Reitor do Uni-FACEF encerra missão de duas semanas visitando universidades australianas

Desligado

Com ABRUEM

 

Na quarta-feira da última semana (25), o Reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, junto da comitiva da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), visitou o campus da Charles Sturt University (CSU), que é a oitava maior instituição de ensino superior (IES) da Austrália e uma das mais fortes do país na oferta de Educação a Distância (EaD), tendo sido a primeira a implantar a modalidade. A Universidade, criada em 1989, tem mais de cem colaborações firmadas com IESs de 25 países.

Já no dia seguinte, quinta-feira (26), a comitiva da Abruem dirigiu-se à cidade Melbourne. Lá, pela manhã, foi realizada uma reunião com representantes do governo do estado de Victoria os quais, durante a audiência, demonstraram o interesse das nove instituições de ensino superior e pesquisa do estado de Victoria em estabelecer parcerias com universidades da América Latina. Ressaltaram que, em 2016, o estado atraiu 175.000 estudantes de mais de 160 países para intercâmbios acadêmicos na graduação e na pós-graduação. Só da América Latina são 12 mil, um crescimento de 500% em dez anos, já que em 2006 eram dois mil.

Para exemplificar os esforços voltados, em específico para o Brasil, nos últimos anos, citaram o convênio com o estado do Paraná, via Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apontando, inclusive, o número de pesquisadores envolvidos no acordo e as áreas de pesquisa contempladas.

O estado de Victoria, segundo um dos representantes do governo, definiu metas para o setor educacional. A principal delas, contou, “é a de transformar o estado de Victoria numa referência internacional em qualidade de educação superior, com o objetivo de tornar-se o principal destino educacional de estudantes internacionais na Austrália”. Explicou, ainda, qual é e como funciona a estratégia de marketing que adotaram para atração de estudantes e, também, quais foram os investimentos em infraestrutura necessários. Entre os atrativos centrais oferecidos aos estudantes estão a receptividade e as oportunidades de formação e de trabalho.

Após a reunião, a comitiva visitou a RMIT University – uma das mais antigas universidades da Austrália, fundada em 1885. Hoje, a instituição tem mais de 80 mil estudantes, sendo que 40% são de outros países. São mais de dois mil PhD students. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Ralph Home, a RMIT University é a número um da Austrália e a 17ª do mundo em Artes e Design e a 26ª em Arquitetura. Um dos pontos fortes da instituição nessas áreas é o Cities Programme – Global Compact, coordenado por Michael Nolan, que contou que o programa é desenvolvido no Brasil há treze anos, tendo sido iniciado na cidade de Porto Alegre (RS). Nolan também mencionou o convênio com as universidades estaduais do Paraná, destacando o compromisso da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), na Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda na quinta-feira (26), foi realizada uma segunda visita técnica, dessa vez à La Troube University, que tem como áreas prioritárias de pesquisa as vinculadas à saúde – como atendimento de doenças, esportes, segurança alimentar e saúde pública. São 30 centros de pesquisa, aos quais estão vinculados mais de 1.600 alunos de doutorado. A La Troube University tem interesse em receber pós-doutorandos e em estabelecer parcerias em pesquisa.

A Instituição, de acordo com o professor Chris Pakes, diretor de Pós-Graduação, tem oito mil estudantes internacionais, oriundos de 110 países. No total, são mais de 34 mil alunos. Em termos de pesquisa, estão sempre entre as top 400 nos rankings internacionais. Em 2015, foram investidos mais de 70 milhões de dólares em pesquisa.

No último dia da missão internacional da Abruem em solo australiano (27), foram realizadas mais duas visitas técnicas a universidades do estado de Victoria. Pela manhã, os integrantes da comitiva estiveram na Deakin University, na cidade de Geelong, onde visitaram laboratórios de ponta nas áreas de Engenharia de Materiais, Nanotecnologia, Baterias, e Novos Materiais. Este último, o Instituto de Pesquisa em “Materiais de Fronteira”, conta com mais de 300 pesquisadores. A Deakin University foi criada em 1970 e é pioneira em EaD, autodefinindo-se como “jovem e ambiciosa”. É a sétima maior Universidade da Austrália, com 57 mil estudantes, sendo que 22% deles são estrangeiros, provenientes de 121 países, principalmente da China e da Índia. Na pós-graduação são 1.600 estudantes, dos quais, aproximadamente, 550 são estrangeiros, de mais de 65 nacionalidades. Na Deakin University, 90% das pesquisas desenvolvidas têm qualidade superior ao nível mundial e esse resultado, em parte, tem ligação com a forte interação que a instituição tem com a indústria, que investe no desenvolvimento de pesquisas e de inovação, sendo responsável por 60% do total de recursos (os outros 40% são oriundo de órgãos do governo). Para exemplificar essa aproximação, apresentaram pesquisas sobre as mudanças climáticas e suas implicações na produção de alimentos. Nos últimos anos, a Deakin University tem ocupado a primeira colocação em satisfação dos estudantes, numa avaliação que engloba as instituições australianas. Outro dado destacado durante a visita é que ela é a terceira melhor universidade da Austrália em empregabilidade.

Já na tarde de sexta-feira (27), o Reitor do Uni-FACEF e a comitiva da Abruem visitaram a Victoria University, fundada em 1916. A Instituição trabalha com pesquisas aplicadas em três áreas prioritárias: Esporte e Saúde; Indústria Sustentável e Cidades; e Educação.

 

 

Integrantes da missão da Abruem posam em frente a La Trobe University, uma das instituições visitadas no dia 26

 

Aldo Bona, presidente da Abruem, discorre sobre a Associação em visita à Victoria University