Ciências Contábeis

Ciências Contábeis Uni-FACEF - quatro estrelas no Guia do Estudante Abril 2012

O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei nº. 9.245/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº. 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

É hoje um profissional imprescindível, tanto na esfera financeira como em qualquer organização pública ou privada . Antes de tudo, é um profissional eclético. Todo e qualquer patrimônio necessita de critérios de formatação e de evaliação, fato do dia-a-dia do profissional de Contabilidade. A identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades, exige do contador um amplo e variado leque de conhecimentos.

O mundo vem experimentando profundas transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O Profissional Contábil está treinado e habilitado, na extensão do seu necessário envolvimento como requisito mínimo nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais, a direcionar as conclusões da lógica contábil sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio.

Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente o Profissional Contábil dispõe de preparo técnico para com tais dados disponibilizar a verdade patrimonial, contribuindo assim para a direção dos negócios.

Atua em três áreas principais:

  • Contabilidade: em que o contador cuida da aplicação das normas e das práticas contábeis exigidas por lei;
  • Controladoria: em que o profissional avalia e informa se os recursos da empresa estão sendo utilizados da melhor forma, montando uma base de dados que sirva de suporte ao processo decisório;
  • Auditoria: em que o auditor analisa e valida as demonstrações contábeis e os controles relacionados.

Além das áreas citadas acima, o Contador pode ainda dedicar-se a análise do desempenho econômico-financeiro das empresas, uma atividade considerada fundamental por parte do mercado financeiro, que exige avaliação constante para a liberação ou renovação de créditos ou financiamentos.

O contador é um profissional liberal de múltiplas funções, podendo ser:

  • Autônomo;
  • Empresário de Contabilidade;
  • Auditor Independente ou Interno;
  • Consultor Tributário;
  • Controller;
  • Auditor Fiscal;
  • Perito Contábil.
  • Membro do Conselho Fiscal e de Administração;
  • Árbitro em câmaras especializadas;
  • Atuar na área acadêmica;
  • Membro de Comitês de Auditoria;
  • Membro em Entidade de Classe;
  • Executivo.


Introdução

Com duração de oito semestres (quatro anos), o curso de Ciências Contábeis abrange profundos conhecimentos teóricos e prático das áreas de contabilidades geral, avançada e conhecimentos em administração, economia, direito e métodos quantitativos em conjunto com a teoria contábil. Nos últimos semestres, há um aprofundamento de estudos, direcionados para especialidades da carreira de Contador.

Chefe de Departamento

O Chefe de Departamento do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Municipal de Franca está presente diariamente na Instituição, coordenando e supervisionando o desenvolvimento das atividades docentes do Curso, estimulando a pesquisa, presidindo as reuniões de Departamento a cada início de semestre ou quando necessário para a preparação de algum evento.

Dados do curso

Criação Turno Regime Vagas Duração
1981 Noturno Semestral 60 8 semestres (4 anos)
Habilitação Título
Bacharelado em Ciências Contábeis Bacharel em Ciências Contábeis

Perfil Profissiográfico do Egresso

A proposta do Uni-FACEF – Centro Universitário Municipal de Franca, autarquia municipal fundada em 1951, através do Departamento de Ciências Contábeis, é de formar bacharéis em Ciências Contábeis com competências e habilidades que os capacitem a exercer suas atividades com ética, responsabilidade, visão ampla, crítica e analítica do mundo dos negócios e com capacidade para antecipar e provocar mudanças, participando das decisões norteadoras do destino das organizações.

O egresso de Ciências Contábeis do Uni-FACEF caracteriza-se como gestor de informações, capacitado não somente ao exercício legal da profissão de Contador e possuidor de espírito crítico e apurado senso analítico, mas também dotado de elevado potencial empreendedor e de visão estratégica, qualificando-se para a prática das decisões, de forma participativa.

O profissional formado no curso de Ciências Contábeis do Uni-FACEF está habilitado para exercer suas atividades em empresas públicas e privadas, comerciais, industriais, prestadoras de serviços, agronegócios e organizações do terceiro setor. Bacharel em Ciências Contábeis, está capacitado para pesquisar, analisar e discernir a par de muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeira e patrimonial das Entidades.

Atualmente, espaço em que vivemos a era do conhecimento, a profissão vive um momento áureo. Vale lembrar, onde houver uma empresa pequena, media ou grande, sempre existirá a figura do Contador.

Uma das preocupações sempre presente entre aqueles que são os responsáveis pelas decisões nas organizações é quanto ao melhor uso das informações de que dispõe. Isso parece claro quando se dispõe de informações completas e que sejam úteis e necessárias.

Por sua vez, essas informações nem sempre são suficientemente claras. Às vezes, ocorre um distanciamento, passível de ser corrigido, entre aqueles que as elaboram e as fornecem e os que delas fazem uso. Com isso, prejudica-se uma análise mais realista da situação em estudo, o que na maioria das vezes, provoca decisões equivocadas tomadas pelos gestores.

