Estudantes do 5º semestre de Engenharia Civil apresentarão propostas para casa sustentável

Acontecerá, no final do mês de junho, o evento “PROSPECÇÃO PARA UMA CASA SUSTENTÁVEL”, realizado pelos estudantes do 5º semestre de Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Maurício Valentini, da disciplina de Arquitetura, com o apoio do coordenador do curso, Prof. Dr. João Baptista Comparini.

A preocupação em conjugar sustentabilidade com os conceitos da engenharia e da arquitetura visa integrar diferentes abordagens, sempre levando em conta a sociedade, os aspectos econômicos e o meio ambiente, para produzir bens duradouros, seguros, viáveis economicamente e em conformidade com uma visão atual e urgente: a necessidade de transformação do estilo de vida das pessoas, para um mundo onde haja menos postura predadora e mais consciência holística. Essas são ideias do ambientalista britânico James Lovelock, no século XX, a partir das ideias difundidas pelo ambientalista norte-americano Aldo Leopold, no século XVIII. A sustentabilidade, nas palavras do Senge-MG, leva empresas e profissionais a “assumirem seus verdadeiros papéis na complexa cadeia de influências que qualquer empreendimento humano ocasiona. Tudo o que realizamos, agora ou depois, trará consequências para a natureza. Pensar e agir com sustentabilidade passa a ser uma questão de estratégia global, sobrevivência empresarial e política social. O crescimento, sob esse viés, dá lugar ao desenvolvimento sustentável, que deverá dar às futuras gerações o mesmo que temos, ou uma herança melhor em termos sociais e ambientais”.

Casa Sustentável: “Uma edificação eficiente do ponto de vista energético, saudável, confortável, de uso flexível e projetada para ter uma longa vida útil” (Foster; Partners, 1999).

 

“PROSPECÇÃO PARA UMA CASA SUSTENTÁVEL”

27 de junho de 2017, às 19h00

Anfiteatro Uni-FACEF – Unidade II