Ministro da Educação participa de encontro com reitores de IES municipais

Desligado

O Ministro da Educação, Dr José Mendonça Bezerra Filho, participará, amanhã, 22, de encontro promovido pela AIMES-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo). A atividade será realizada às 10h, na sede do Conselho Estadual de Educação (Praça da República 53 – São Paulo – SP).

Na oportunidade, serão discutidos assuntos diversos relacionados ao papel das instituições municipais de ensino superior na educação brasileira, abrindo espaço para debates sobre projetos e parcerias voltadas, por exemplo, à formação de professores para a rede pública de ensino.

As instituições associadas à AIMES, como é o caso do Uni-FACEF, são autarquias e fundações que seguem as mesmas normas impostas às entidades públicas (contratação por concurso, compras via processo licitatório etc), porém, se diferem destas ao utilizarem práticas de mercado próprias da iniciativa privada (a cobrança de mensalidades, por exemplo).

“Em um momento em que se discute a grave situação financeira das universidades estaduais paulistas e, em contrapartida, vivencia-se um perigoso processo de mercantilização do ensino, é oportuno observar as alternativas que as instituições municipais representam”, afirma o professor Marcos Bassi, Presidente da AIMES-SP e Reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul).

O Diretor Executivo da AIMES, Sandoval Nassa, por sua vez, destaca a forte presença do modelo de IES municipais no estado de São Paulo, representado por instituições com grande tradição em suas regiões. “As instituições municipais de ensino superior já dispõem de infraestrutura pronta e espalhada por diferentes pontos da Grande São Paulo e interior. Juntas, contam com cerca de 60.000 alunos e oferecem mais de 90 cursos, entre os quais Medicina, Direito, Engenharias e Licenciaturas”, informa, complementando, em seguida, com um argumento que justifica não apenas o encontro desta terça-feira, bem como a própria razão de ser da associação: “Deixar de lado o potencial sinérgico da atuação conjunta entre as instituições municipais – e delas com as demais instâncias do poder público – seria fechar os olhos para um enorme potencial a ser trabalhado”.

 

A AIMES-SP 

A AIMES-SP é formada por 24 instituições de ensino superior municipais, com unidades distribuídas por diversos pontos do estado de São Paulo.  São faculdades, centros universitários e universidades com grande tradição em suas regiões, a maioria delas com quase 50 anos de atuação.

As instituições de ensino superior municipais são um contraponto aos conglomerados financeiros que buscam na Educação margens exorbitantes de lucro e, por outro lado, representam um modelo alternativo ao das Universidades Estaduais e Federais, mantidas financeiramente pelo poder público.

Juntas, as associadas AIMES-SP contam com cerca de 60.000 alunos, oferecem mais de 90 diferentes cursos de Graduação e representam 21 cidades.

Ao se unirem em torno da associação, essas instituições aumentam sua representatividade e capacidade de articulação e organização, impulsionando a troca de experiências, a realização de atividades conjuntas e o debate de ideias.

 

Relação de Associadas AIMES-SP

Adamantina

Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI – www.fai.com.br

Araçatuba

Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba – FAC-FEA – www.feata.edu.br

Assis

Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA – www.fema.edu.br

Avaré

Faculdades Integradas Regionais de Avaré – FIRA – www.fira.edu.br

Bebedouro

Inst. Muni.l de Ens. Sup. de Bebedouro Victório Cardassi – IMESB – www.imesb.br

Bragança Paulista

Fac. de Ciências e Letras de Bragança Paulista – FESB – www.fesb.br

Catanduva

Inst. Munic. de Ensino Superior de Catanduva – IMES CATANDUVA – www.fafica.br

Dracena

Faculdade de Dracena – FUNDEC – www.fundec.edu.br

Franca

Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF – www.unifacef.com.br

Faculdade de Direito de Franca – FDF – www.direitofranca.br

Ibitinga

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga – FAIBI – www.faibi.com.br

Jundiaí

Escola Superior de Educação Física de Jundiaí – ESEFJ – www.esef.br

Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) – www.fmj.br

Mogi Guaçu

Faculdade Municipal Professor Franco Montoro – FMPFM – www.fmpfm.edu.br

Penápolis
Fac. de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis – FAFIPE – www.funepe.edu.br

Piracicaba

Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP) – www.fumep.edu.br

Santa Fé do Sul

Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul – FUNEC – www.funecsantafe.edu.br

Santo André

Centro Universitário Fundação Santo André – CUFSA – www.fsa.br

Faculdade de Medicina do ABC – FMABC – www.fmabc.br

São Bernardo

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – FDSBC – www.direitosbc.br

São Caetano

Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS – www.uscs.edu.br

São João da Boa Vista

Centro Univ. das Fac. Assoc. de Ensino de S.João da Boa Vista (FAE-UNIFAE) – www.fae.br

São José do Rio Pardo

Faculdade Euclides da Cunha – FEUC – www.feucriopardo.edu.br

Taubaté

Universidade de Taubaté – UNITAU – www.unitau.br

apple cider vinegar keto gummies weight loss review l benefits l link description shorts 1 how to lose weight fast with apple cider vinegar and baking soda lose belly fat fast at home proton keto acv gummies watch here weight loss keto acv gummies cost proton keto reviews penis health products natural male enhancement with proof acv keto gummies yea or nay keto ketodiet shorts howtoketo ketotips libomax male enhancement pills reviews where to buy in ca usa keto acv gummies the ultimate review and results revealed keto acv does it really work what did kelly clarkson use for weight loss how did kelly clarkson lose so much weight animale cbd male enhancement gummies reviews 2023 vigrx plus for male enhancement pills buy direct from official site fruit keto gummies oomph sample saturday ep82 sinrex male enhancement pill video review