Num mundo globalizado, extremamente competitivo, uma decisão equivocada pode instalar o caos nas organizações, e, some-se a isso, se esta decisão se deriva da má qualidade das informações ou a falta delas.

Esta realidade do mercado exige profissionais preparados para assumir novas responsabilidades e posições, que estejam atualizados em relação às mudanças, e o Contador esta inserido nessas premissas.

Antigas civilizações, com justificada preocupação, utilizavam-se de rudimentares técnicas contábeis nos controles e na prestação de contas. A Contabilidade, na sua evolução, tornou-se não apenas um instrumento de registro das transações, mas um poderoso e efetivo sistema de informações gerenciais. Desse conjunto extrai-se a sua razão de ser – a credibilidade e a segurança nas grandes decisões e nas prestações de contas, afirma o Contador Luiz Carlos Vaíni, Presidente do CRC SP – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

O Contador é o responsável pelo desenvolvimento destas atividades. Registrar os atos e fatos das organizações é uma tarefa importante, pois é o princípio da informação e todo o seu papel deve estar voltado para produzir mais e melhores informações, o seu papel é como uma verdadeira “bússola” dos negócios e deve ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista.

Para o desempenho dessas funções com a máxima competência, a formação do Contador de hoje deve conter não só sólidas noções de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas e de responsabilidade social.

Ampla gama de atividades é desenvolvida ao longo do curso, além da sala de aula, tais como: tcc, oficinas de estudos contábeis, estágios supervisionados, cursos de escrituração fiscal, escrituração contábil, atividades com utilização de softwares e programas específicos em laboratório empresarial, jogos de empresas, palestras, seminários, encontros, congressos e convenções, com o objetivo de familiarizar o estudante com o cotidiano do Contador.

Linhas de Pesquisa e Orientadores

Como fomento à pesquisa na área contábil, o curso proporciona aos estudantes estudos direcionados à métodos e técnicas de pesquisa, com enfoque de iniciação à pesquisa, através de instrumentos como: trabalhos de conclusão de curso, artigos, trabalhos acadêmicos, relatórios de pesquisa, monografias e incentivando a participação em eventos, congressos, convenções da área contábil, dentro das linhas de pesquisas e com os respectivos orientadores.


Matriz Curricular a partir de 2023 com as Unidades Curriculares de Extensão

1º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Contabilidade Geral I 66
Direito Empresarial e Legislação 33
Fundamentos de Economia I 66
UCE – Matemática Financeira 66
Sociologia e Modernidade 33
Teoria das Organizações I 66
Carga horária Total 330

 

2º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Comunicação Empresarial 66
Contabilidade Geral II 66
Fundamentos de Economia II 33
Pensamento Científico 33
Tecnologia da Informação 33
Teoria das Organizações II 66
Ética e Compliance 33
Carga horária Total 330

 

3º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Análise de Balanços 66
Estrutura, Orçamento e Formação de Preço 66
Sistemas de Informação Gerenciais 66
Mercado de Capitais 66
Pensamento Empreendedor 33
Psicologia e Comportamento Organizacional 33
Carga horária Total 330

 

4º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Gestão Financeira 66
Comércio Internacional 33
Estatística 33
Fundamentos de Marketing 33
Política de Mercado 66
Avaliação de Empresas e Gestão de Riscos 33
Gestão de Recursos Humanos 66
Carga horária Total 330

 

5º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Contabilidade Empresarial 66
Direito e Contabilidade Tributária 66
Gestão da Produção e Custos 66
Teoria da Contabilidade 33
Análise Financeira e Socioeconômica de Empresa (DFC-DVA) 66
UCE – Projeto Interdisciplinar I 33
Carga horária Total 330
6º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Auditoria I 66
Contabilidade Terceiro Setor 33
Contabilidade Avançada 66
Contabilidade e Gestão de Agronegócios 33
Contabilidade de Custos 66
UCE – Laboratório Contábil I 33
UCE – Projeto Interdisciplinar II 33
Carga horária Total 330

 

7º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Análise de Investimentos e Finanças 66
Auditoria II 66
Contabilidade de Instituições Financeiras 33
Contabilidade Governamental I 66
Perícia Contábil I 33
UCE – Laboratório Contábil II 33
UCE – Projeto Interdisciplinar III 33
Carga horária Total 330

 

8º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Contabilidade Governamental II 66
Controladoria 66
Contabilidade e Legislação Societária e Fiscal 66
Perícia II 33
UCE – Projeto Interdisciplinar IV 33
UCE – Laboratório Contábil III 66
Carga horária Total 330

  

RESUMO Matriz início em 2023 HORAS
Carga Horária em Sala de Aula 2310
Trabalho de Conclusão de Curso 100
Atividades Complementares 100
Estágio Supervisionado 240
Unidade Curricular de Extensão (UCE) 330
TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA 3080

 

Matriz Curricular em vigor até 2022 

1º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Contabilidade Geral I 66
Direito Empresarial e Legislação 33
Fundamentos de Economia I 66
Matemática Financeira 66
Sociologia e Modernidade 33
Teoria das Organizações I 66
Carga horária Total 330

 

