Atividades desenvolvidas

2º semestre 2020

Palestra “Educação escolar em tempos de pandemia” ministrada pelo Supervisor de ensino de Franca/SP João Nery Giorgetti e oferecida para os pibidianos e comunidade escolar.

Minicurso “Educação mediada por tecnologia em tempos de ensino remoto e pandemia” ministrado pela Profª Mayara Mayumi (PPGLLP/Unesp Araraquara) e oferecida para os pibidianos e comunidade escolar.

Palestra “Redação no Enem: o texto dissertativo-argumentativo” ministrada pela Profª Luiza Bedê e oferecida para os estudantes das escolas parceiras.

Palestra “A ética na escola: o papel do professor” ministrada pela Profª Maria Cherubina Lima Alves e oferecida para os pibidianos e para a comunidade escolar.

Atividades de 2014

III ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – 2014

Mesa-redonda:

A inserção de alunos de graduação no desenvolvimento de trabalhos institucionais nas escolas: desafios, vicissitudes e perspectivas

Palestra:

O PIBID, o fortalecimento da licenciatura e a relação entre universidade e escola pública

Apresentação de trabalhos:

A congruência e o código de barras

A mídia contemporânea na sala de aula do PIBID de Franca

A mídia contemporânea na sala de aula: o exemplo do PIBID – UNESP – Câmpus de Franca

Um estudo sobre televisão digital para dispositivos móveis no ensino de matemática

A importância da relação entre licenciando-bolsistas e professores supervisores do projeto PIBID/Capes/Matemática

As contribuições da atuação dos licenciandos/bolsistas do PIBID/Matemática em escolas de educação fundamental

O subprojeto de história do PIBID da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP – Campus de Franca

Projeto “Ler brincando”: propostas de atividades lúdico-literárias no PIBID / Letras Uni-FACEF

As concepções de tempo no ensino de história contemporânea: o exemplo do PIBID – UNESP – Câmpus de Franca

Avaliação diagnóstica como instrumento para detecção de diferenças individuais quanto aos conhecimentos prévios e potencialidades

Avaliação diagnóstica: introdução de projeto de leitura e escrita

O uso do material dourado nas atividades do PIBID nos sextos anos do ensino fundamental

Metodologias alternativas no ensino da História: experiências do PIBID no contexto de ensino-aprendizagem dos 7º e 8º anos na Escola Estadual “Júlio César d’Elia”

De como surgiu a coletânea de crônicas e propostas de produção de textos no grupo do PIBID/LetraS – Uni-FACEF

Literatura de cordel: um gênero que desperta a criação

O “Convite” de José Paulo Paes e as várias formas de brincar de poesia

O Processo de leitura e escrita: avaliação diagnóstica em nova etapa do PIBID

Visitação à 14a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

http://www.feiradolivroribeirao.com.br/

Atividades de 2011 até 2013

Área de Letras

Sequências didáticas:

Sequência didática sobre a poesia concretista e sobre o poema de José Paulo Paes, “Convite”

Esta sequência didática teve por objetivo de estimular a escrita de poesia através da atividade sobre o poema “Convite”, de José Paulo Paes; propor uma brincadeira com palavras, em que os alunos fazem poesia com os nomes dos amigos. Retomar conceitos de poesia. Estimular o cuidado, o capricho e a organização com o material, através da confecção de uma capa para a pasta, utilizando poesia concreta e mostrando aos alunos a relação significante/significado. Produzir a capa da pasta, fazendo uma poesia concreta que identifique o aluno, recortar revistas e colar na pasta.

Sequência Didática sobre o poema de Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo”

Essa sequência didática tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da atividade do poema “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles. Como forma de motivar as crianças, começarmos a atividade, explorando dados biográficos da poetisa e contextualizando a obra. Fizemos uma leitura jogralizada do poema com os meninos, discutimos a temática da escolha e propomos perguntas interpretativas. Abordamos a estrutura sintática do texto poético e explicamos as conjunções coordenativas e subordinativas presentes no poema. Em seguida, incentivamos os alunos a produzirem um texto que possuísse a mesma estrutura sintática proposta pela poetisa.

Sequência didática sobre o conto de Rubem Alves “O escorpião e a rã”

O objetivo desta sequência didática é resumir em etapas tudo o que trabalhamos em relação à fábula “O escorpião e a rã”, do autor Rubem Alves, começando pela biografia do mesmo; por ser diferente das fábulas tradicionais, ela nos remete a uma reflexão maior em relação à moral da história. Para a exploração da fábula, trabalhamos com: etapas da narrativa, reflexão, as diferenças entre as fábulas tradicionais e o texto de Rubem Alves, moral e o paratexto final, e por fim desenvolvemos uma atividade, tendo como base o RAP, suas características e etimologia, por ser um gênero que supostamente esteja presente no cotidiano desses alunos, e cause maior interesse na atividade.

Produções artístico-culturais

Dramatização do conto da Dama pé-de-cabra: Os alunos do 7º ano do ensino fundamental receberam um kit de materiais com um livro de histórias medievais intitulado Histórias Mal-Assombradas de Portugal e Espanha, de Adriano Messias. A partir de uma dessas histórias, o conto “A dama pé-de-cabra”, fizemos uma leitura dramatizada. Esta história originalmente compõe o conjunto de narrativas medievais do Livro de Linhagens e foi recontada, no século XIX, por Alexandre Herculano. Assim, fomos buscar na origem, nesses dois textos, a narrativa para adaptar e dramatizar, utilizando teatro de fantoches.

Processo de criação do RAP: Para realizarmos a produção musical, partimos da reflexão sobre a fabula ´´O escorpião e a rã“, exploramos o significado  que a  fábula nos transmitiu, e como a moral dessa fabula  é ampla. Relacionamos com o paratexto final da obra ´´A estupidez do poder é maior que o amor a vida“. Para dar voz às crianças sobre como entenderam ou sentiram as atitudes das personagens na história, propusemos que escrevessem um texto em forma de Rap. Para isso, abordamos a história do RAP, da etimologia até os dias atuais.

dr oz verdict on kelly clarkson weight loss gummies side effect solutions explored kelly clarkson diet 2024 weight loss secrets keto gummies review best keto gummies for effective weight loss 2023 keto diet unlocking weight loss secrets kelly clarkson acv and keto pill experience kelly clarkson weight loss scam features keto gummies with fake reviews here s how it works keto gummies for weight loss shark tank simpli acv keto keto gummies in 2024 side effects and ingredients keto gummies review kelly clarkson keto pills and gummies sweet path to weight loss success how did kelly clarkson lose weight so quickly weight loss diet 2024 kelly clarkson weight loss regimen unveiled by dr oz the magic of ozempic and keto gummies