Estudantes do 1º ano de Medicina, do Uni-FACEF, participaram de encontro com diretora da DRS VIII

Na quarta, 30, um grupo de estudantes do 1º ano de Medicina, do Uni-FACEF, participou de encontro, na DRS VIII – Departamento Regional de Saúde Franca. O DRS VIII compreende 22 municípios, com uma população total de cerca de 650 mil habitantes.

Os estudantes, acompanhados pelas professores do IESC Uni-FACEF – Interação em Saúde na Comunidade, foram recebidos pela diretora do DRS VIII, Sra. Adriana Ruzene e sua equipe. A diretora daquele departamento abordou o contexto das redes de atenção à saúde em nível estadual. Esse encontro possibilitou aos primeiranistas de Medicina conhecerem o papel do Estado no contexto das políticas de saúde, e reconhecerem a articulação destas com os demais setores da sociedade.

Os estudantes tiveram, ainda, a oportunidade de discutir sobre a regionalização da assistência e sobre a conformação da Rede Regional de Atenção à Saúde 13, que é composta pelos Departamentos Regionais de Saúde Franca, Araraquara, Barretos e Ribeirão Preto. A programação possibilitou, aos estudantes, conhecerem a abrangência e o organograma do DRS VIII, bem como algumas ferramentas de gestão a nível estadual. E foi uma oportunidade para sensibilizar esse estudante de Medicina sobre a importância do seu papel no contexto do trabalho em saúde.

Esse evento foi uma oportuna e fundamental experiência para a formação de médicos crítico-reflexivos, cada vez mais comprometidos e responsáveis pelo nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

O Uni-FACEF agradece à Sra. Adriana Ruzene e sua equipe, pela acolhida aos estudantes e professores do IESC-Medicina Uni-FACEF.

Veja, abaixo, algumas fotos do encontro.