2º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Comunicação Empresarial 66
Contabilidade Geral II 66
Fundamentos de Economia II 33
Pensamento Científico 33
Tecnologia da Informação 33
Teoria das Organizações II 66
Ética e Compliance 33
Carga horária Total 330

 

3º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Análise de Balanços 66
Estrutura, Orçamento e Formação de Preço 66
Sistemas de Informação Gerenciais 66
Mercado de Capitais 66
Pensamento Empreendedor 33
Psicologia e Comportamento Organizacional 33
Carga horária Total 330

 

4º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Gestão Financeira 66
Comércio Internacional 33
Estatística 33
Fundamentos de Marketing 33
Política de Mercado 66
Avaliação de Empresas e Gestão de Riscos 33
Gestão dos Recursos Humanos 66
Carga horária Total 330

 

5º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Contabilidade Empresarial 66
Direito e Contabilidade Tributária 66
Gestão da Produção e Custos 66
Teoria da Contabilidade 33
Análise Financeira e Socioeconômica de Empresa (DFC-DVA) 66
Projeto Interdisciplinar I 33
Carga horária Total 330

 

6º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Auditoria I 66
Contabilidade Terceiro Setor 33
Contabilidade Avançada 66
Contabilidade e Gestão de Agronegócios 33
Contabilidade de Custos 66
Laboratório Contábil I 33
Projeto Interdisciplinar II 33
Carga horária Total 330

 

7º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Análise de Investimentos e Finanças 66
Auditoria II 66
Contabilidade de Instituições Financeiras 33
Contabilidade Governamental I 66
Perícia Contábil I 33
Laboratório Contábil II 33
Projeto Interdisciplinar III 33
Carga horária Total 330

 

8º semestre Carga Horária (hora-relógio)
Contabilidade Governamental II 66
Controladoria 66
Contabilidade e Legislação Societária e Fiscal 66
Perícia II 33
Projeto Interdisciplinar IV 33
Laboratório Contábil III 66
Carga horária Total 330

  

RESUMO Matriz atual (até 2022) Horas-Relógio
Carga Horária em Sala de Aula 2640
Estágio Supervisionado 240
Trabalho de Conclusão de Curso 100
Atividades Complementares 100
TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA 3080

  Matriz Curricular – ingressantes de 2016 a 2020

SEMESTRE DISCIPLINA HORA/RELÓGIO
1º Semestre Contabilidade Geral I 66
Introdução à Administração I 66
Introdução à Economia I 66
Empreendedorismo 33
Marketing 33
Matemática 33
Instituições de Direito 33
CARGA HORÁRIA TOTAL – 1º SEMESTRE 330
2º Semestre Contabilidade Geral II 66
Introdução à Administração II 33
Introdução à Economia II 66
Matemática Financeira 66
Comunicação e Expressão I 33
Introdução às Ciências Sociais 33
Filosofia e Ética 33
CARGA HORÁRIA TOTAL – 2º SEMESTRE 330
3º Semestre Administração Fin. e Orçamentária 66
Mercado de Capitais 66
Comunicação e Expressão II 33
Tecnologia da Informação 33
Política de Mercado 66
Análise de Balanço I 66
CARGA HORÁRIA TOTAL – 3º SEMESTRE 330
4º Semestre Sistemas Contábeis 33
Contabilidade Empresarial I 66
Comportamento Organizacional 33
Análise de Balanço II 66
Teoria da Contabilidade 66
Recursos Humanos 66
CARGA HORÁRIA TOTAL – 4º SEMESTRE 330
5º Semestre Contabilidade de Custos 66
Metodologia Científica 33
Contabilidade de Agronegócios 66
Contabilidade Empresarial II 66
Direito Empresarial e Tributário I 66
Responsabilidade Social 33
CARGA HORÁRIA TOTAL – 5º SEMESTRE 330
6º Semestre Análise de Custos 33
Contabilidade Avançada 66
Gestão de Risco e Aval. de Empresas 33
Tópicos Contemp. de Contabilidade 33
Comércio Exterior 33
Gestão Empresarial 66
Direito Empresarial e Leg. Tributária II 66
CARGA HORÁRIA TOTAL – 6º SEMESTRE 330
7º Semestre Estrutura e Orçamento Empresarial 66
Auditoria I 66
Estatística 33
Análise de Investimentos e Finanças 66
Contabilidade Governamental I 33
Perícia Contábil I 33
Contabilidade de Inst. Financeiras 33
CARGA HORÁRIA TOTAL – 7º SEMESTRE 330
8º Semestre Controladoria 66
Contabilidade Governamental II 66
Laboratório Contábil 66
Auditoria II 66
Perícia Contábil II 33
Legislação Societária e Fiscal 33
CARGA HORÁRIA TOTAL – 8º SEMESTRE 330

RESUMO HORA/RELÓGIO
Conteúdo de Formação Básica 1023
Conteúdo de Formação Profissional 1485
Conteúdo de Formação Teórico-Prático 132
SUBTOTAL 2640
Trabalho de Conclusão de Curso 100
Atividades Complementares 100
Estágio Supervisionado 240
TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA 3080

 

 

M.ª Ana Tereza Jacinto Teixeira

  • Demografia (população), Industrialização, Educação e Economia, Sociedade, Cultura e Economia.

