Reitor do Uni-FACEF participa do 61º Fórum Nacional de Reitores, em Roraima

Com ABRUEM

O Reitor do Uni-FACEF, Prof. Dr. José Alfredo de Pádua Guerra, está em Boa Vista, capital de Roraima, participando do 61º FÓRUM NACIONAL DE REITORES, da ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O evento, que começou na quarta-feira, 22, vai até sábado, 25, tem a Universidade Estadual de Roraima (UERR) como instituição anfitriã.

O tema central da edição desse ano é “O empreendedorismo na gestão universitária: desafios, soluções e inovação na contemporaneidade”. Uma temática que, segundo o Reitor da UERR, professor Regys Odlare Lima de Freitas, foi pensada tendo em vista os desafios impostos aos gestores das instituições de ensino superior brasileiras na atualidade. “O tema veio como uma maneira de tentar contribuir com as universidades e com seus gestores. Tendo em vista não apenas à mentalidade empreendedora, mas, sobretudo, como e onde buscar alternativas de financiamento na atual conjuntura em que os fomentos do governo federal ou dos governos estaduais para as universidades estaduais e municipais estão muito escassos”, afirmou o reitor.

Assim como nas edições anteriores, o FÓRUM NACIONAL DE REITORES, terá como destaque a explanação das Câmaras Técnicas (CTs) sobre o trabalho realizado ao longo do último ano. Em 2017, são sete CTs: Graduação; Pós-Graduação; EaD/UAB; Internacionalização e Mobilidade; Saúde e Hospitais de Ensino; Extensão; e a recém-criada Gestão, Governança e Legislação. Além da apresentação das Câmaras, o 61º FÓRUM organizou duas palestras – uma marcando o início e outra o fim dos trabalhos. A conferência de abertura teve como tema “O desafio da gestão empreendedora nas Universidades Públicas” e foi ministrada por Claudio Forner, que abordou as possibilidades de parcerias entre as universidades públicas e a iniciativa privada, para que fomentar mais os projetos de ensino, pesquisa e extensão”.

Para o encerramento do FÓRUM desse ano, está prevista a participação da coordenadora-geral do RUF (Ranking Universitário Folha), Sabine Righetti. A palestra – intitulada “Avaliação do Ensino Superior no país: a proposta do RUF – Ranking Universitário Folha” – deve contribuir, principalmente, no sentido demonstrar como a temática do empreendedorismo pode ajudar a elevar os níveis de ranqueamento das universidades públicas no Brasil.