Início das aulas da primeira turma de Enfermagem do Uni-FACEF

O Uni-FACEF deu início à primeira turma do curso de Enfermagem, que conta com docentes mestres e doutores, aulas 100% presenciais e metodologia de aprendizagem ativa. O propósito da instituição é de formar profissionais autônomos, que assegurem a integralidade do cuidado, a segurança e a humanização do atendimento prestado, tendo, como suporte da formação acadêmica, a pesquisa científica articulada ao ensino e à extensão, sendo esse um dos diferenciais da instituição.

Nesse sentido, o curso de Enfermagem tende a proporcionar uma formação centrada no estudante, colocando-o no cenário de práticas, tornando-o capaz de conjugar a teoria à prática vivenciada, com ênfase no Sistema Único de Saúde.

“Junto ao corpo docente, esses estudantes continuarão construindo a história de excelência do Centro Universitário Municipal de Franca – Uni-FACEF. É com muito orgulho que estamos iniciando a primeira turma do curso de Enfermagem, com o objetivo de contribuir para a assistência e gestão do município de Franca. Esses futuros enfermeiros serão cada vez mais críticos e reflexivos sobre a qualidade e o cuidado prestado às pessoas, visando sempre a segurança do paciente” – destacou a Profa Dra. Lívia Maria Lopes, chefe do Departamento de Enfermagem, do Uni-FACEF.

A Enfermagem, que hoje conta com 2 milhões de profissionais atuando no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), tem como patrona Anna Néry (1814 – 1880), que nasceu em Vila da Cachoeira do Paraguaçu (BA), e entre outros feitos prestou serviços voluntários, como enfermeira, nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai. O sanitarista Carlos Chagas deu o nome de Anna Néry à primeira escola oficial brasileira de Enfermagem, em 1926.