Dr. Almir Montovani

  • Estatística.

M.e Arnaldo Antonio Rufino Batista

  • Finanças, Custos, Auditoria e Perícia, Métodos e Técnicas de Pesquisa.

M.e Augusto Aparecido Mazier

  • Balanço Social, Custo ABC, RH e Gestão de Pesquisa.

Drª. Barbara Fadel

  • Metodologia do Ensino Superior.

M.e Carlos Renato Donzelli

  • Varejo, Crédito, Sistema Financeiro, Finanças, Governança Coorporativa.

M.ª Célia Helena Martins Rosa

  • Gestão de Empresas Familiares, Auditoria, Análise Comparativa das Empresas (Comerciais e Industriais).

M.ª Doroti Daisy Montovani

  • QVT Qualidade de Vida no Trabalho, Estratégia em Gestão de Pessoas, Assédio Moral, Estresse.

Drª Edna Maria Campanhol

  • Responsabilidade Social, Gestão Ambiental, Ética Profissional, Balanço Social.

Dr. Hélcio Martins Tristão

  • Cluster, Cooperação, Rede de Empresas, Qualidade na Gestão do Processo de Desenvolvimento do Produto.

Dr. José Alfredo de Pádua Guerra

  • Economia, Administração Hoteleira, Administração PMES, Métodos Quantitativos e Finanças.

M.e Márcio Benevides Lessa

  • Contas Nacionais, Macroeconomia, Economia Setor Público, Economia de Empresas.

M.ª Maria Amélia Duarte Oliveira Ferrarezi

  • Contabilidade de Instituições Financeiras; Auditoria; Tópicos Contábeis Contemporâneos e Contabilidade Societária BR GAAP.

Drª Marinês Santana Justo Smith

  • Administração Financeira e Contábil PMES, Responsabilidade Social e Ética Empresarial e Contabilidade Internacional.

M.e Mário Chagas Filho

  • Auditoria Empresarial de Balanços, Contabilidade e Análise de Custos, Cooperativismo, Projetos de Capacitação de Recursos para o Terceiro Setor (OSCIP), Administração de Condomínios, Serviços Fisco-Contabéis e Trabalhistas para PMES.

Dr. Orivaldo Donzelli

  • Licitação e Contratos Públicos, Contabilidade Pública, Finanças Públicas, Varejo, Terceirização, Planejamento e Projetos, Lei de Responsabilidade Fiscal.

M.e Paulo Sérgio Moreira Guedine

  • Direito do Consumidor, Direito Trabalhista.

M.ª Thalisa Maria Jati Gilberto

  • Educação Financeira, Finanças corporativas, Mercado de capitais, Contabilidade Financeira, Desenvolvimento sustentável e Estratégia Empresarial

O curso de Ciências Contábeis do Uni-FACEF adota um processo de avaliação contínua, por meio de múltiplos instrumentos de avaliação. Os resultados do processo de avaliação servem para redimensionar o ensino e a aprendizagem e todo o planejamento inicialmente elaborado.

A avaliação acompanha todo o processo de formação discente, não sendo vista, portanto, como resultado, mas como diagnóstico ou formação. Sendo assim, é desenvolvida em todas as aulas, através de seminários, fichamentos, participações, debates, trabalhos de resumo, resenha e fichamentos, dramatizações, escrita de artigos e de pesquisas científicas, TCC etc. Todos os instrumentos são mobilizados com o objetivo de formar integralmente – científica, cultural, artística e ética – o corpo discente.

O aluno deve apresentar, ao final do semestre, a média mínima 6,0 (seis) pontos por disciplina e, ainda, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência em cada disciplina. Não obtendo esses índices, fica em regime de dependência. O aluno poderá carregar 04 (quatro) disciplinas, em regime de dependência, para o semestre seguinte. São atribuídas duas médias por semestre, compostas, em cada disciplina, por, no mínimo, dois instrumentos de avaliação, em cada bimestre, sendo uma prova escrita individual e por qualquer outro instrumento de avaliação.

Ao final de cada semestre, o aluno que obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis) pontos está aprovado; média menor que seis e maior ou igual a dois pontos, realizará prova SUBSTITUTIVA; média inferior a dois pontos, automaticamente reprovado (DP). A avaliação SUBSTITUTIVA abordará todo o conteúdo do semestre.

As provas de dependência e as de provas de adaptação e também os trabalhos relativos a esses processos são organizados e agendados pela Coordenação do curso, nos dois bimestres do semestre e afixados nos murais da sala de aula.

Os alunos em licença, por saúde ou licença gestante ou maternidade, seguem os seguintes procedimentos:

  • o aluno (ou seu procurador) deverá apresentar, na Secretaria do Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca, atestado médico ou certidão de nascimento do filho, juntamente com requerimento preenchido no local;
  • o prazo para a retirada dos trabalhos e a data de entrega dos mesmos deve ser determinada pela Secretaria, que deverá levar em conta o tempo para a preparação dos trabalhos pelos professores;
  • as médias são fornecidas após a correção e entrega dos trabalhos pelos professores;
  • os prazos estipulados pela Secretaria não podem ser alterados pelos alunos.

