carvalho Neto e Silva (organizadores).

  • Eventos:
    • Congresso Brasileiro de Sistemas:
      • 2008 – 4º Congresso Brasileiro de Sistemas com o tema central foi “Desenvolvimento Local e Regional: uma abordagem sistêmica” – realizado no Uni-FACEF -Franca.
      • 2011 – 7º Congresso Brasileiro de Sistemas com o tema “Pensando o Desenvolvimento sob uma perspectiva sistêmica” – realizado no Uni-FACEF –Franca.
      • 2015 – 11º. Congresso Brasileiro de Sistemas com o tema “O Pensamento Sistêmico e a interdisciplinaridade: debates e discussões” – realizado no Uni-FACEF -Franca.
    • Encontro de Pesquisadores:
      • 2008- IX Encontro de Pesquisadores. Data: 05 a 09 de maio de 2008 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2009 – X Encontro de Pesquisadores. Data: 21 a 22 de maio de 2009 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2010- XI Encontro de Pesquisadores. Data: 20 e 21 de maio de 2010 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2011- XII Encontro de Pesquisadores – PESQUISA ACADÊMICA & COMUNIDADES. Data: 25 a 27 de maio de 2011 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2012- XIII Encontro de Pesquisadores – Produção de Conhecimento e a Transição de Paradigmas – Data: 24 a 25 de maio de 2012 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2013- XIV Encontro de Pesquisadores – NA VANGUARDA DO CONHECIMENTO: Diálogos e Debates. Data: 28 a 29 de maio de 2013 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2014- XV Encontro de Pesquisadores – A Interdisciplinaridade vista sob o prisma do desenvolvimento. Data: 27 a 29 de agosto de 2014 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2015- XVI Encontro de Pesquisadores – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO. Data: 26 a 28 de agosto de 2015 – realizado no Uni-FACEF – Franca/SP.
      • 2016 – XVII Encontro de Pesquisadores – PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO. Data: 10 e 11 de novembro de 2016 – realizado no Uni-FACEF – Franca /SP.
    • Café do Amanhã:
      • 2009 – 1º. Café do Amanhã: Desenvolvimento em Pauta foi abordado o tema “Projetos Integrados de Negócios Sustentáveis” pelo Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro. Ocorreu no Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, no dia 18 de novembro de 2009, com carga horária de 2 horas, em que teve expressiva participação comunidade.
      • 2010 – Café do Amanhã: Discussões sobre Desenvolvimento foi abordado o tema “Cálculo de Custos e Indicadores de Gestão nos Serviços Municipais” pelos Profs. Dr Daniel Carrasco Díaz e Dr. Daniel Sanchez Toledano da Universidade de Málaga (Espanha). Ocorreu no Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, no dia 03 de agosto de 2010, com carga horária de 4 horas, em que teve expressiva participação comunidade.
    • Mini-Curso:
      • 2010 – Formatação de Textos Científicos: uso dos estilos no Word 2007. Ocorreu no Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, no dia 25 de junho de 2010, com carga horária de 4 horas, com a participação de graduandos e pós-graduandos.
    • Palestras:
      • 2011 – Reunião do GEDE (Grupo de Estudos de Desenvolvimento) com as seguintes palestras:1) Aspectos Gerais da Abordagem Sistêmica, por ocasião da, ministrada pela  Profa. Dra. Verônica Angélica Freitas de Paula no UNI-FACEF – Centro Universitário de Franca, no dia 12 de agosto de 2011, com carga horária de 2 horas.2) Uma Leitura Macro Social da Fraude, por ocasião da reunião do GEDE (Grupo de Estudos de Desenvolvimento), ministrada pelo  Prof. Dr. Carlos Pimenta da Universidade do Porto – Portugal, no Centro Universitário de Franca – UNI-FACEF, no dia 17 de outubro de 2011, com carga horária de 2 horas.
      • 2012 – Encontro do GEDE (Grupo de Estudos do Desenvolvimento), com a palestra do Prof. Omar Sacilotto Donaires. Data: 17 de agosto de 2012. Objetivo: refletir sobre conceitos, metodologias e aplicações de visão sistêmica em um contexto de Desenvolvimento Regional. Quantidade de Participantes: 100 pessoas, realizado no Uni-FACEF -Franca.
      • 2014 – Reunião do GEDE (Grupo de Estudos de Desenvolvimento) com as seguintes palestras:1) “O Desafio da Participação Cidadã nas políticas públicas”, ministrada pelo Prof. Dr. Mauro Serapioni em reunião do GEDE – Grupo de Estudos em Desenvolvimento em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário de Franca – UNI-FACEF, no dia 25 de outubro de 2014, com carga horária de 03 (três) horas.2) “El mapa no es el território: Necessario enmarque desde la SYSTEMS PRACTICE para la ‘praxis’ inter y transdisciplinaria mediante recursos de la Computación/Informática/Infonomia/Simbionomi”, ministrada pelo Prof. Pedro Antonio Luna Velez da Universidad de Chile, ministrada no dia 31 de outubro de 2014, com carga horária de 03 (três) horas.

keto gummies acv two pillars of kelly clarkson weight loss keto acv gummies keto acv gummies the legit keto acv pure slim keto acv gummies keto acv gummies reviews scam watch this keto gummies what s the best keto acv gummies shark tank keto gummies to quit smoking and cure copd deepfake scam ads are everywhere on facebook keto gummy kelly clarkson fun and effective keto weight loss slim labs acv keto gummies be careful does slim labs acv keto gummies work watch this review x10 boost keto acv gummies scam reviews no celebrities ever endorsed keto weight loss gummies biopure keto gummies reviews does biopure keto gummies work biopure acv keto gummies dr oz rapid weight loss plan warning dr oz weight loss dr oz weight loss pills kelly clarkson weight loss boost power of acv and keto pills kelly clarkson and ozempic dr oz perspective on losing weight shark tank keto gummies to quit smoking and cure copd deepfake scam ads are everywhere on facebook kelly clarkson weight loss scam alert keto acv gummies for weight loss and shark tank reviews keto acv gummies keto acv gummies the legit keto acv pure slim keto acv gummies