Estudantes do Uni-FACEF lançam APP para usuários da rede de saúde

Com GCN

 

O departamento de computação do Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca), em parceria com o departamento de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura, lança no próximo dia 23 o aplicativo APP Cidadão.

Projetado, segundo os responsáveis, com o objetivo de transformar a cidade com um sistema mais inteligente, o aplicativo, que será disponibilizado gratuitamente na Play Store, permitirá que os usuários da rede municipal de saúde de Franca acompanhem o agendamento de consultas médicas da atenção básica, especialidades e urgência/emergência, além de todo o histórico dos pacientes.

Feito pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação do Uni-FACEF, Edi da Silva (que se formou no ano passado), Evelyn Gomes, Dieniffer da Silva e Rafael dos Reis, que estão no 4º ano, o APP Cidadão foi idealizado durante uma maratona de computação, o II HACKATHON Uni-FACEF, que aconteceu em outubro de 2017.

“Os estudantes participaram da maratona em 2017 e, durante 24 horas, trabalharam em vários aplicativos. O aplicativo vencedor da competição foi trabalhado também posteriormente, chegando, assim, ao que temos hoje. Iniciamos o serviço com a saúde, em busca de oferecer ao usuário uma forma de ajudar no agendamento das consultas, pois eles serão avisados, com antecedência, sobre as datas”, disse o Prof. Dr. Daniel Pires, do Uni-FACEF, responsável por acompanhar a criação do APP.

Para utilizar o aplicativo, segundo o professor Pires, bastará ao usuário baixá-lo na Play Store. Depois, para se cadastrar, será necessário informar nome completo, data de nascimento, telefone e CPF, além de criar um usuário e senha. “Para oferecer mais segurança para o usuário será necessário, após o cadastro, comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para validar a inscrição”, explicou o professor.

Além de acompanhar as consultas, os usuários da rede municipal de saúde poderão avaliar o atendimento através do aplicativo.

O Uni-FACEF parabeniza coordenador, docentes e estudantes do departamento de computação. Ações como essa possibilitam, à comunidade acadêmica do Uni-FACEF dar uma devolutiva à sociedade, na forma de ações que promovem o desenvolvimento humano e social.

 

Da esq. p/ a dir.: Dieniffer da Silva, Rafael dos Reis, Evelyn Gomes e Edi da Silva são responsáveis pela criação do APP. Foto: William Borges/Comércio da Franca.