Também nas provas de dependência e de adaptação a média bimestral a ser atingida pelos alunos deve ser 6,0 (seis) pontos.

Observação: Normas referentes ao TCC. Conforme o CAPÍTULO XIII referente à Avaliação Final do Trabalho de Conclusão de Curso, Artigo 28º- A nota média mínima exigida é 6 (seis), obedecendo aos mesmos critérios acadêmicos instituídos pelo Uni-FACEF. Por isso, para sua aprovação, a nota final – da Banca Examinadora – não poderá ser inferior a 6 (seis). Caso a média final fique abaixo de 6 (seis) ou a nota final (Banca) fique abaixo de 6 (seis), o grupo será considerado reprovado, devendo cursar novamente as matérias referentes ao TCC, sendo obrigatória a mudança da empresa objeto de trabalho.

Práticas Formais de Avaliação

As avaliações do processo ensino-aprendizagem são realizadas conforme estratégias metodológicas previstas nos planos de ensino, observando-se alguns dos seguintes critérios:

  • provas parciais;
  • avaliações bimestrais;
  • avaliações substitutivas;
  • seminários, envolvendo temas emergentes;
  • interpretação de textos, com o objetivo de desenvolver no aluno habilidades de interpretação, raciocínio e poder de síntese;
  • estudos de casos – desenvolvimento de estudo de casos práticos;
  • trabalhos com discussões de relatórios, em função de um estudo de caso de artigo, revistas, jornais ou vídeos em que se discutem as conclusões dos grupos;
  • pesquisas diversas – coleta e análise de informações conjunturais;
  • pesquisas via Internet – acesso de seus usuários às informações constantes de seus bancos de dados;
  • avaliação de relatórios de Práticas orientadas internas e externas;
  • avaliação de atividades extra classe realizadas em períodos de temporadas, recesso e férias, através de relatórios e acompanhamento de profissionais e do Coordenador de Práticas orientadas;
  • simulação e criação de empresas – aplicação da teoria à prática, inclusive utilizando-se a interdisciplinaridade;
  • estágio supervisionado, solidifica a aplicação da teoria à prática, baseado na lei nº. 6494 de 07/12/97 e no Decreto nº. 87497 de 18/08/82, conforme manual do estagiário.

Com este elenco de atividades, os professores do Uni-FACEF procuram formar o graduando com o perfil ideal para o mercado de trabalho.


Atividades Obrigatórias

Trabalho de Conclusão de Curso

Início, no máximo, no 5º semestre e entrega no 7° semestre. As explicações sobre sua condução e o regulamento para a elaboração do trabalho são entregues por ocasião do início do desenvolvimento do processo. Os trabalhos são orientados pelos professores do Uni-FACEF conforme linhas de pesquisa.

Estágio Supervisionado

Os alunos poderão estagiar durante o curso, a partir do 3º semestre, onde serão computadas 60 horas de estágio por semestre até o 7º semestre do curso, nas diversas áreas de atuação do administrador. Somente serão válidas a partir da efetivação da matrícula.

A realização do Estágio é de grande importância, visto que atende tanto ao aspecto legal do curso, como também oferece subsídios suficientes para o efetivo exercício profissional.

É importante também lembrá-lo que o Estágio é necessário para o recebimento do diploma, sem o qual não poderá exercer legalmente sua profissão.

O estágio curricular é realizado com carga mínima de 300 horas.

O estágio poderá ser realizado em uma ou mais empresas.

O Estágio deve propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, devendo ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com o currículo, conteúdo programático e calendário escolar, a fim de se constituir em instrumento de integração, de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico – cultural – científico e de relacionamento humano.

Artigos Científicos

Com datas de entrega programadas para os 2º, 4º, 6º e 8º semestres. O regulamento que rege a elaboração dos artigos (objetivo, justificativa, critérios de avaliação, apresentação, elaboração do conteúdo e respectiva formatação) será entregue e explicado ao aluno por ocasião do desenvolvimento da atividade. Os artigos são orientados pelos professores do Uni-FACEF, conforme linhas de pesquisa.

Trabalho Interdisciplinar

Atividades de Pós Graduação Stricto Sensu

Em 04/09/2002, Portaria MEC n° 2.530 aprovou curso de Pós- Graduação – strictu sensu do Uni-FACEF, em Administração ( Mestrado ) que está em fase de reorganização em virtude das novas avaliações da CAPES.

