Estudantes de Publicidade e Propaganda no musical Os Miseráveis

No início do mês, um grupo de estudantes de Publicidade e Propaganda esteve em São Paulo, acompanhados pela Prof. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, Pró-Reitora de Graduação do Uni-FACEF, para assistir ao musical Os Miseráveis.

A peça, em cartaz no Teatro Renault, é inspirada no romance homônimo (Les Misérables), escrito no século XIX, pelo francês Victor Hugo (1802-1885). A trama conta a história de Jean Valjean, que sofre perseguição de Javert, um inspetor de polícia, após quebrar sua liberdade condicional. O musical tem muitos hits e um dos mais conhecidos é “I Dreamed a Dream“, uma canção interpretada pela personagem Fantine, e composta, originalmente, por Alain Boublil e Claude-Michel Schönberg. A montagem brasileira conta com os atores Daniel Diges (Jean Valjean), Nando Pradho (Javert), Kacau Gomes (Fantine), Clara Verdier (Cosette) e Filipe Bragança (Marius), entre outros.

Os estudantes de Publicidade e Propaganda, aproveitaram a oportunidade e, sob a coordenação da Professora Sheila Oliveira, puderam observar e analisar as diferentes linguagens utilizadas, como a própria narrativa, a comunicação visual, desde o ingresso até arranjo físico no Teatro (figurino, canções, cenografia, sonoplastia, linguagem corporal, diálogos, organização de eventos etc). Ao estudar essas diferentes linguagens, os estudantes puderam apreender diversos aspectos que ligam a arte ao mundo e, ao mesmo tempo, constrói múltiplos sentidos.

O Uni-FACEF entende que o acesso ao teatro permite o acesso a bens simbólicos de uma cultura, enriquecendo, assim, a relação do sujeito-espectador com o mundo, possibilitando a própria construção do conhecimento. O dramaturgo e encenador alemão Bertolt Brecht já dizia que “o acesso aos bens simbólicos implica um processo de educação, focada na apreciação e na leitura do espetáculo de teatro, pelo espectador”.

Veja, abaixo, algumas fotos da viagem técnica.