Atividades de Intercâmbios, Extensão e Serviços

O Uni-FACEF mantém acordos, intercâmbios acadêmicos e contratos de prestação de serviços com várias Instituições do país e do exterior. Mantém, da mesma forma, contratos e convênios de apoio e prestação de serviços com Indústrias, Sindicatos e outras entidades da região e do Estado.
Convênio de apoio e intercâmbio acadêmico com a Université Pierre Mendes – École Supérieure das Affaires de Grenoble, França;

  • Convenio de prestação de serviços com a Associação Comercial e Industrial de Franca (ACIF);
  • Convênio de prestação de serviços com a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (COCAPEC), Franca;
  • Convênio com a Fundação do Café da Alta Mogiana;
  • Convênio com a Agência de Desenvolvimento da Alta Mogiana;
  • Convênio de Educação Profissional e Aprendizagem com a Guarda Mirim, de Franca;
  • Convênio de Cooperação Acadêmica com a FEA-RP/USP;
  • Convênios de prestação de serviços com Prefeituras da região da Alta Mogiana;
  • Convênio de prestação de serviços com o Sindicato da Indústria de Calçados de Franca;
  • Convênio de prestação de serviços com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Além dessas atividades, vários docentes da Instituição prestam assessorias e realizam trabalhos para: CAPES/MEC, FAPESP, etc.

Programa de Iniciação Científica

São destinadas 2 (duas) bolsas, anualmente, para o curso de Administração. Além das duas bolsas, o aluno também pode concorrer à bolsa de melhor projeto de pesquisa.

Visão Geral dos Laboratórios

São dois Laboratórios de Informática, instalados e devidamente planejados para utilização em pesquisas, um laboratório de língua (inglês, francês e espanhol), laboratório de psicologia, laboratório de matemática e física e outros de comunicação social.
O Uni-FACEF conta com acesso em banda larga à Internet (2Mb downl./1Mb upl.), salvaguardado por um firewall com Microsoft ISA Server, através do qual alunos e professores realizam pesquisas, contatam com várias instituições e bibliotecas situadas em vários pontos do mundo, além de se utilizarem de softwares específicos.
Cada laboratório possui 35 PCs INFOWAY ITAUTEC – PENTIUM 4 – 1.7 MHZ, com servidores interligados em rede e à Internet, 24 horas por dia. Cada estação tem instalados softwares específicos para elaboração de atividades acadêmicas, científicas, administrativas, especiais, de pesquisa e de jogos de empresas (SPSS, que tem sido considerado um dos melhores softwares estatísticos do mercado, justamente porque comporta processos que englobam análise estatística em profundidade e possibilita análises estatísticas, desde suas ferramentas básicas como estatística descritiva até testes não paramétricos; análise inferencial (regressão linear, múltipla, ANOVA simples, testes qui-quadrado, entre outros); análise discriminante de cluster, análise fatorial, correlações bivariadas, análise de confiabilidade e escalonamento multidimensional; Economática e muitos outros específicos por disciplinas nos diversos cursos; Statistical Neural Network, para análise de dados, utilizando os princípios de redes neurais para tratamentos específicos de dados, Ariel, que tem se tornado uma ferramenta indispensável para a comutação bibliográfica. Trata-se de uma plataforma que viabiliza o intercâmbio de serviços na área de biblioteconomia e que recebe e envia documentos.
A instituição conta ainda com um site, acessível através do URL <https://www.unifacef.com.br> e hospedado internamente, o qual, além das informações institucionais e acadêmicas, possui ainda dois portais, direcionados um à comunidade discente e outro à comunidade docente.

Laboratórios de Informática

  • 70 microcomputadores Itautec Infoway, Pentium 4 1.7 Ghz, 256 Mb RAM, 40 GB HD, com teclado, mouse e monitor 17”, Windows 2000 Professional, com acesso em banda larga à Internet, sendo dois deles com gravador de CD 52x24x52x
  • Alguns softwares disponíveis: Adobe Page Maker 6.5, Adobe Photoshop 5.5, Adobe Ilustrator 7, Corel Draw 11, Corel Paint 11, Corel Trace 10, Word, Excel, Power Point, Netscape internet e Explorer Internet, SSPS (versão11.0 ), Economatica
  • 2 scanners Epson Perfection 1250
  • 2 Impressoras HP Deskejet 695

Os laboratórios de informática funcionam diariamente de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 22h30.

Laboratório de Áudio

  • estação de edição de áudio em computador PC com placa adequada e software compatível para edição de áudio – baseado Processador Pentium 4 1.7 Ghz, 512 MB, Cd Rom 52x de memória, 01 monitor de 17 polegadas
  • caixas acústicas amplificadas para retorno da ilha de áudio
  • 1 fone de ouvido (com auricular tamanho grande)
  • 2 microfones profissionais de mão com fio
  • 2 anti puff
  • tripé de microfone
  • pedestal base de ferro

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 18h00 às 22h30.

Laboratório de Vídeo

  • Câmera mini DV com case, 1 CCD ¼” com 340.00 pixels cada, ZOOM de 12:1 (12x), View Finder de 0,5” Colorido, Velocidade de gravação: SP (83 min.) com Fita AY-DVM83, Velocidade de gravação: LP (123 min.) com Fita AY-DVM83, INPUT/OUTPUT: IEEE, 1394 DV IN/OUT: 4-PIN X 1, OUTPUT: S-VIDEO: 4-PIN, Monitor OUY: RCA, Saída para fone de ouvido
  • 1 Câmera mini DV com case, CCD 680K pixels, Sistema NTSC, Zoom Óptico 10x, Zoom Digital 700x, Áudio 12/16 Bit PCM Digital Stereo/Audio, Monitor de LCD 2,5”, Interface IEEE 1394 / USB
  • 1 tripé com uma altura máxima de 2 metros e mínima de 42 centímetros
  • 1 cabeça de tripé suporte até 6Kg para câmeras digitais profissionais, giro de 360° e inclinações de 90° acima e 60° abaixo, giro exatos 75mm com precisão
  • 1 Dolly compatível com tripé
  • 1 Ilha de edição em sistema não linear, baseado em Processador Pentium 4 de 1.7Ghz, 512 MB de memória, cd rom, 01 monitor de 17 polegadas. Principais Recursos: Capacidade de armazenagem de 03 horas de vídeo. Entrada e saída digital e analógica. 01 canal de slow e fast motion em real time. Captura de vídeo sem limite de tamanho. 01 canal de efeitos e filtros em real time. Criação de formatos de DVD, CD e streaming para internet. Efeitos de Keyframe em real time. Filtros para correção de imagens, brilho e contraste. Breakout Box com entrada e saída analógica e digital.
  • 1 vídeo mini DV com padrão de compressão profissional 8-bit; 4 canais de áudio PCM digital 12-bit ou dois canais com qualidade de CD: 48-kHz, 16-bit; terminal In/Out IEEE 1394, terminais In/Out analógicos para copiagem com vídeos S-VHS: BNC, S-VIDEO (Y/C) e RCA (para áudio stereo); TBC híbrido
  • 1 monitor de áudio e vídeo, Sistema de cor NTSC-PAL ‘ M, VHF/UHF/CATV 181 canais com sintonia automática (FS Tuning System), Timer on/off e relógio, On screen display em três idiomas: português, inglês e espanhol, Autovolt (99~250V AC)
  • 1TV de 29 polegadas com entradas RCA OU SVHS
  • 1 vídeo VHS 6 cabeças
  • 1 reprodutor de DVD, vídeo CD, MP3
  • 2 caixas acústicas amplificadas para retorno da ilha de áudio
  • 4 lâmpada mini brut
  • 2 iluminador mini brut p/2 lamp
  • 1 lâmpada Fresnel 220v 1000w
  • 1 iluminador Fresnel de 1000w
  • 4 tripé 3,8mts
  • 1 iluminador softh lihut 2000
  • 1 pano de fundo infinito
  • 1 suporte para fundo infinito com 02 tripés
  • 2 case para filmadora

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 14h00 às 22h30

Laboratório de Línguas

O Uni-FACEF Centro Universitário Municipal de Franca possui um laboratório de línguas, com capacidade de atendimento simultâneo a 30 (trinta) alunos, contendo equipamentos eletro-eletrônicos periféricos, com mobiliário de marcenaria, instalado em uma sala de 8 x 10 metros, para uso dos alunos do curso de Letras do Uni-FACEF (em aulas de Língua Inglesa, Prática de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-americana) e para outros alunos de outros cursos, supervisionados por professores de línguas estrangeiras em atividades afins.

O equipamento possibilita, por meio do laboratório de multimeios:
a) a exibição na tela de projeção, através do projetor multimídia, (tela de projeção e projetor multimídia) de qualquer dos conteúdos constantes na tela do microcomputador, incluindo-se conteúdos pré-programados em editor de texto, CD-ROM ou oriundos da Internet ou dos aparelhos de reprodução de videocassete ou DVD;
b) tecla de seleção da imagem a ser exibida pelo projetor de multimídia;
c) o posicionamento, via meio eletrônico, de todos os alunos em ambiente virtual onde possam conversar entre si, interagindo nas conversações, ou seja, ouvindo e participando perfeitamente das conversações;
d) a conversação, via meio eletrônico, entre os alunos, formando pares de cabinas de alunos, sem restrição quanto ao número e posicionamento de pares formados; e
e) a aplicação simultânea de pelo menos três técnicas metodológicas a grupos diferenciados, quer sejam em tamanho e/ou em disposição física das cabinas individuais dos alunos.

Equipamentos:

  • 1 tela de projeção
  • 1 projetor multimídia
  • 1 microcomputador
  • 2 gravadores de fita cassete
  • 1 vídeocassete de 7 cabeças
  • 30 kits multimídia (gravador/reprodutor de fita cassete, fone de ouvido com microfones acoplados e painel de controle)

Agência Experimental

  • 6 microcomputadores Apple iMac PowerPC G4 700
  • 1 scanner Epson Perfection 1250
  • 1 impressora HP Inkjet CP 1700
  • 1 kit para laboratório de fotografia

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 14h00 às 22h30

Material de Apoio

  • 1 filmadora Panasonic
  • 3 microsystems
  • 2 notebooks Apple iBook Power PC G3
  • 3 notebooks Acer – Celeron
  • 16 projetores multimídia (datashows), cada qual acompanhado por um computador Itautec Celeron D 2,53 Ghz 256 Mb RAM 40 GB HD, sendo 10 deles fixos em sala-de-aula e o restante em unidades móveis
  • 1 TV 34″
  • 3 TV 29″
  • 1 TV 21″
  • 3 videocassetes
  • 2 aparelhos de DVD
  • 1 arquivo de aço
  • mesas sem gavetas
  • 100 cadeiras universitárias e cadeiras para sala de multimídia
  • 3 multiplexadores 16 canais
  • 1 rebobinador para fime 35mm com contador
  • 3 relógio despertador digital
  • 5 guilhotina 31 cm
  • 10 margindor para papel fotográfico 30×40
  • 10 ampliadores 35mm com condensador meopta
  • 1 secador taiff 5000 preto 110V
  • 1 ventilador oscilante de parede 500mm
  • 3 termômetro para químico
  • 1 fundo infinito de parede em PHT
  • 16 lanternas de segurança – filtro 1º
  • 8 tanque de aço samigon
  • 5 extrator de filmes 35mm
  • 5 flash eletrônico
  • 2 kaza light 1m Atek
  • 1 relógio de parede com segundos
  • 10 cadeiras com pés fixos
  • 3 fotômetro externo digital
  • 1 secadora de aço para negativos 60×60
  • 10 objetiva Shinker 50mm f. 3.5 com ampliador
  • 3 tripé para câmera Vivitar modelo 2400 GX
  • 2 tripé marca Atek modelo 83
  • 2 tripé marca Atek modelo 82
  • 1 mini-tripé para fundo
  • 1 fundo infinito acrílico para produto 2x3m
  • 1 kit do curso de Matemática Financeira IOB composto por 3 CD’s
  • 1 kit de video “Ferramentas de Melhoria de Qualidade”
  • 1 kit video “Gerenciamento de Reengenharia”
  • 1 armário de aço fechado 2P-1,70m altura
  • 8 retroprojetores
  • 1 leitor Smart Bematec – leitor de documentos
  • 1 impressora autenticadora 48 col. Bematec
  • 1 mesa de micro com teclado
  • 1 cadeira de secretária giratória
  • 1 impressora a laser HP1200
  • 1 mesa em madeira e fórmica 90x60x73
  • 1 Switch KVM com 4 portas e cabos
  • 4 estantes de aço para a Biblioteca

IPES (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais)

O IPES – Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais é um espaço de desenvolvimento de pesquisas científicas e de mercado. É o local de pesquisa com equipamentos – computadores, impressoras, scanner, fax, telefone-, softwares, espaços individuais e de grupos, mesas de reunião possui uma dinâmica de discussão dos projetos do Programa de Iniciação Científica da Instituição, juntamente com os Programas dos Grupos de Pesquisas e dos Programas financiados pela FAPESP. Projetos, idéias novas, trocas de idéias são geradas e desenvolvidas nesse espaço e estão sendo apresentadas em vários eventos, a saber: Produção Científica com a participação de pesquisadores em Congressos Internacionais: BALAS (USA) , CLADEA (Brasil), ENANPAD (Brasil), Congress of the International Association of Schools Of Social Work, Congreso Latinoamericano de ética, negócios y economia (México), Colloque Franco Brésilien (Seminaire de Recherche sur les Districts industrielas, (França), Proceedings of the Global Business Conference (USA), Congreso Latinoamericano de Ética, Negócios y Economia (Argentina) e (São Paulo).

Oportunidade de emprego

Vaga de emprego aberta para auxiliar contábil. Requisitos: Experiência em lançamentos contábeis;Boa conciliação de documentos;Conhecimento em informática e…

Trote Solidário UniFACEF 2024: solidariedade em uma das maiores gincanas universitárias do país

Na noite de sexta-feira (05), o UniFACEF, instituição de ensino superior de Franca (SP), foi o palco de…

Oportunidade de estágio

Oportunidade de estágio em setor comercial. Empresa: Digital Fly Setor: Comercial Vaga: BDR / Prospeção ativa Descrição das…

Oportunidade de emprego

Oportunidade de emprego na vaga de Auxiliar Contábil. Requisitos: Técnico ou superior em andamento em contabilidade ou correlatas;Experiência…

Informações

As informações de mensalidades listadas abaixo são válidas para o ano letivo de 2024. O desconto pontualidade é concedido para pagamentos até a data de vencimento do boleto (todo dia 10 de cada mês). Consulte o Setor Financeiro para obter mais informações.

Curso Valor do boleto Valor com desconto pontualidade(10%)
Ciências Contábeis – Noturno R$ 1.110,00 R$ 999,00


radiant acv gummies on shark tank the sweet side of weight loss from shark tank to your home the keto pills that stood out the ultimate guide to the best fat burner available today selecting the right cbd gummies for ed an essential buyers guide blue vibe gummies for ed a new vibration in erectile dysfunction treatment the comprehensive guide to cbd gummies for ed benefits and insights are hemp gummies the same as cbd gummies clarifying the confusion keoni cbd gummies reviewed pros cons and effects